Governo diz que benefício concedido a cervejaria ocorreu na gestão de Wilson Martins

"No governo Wellington Dias houve alteração no decreto", diz trecho de nota

Por Redação do Portal AZ,

O Governo do Piauí divulgou nota esclarecendo que a concessão fiscal concedida ao Grupo Petrópolis foi realizada ainda no governo Wilson Martins (PSB-PI) entre 2010 e 2014.

Na nota enviada, o Governo do Estado ainda ressaltou que a portaria sobre a concessão chegou a ser “alterada no governo Zé Filho [que sucedeu Wilson Martins], onde foi concedido outro beneficio fiscal para a cervejaria”.

Governador do Piauí, Wellington Dias (Foto: Lucas Sousa;Portal AZ)

O Antagonista divulgou, nesta terça-feira (06), que Dias ficou apreensivo por causa da Operação Rock City, 62ª fase da Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal, que tem como alvo o Grupo Petrópolis, fabricante da cerveja Itaipava. 

O site destacou que no primeiro mês de seu terceiro mandato como chefe do Executivo local, em 2015, Wellington — considerado por Lula um “gênio político” — concedeu isenção fiscal ao Petrópolis 15 anos. A assessoria do Palácio de Karnak diz que “no governo Wellington Dias houve alteração no decreto que, posteriormente, foi revogado para que o Governo avaliasse o impacto da concessão do benefício, e que, por decisão judicial, foi restabelecido”.

De acordo com a matéria do site O Antagonista, o benefício tratava-se da isenção de 90% do ICMS (clique aqui para ver a íntegra do decreto).

O grupo de Walter Faria, empresário que se entregou ontem à PF para cumprir mandado de prisão preventiva, tinha sido um dos principais doadores da campanha do petista ao governo do Piauí: 1,9 milhão de reais. Na época, o Grupo Petrópolis já era investigado por denúncias de favorecimento em empréstimos junto ao Banco do Nordeste.

Em setembro do ano passado, às vésperas da reeleição, em primeiro turno, do governador do Piauí, Walter Faria esteve em Teresina para uma reunião com ele. A conversa foi intermediada por Ciro Nogueira, presidente do Progressistas e senador piauiense, que também foi reeleito.

Confira a nota do Governo do Estado:

O Governo do Estado informa que o benefício fiscal à Cervejaria Itaipava foi concedido ainda no governo Wilson Martins. A portaria chegou a ser alterada no governo Zé Filho, onde foi concedido outro beneficio fiscal para a cervejaria. No governo Wellington Dias houve alteração no decreto que, posteriormente, foi revogado para que o Governo avaliasse o impacto da concessão do benefício. Por decisão judicial, o benefício foi restabelecido. Hoje, em virtude da Lei complementar 160/17, todo o histórico de benefícios foi legalmente convalidado.

Matéria relacionada:

Lava Jato ronda Wellington Dias por relação com Grupo Petrópolis, diz site nacional

Comente

Pequisar