Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Final de semana de estreia no Núcleo do Dirceu

sábado, 28 de agosto de 2010 • 13:32
O projeto de circulação “Núcleo do Dirceu Mostra e Disseca” se apresenta em Teresina no próximo final de semana depois de viajar por cidades do Norte, Nordeste e interior do Piauí. Contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna de Dança, da Funarte / Ministério da Cultura / Governo Federal, o Mostra e Disseca encerra sua edição 2010 com dois trabalhos até agora inéditos no Piauí: os solos Mefisto Brasileiro e Jogo de Dentro.
Mefisto, criado por Fábio Crazy da Silva, e Jogo de Dentro, criado por Wilena Weronez, já foram apresentados em estados do Sudeste e Norte do país, mas até então nunca tinham sido vistos em Teresina. Nesta semana os trabalhos estão Galpão do Núcleo, dentro do projeto Mostra e Disseca, numa programação que vai até domingo.

O Núcleo foi implantado por Marcelo Evelin em 2006, no bairro Dirceu em Teresina, e desde então vem desenvolvendo pesquisas e criações em diferentes linguagens performáticas. Em 2008 o Núcleo foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como modelo em Política Pública em Dança e é uma das referências nacionais em pesquisa e produção das artes cênicas contemporâneas, realizando constantes intercâmbios no Brasil e internacionalmente. A plataforma de criação adotada pelos artistas opera dentro de um sistema colaborativo, entendendo arte como geração de conhecimento e possibilidade de expansão social.

Em todo o projeto Mostra e Disseca, até agora foram mais de 20 apresentações de trabalhos do coletivo de artistas Núcleo do Dirceu. Está programada a participação de um teórico em arte contemporânea para discutir com a comunidade os espetáculos do projeto: domingo, no último dia de espetáculos, o jornalista e mestre em dança Joubert Arrais, fará a mediação das obras com o público presente. As apresentações são gratuitas, sempre às 20:00h, no Galpão do Núcleo.

+ Sobre as obras:

MEFISTO BRASILEIRO

Fábio Crazy da Silva
Mefisto Brasileiro é o nome da dimensão onde uma mesma entidade se divide em duas crenças diferentes. É o homem dual, rasgado e despido de sua identidade, mas ainda calçado sobre um ícone de sua contemporaneidade subvertida para ter acesso aos passos sobre o lixo do consumismo desenfreado de sua alma (que ele não sabe se tem ou não). Mefisto brasileiro é o confronto do homem com o próprio homem, apropriando-se da cultura globalizada para dar ênfase aos restos de sua alma terceiro-mundista. É o homem magrelo, que traz em si as medidas de qualquer ubermodel fashion, mas não veste Dolce Gabanna porque seu invejado biótipo vem de um estômago vazio. É a impossibilidade da transcendência comum, então, ele vende sua alma a si próprio. É o murro, o soco, o chute, o roubo, o estupro, a tortura, a intolerância dele com ele mesmo. É Goethe pervertido e subvertido. Mefisto brasileiro é a discrepância do que não se sabe, por isso “se faz”.

JOGO DE DENTRO
Wilena Weronez
Um saco de pancadas para dançar e um corpo agressor e ao mesmo tempo frágil, se colocando em uma roda de energia que consegue minimizar um dos mais básicos instintos humanos: a capacidade de se defender. Nesse lugar, a força se confunde e integra ao cansaço e o tempo se repete com as insistentes tentativas de se fazer e estar. Jogo de Dentro é o primeiro trabalho solo criado pela intérprete Wilena Weronez. A obra foi concebida no ano passado, dentro da última edição do projeto coLABoratório, um programa de residências artísticas desenvolvido pelo coletivo do Núcleo do Dirceu em parceria com a Associação Panorama de Dança. O solo foi apresentado pela primeira vez em novembro de 2009 no Festival Panorama da Dança, no Rio de Janeiro, como resultado final de seis meses de residência artística com vários colaboradores do Brasil e exterior.
  • Comentários

  • Facebook

COMENTE

Seja o primeiro a comentar

Últimas Notícias
próximo anterior veja mais notícias
COMPARTILHE COM AMIGOS
ENVIE SEU COMENTÃRIO

Os comentários feitos por leitores são de inteira responsabilidade de seus autores.
O Portal AZ não responde pelo conteúdo postado nesse espaço.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2010