Júlio César diz que todos os deputados usam aviões porque a Câmara permite

O parlamentar explicou que antes de usar os aviões fretados com recursos públicos, fez consulta à mesa diretora da Câmara

Citado em matéria veiculada no Bom Dia Brasil, da TV Globo, nesta segunda-feira (19/06), como tendo usado avião pago pela Câmara Federal para apoiar correligionários políticos no interior do Piauí nas eleições passadas (ano de 2016), o deputado Júlio César de Carvalho Lima (PSD-PI) disse, em entrevista ao Portal AZ, que não foi só ele do Piauí quem fez uso de aeronaves pagas pelos cofres públicos. “Todo mundo aí do Piauí usou”, disse.

O parlamentar explicou que antes de usar os aviões fretados com recursos públicos, fez consulta à mesa diretora da Câmara e ao pessoal da área técnica, recebendo a informação que só não poderiam usar os deputados que fossem candidatos. “E eu não era candidato, por isso usei”, afirmou à reportagem do AZ.

O artigo 15 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados diz textualmente que “não serão permitidos gastos de caráter eleitoral”.

Desde o início da legislatura (fevereiro do ano de 2015) até maio deste ano (2017), a Câmara dos Deputados repassou aos 513 deputados federais montante de R$ 476.203.294,52 (quatrocentos e setenta e seis milhões, duzentos e três mil, duzentos e noventa e quatro reais e cinquenta e dois centavos) somente de verbas indenizatórias.

Essas verbas deverão ser gastas quando o deputado estiver em atividade parlamentar. O deputado apresenta notas dos gastos na prestação de contas da verba.

Um grupo de cidadãos de vários Estados fiscaliza esses gastos através da ONG Grupo de Operação Política Supervisionada. Lúcio Big, um dos fiscais, disse que os membros passam boa parte do tempo observando os sites de transparências.

No caso da Câmara dos Deputados, foi feito um cruzamento dos perfis nas redes sociais dos parlamentares, como a agenda deles, por exemplo, e das notas de prestação de contas apresentadas para o recebimento dos valores gastos com aeronaves.

No cruzamento de dados, o deputado Júlio César aparece como tendo feito vários deslocamentos no pleito passado com aeronaves pagas pela Câmara. Tendo subido em palanques para pedir votos para aliados, na época, candidatos a prefeitos.

Na entrevista à TV Globo, quando questionado se tinha usado a verba idenizatória para pagar aluguéis de aviões para fazer campanha política, o deputado Júlio César não negou nem confirmou a acusação, disse apenas: "Você que está dizendo, meu caro repórter".

Quem é Júlio César

Nascido em 25 de agosto de 1948, no município de Guadalupe (a 345 quilômetros de Teresina), Júlio César de Carvalho Lima é um advogado, professor, funcionário público, agropecuarista e político, exercendo o quinto mandato de deputado federal. 

É um dos principais nomes da bancada ruralista. Entre os prefeitos piauienses, Júlio César é visto como um homem que luta, em Brasília, em defesa dos municípios. Seu gabinete é aberto à todos.

Veja abaixo o vídeo da reportagem.

Créditos do vídeo: TV Globo / Bom dia Brasil.