RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Vírus para iPhone é usado contra manifestantes em Hong Kong

02/10/2014 • 08:30
A empresa de segurança Lacoon divulgou nesta terça-feira (30) que encontrou um software espião para iOS, sistema da Apple para iPhones e iPads, sendo usado contra manifestantes em Hong Kong. Chamado de "Xsser", o programa fornece acesso remoto às informações armazenadas no aparelho para os criadores do software.

O Xsser é capaz de expor informações como torpedos SMS, mensagens instantâneas, e-mail, localização, nomes de usuário e senhas, fotos, registros de chamadas e informações de contato, incluindo o número do telefone. "É o primeiro cavalo de troia ligado a atividades cibernéticas do governo chinês", disse a empresa.

Protestos em Hong Kong demonstram a insatisfação da população com a decisão do governo chinês de indicar os candidatos da próxima eleição no território e buscam eleições livres para 2017. O território, que era uma colônia britânica, reteve parte da sua autonomia quando foi devolvido para a China em 1997.

A Lacoon disse que não sabe ainda como o programa chega aos aparelhos, mas que o telefone precisa ter sido desbloqueado com jailbreak para que a instalação seja possível. O código tem relação com outro programa para Android, com funcionalidade semelhante, que é distribuído desde meados de setembro. A Lacoon encontrou a versão para iOS enquanto investigava o código para Android.

O software para Android foi distribuído como um aplicativo do Code4HK, um grupo de programadores que busca aumentar a transparência do governo local. Foi o próprio grupo que alertou manifestantes sobre o aplicativo falso. Um membro do grupo, Vincent Lau Chun-yin, disse à imprensa local que o programa parecia ser "genérico".

De acordo com a Lacoon, os dois softwares espiões, para Android e iOS, recebem ordens e enviam dados para o mesmo servidor de controle.

G1
  • Comentários

  • Facebook

COMENTE

Seja o primeiro a comentar

Últimas Notícias
próximo anterior veja mais notícias
COMPARTILHE COM AMIGOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Os comentários feitos por leitores são de inteira responsabilidade de seus autores.
O Portal AZ não responde pelo conteúdo postado nesse espaço.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014