Homepage

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

Cientistas criam fígado a partir de células-tronco

08/06/2012 • 23:15
Procedimento renova esperança de que no futuro será possível desenvolver órgãos artificiais e transplantá-los em pacientes.

Cientistas japoneses criaram um fígado humano a partir de células-tronco

Cientistas japoneses anunciaram nesta sexta-feira que conseguiram criar um fígado humano a partir de células-tronco.

O sucesso do procedimento renova a esperança de que no futuro seja possível desenvolver órgãos artificiais e transplantá-los em pacientes.

Uma equipe de cientistas dirigida pelo professor Hideki Taniguchi, da Universidade de Yokohama, transplantou células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) no corpo de um rato. Ali, elas cresceram até se converterem em um pequeno, mas funcional, fígado humano.

Células-tronco são frequentemente retiradas de embriões, que são então descartados, prática que enfrente objeções na comunidade acadêmica e na sociedade. Já as células iPS podem ser extraídas de indivíduos adultos.

O resultado alcançado da pesquisa foi divulgado no jornal japonês Yomiuri Shimbun e será apresentado em uma conferência acadêmica que acontecerá no Japão na próxima semana.

Experimento — A equipe do professor Taniguchi transplantou as células iPS na cabeça de um rato para aproveitar o alto fluxo de sangue do cérebro.

Depois disso, segundo relatam os cientistas, as células iPS se transformaram em um fígado humano de cinco milímetros, capaz de produzir proteínas humanas e de decompor medicamentos.

O jornal Yomiuri Shimbun divulgou que a descoberta da equipe de Taniguchi é uma "ponte importante entre a pesquisa básica e a aplicação clínica, mas encara vários desafios antes de ser colocada em prática".

Taniguchi não quis se pronunciar sobre o assunto antes da apresentação do trabalho no evento científico, que acontecerá na próxima semana.

As células iPS foram descobertas em 2006 por duas equipes distintas, uma dos Estados Unidos e outra do Japão.

(Com Agência France-Presse)