RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563
Busca

Juiz pede audiência para decidir sobre recursos do Parque Serra da Capivara

05/05/2016 • 07:45
Da redação do Portal AZ*

O juiz federal titular da Vara Única de São Raimundo Nonato, Pablo Enrique Carneiro Baldivieso, determinou a realização de audiência pública para decidir sobre a destinação de verbas bloqueadas para manutenção da Serra da Capivara. A Justiça Federal também determinou ao ICM-Bio que apresente o cumprimento da decisão referente ao plano de manejo do parque, sob pena de adoção de sanções previstas em Lei.



A OAB-PI propôs Ação Civil Pública contra os órgãos intimados objetivando a concessão de liminar para “assegurar bloqueio de recursos financeiros na ordem de R$4.493.145,00 da Câmera de Compensação Ambiental e sua liberação para a FUNDHAM, a fim de que esta proceda à manutenção e preservação do Parque Nacional Serra da Capivara”.

Os réus foram devidamente intimados a cumprir a determinação proferida anteriormente na sentença de fevereiro. Entretanto, por conta do não cumprimento da decisão, foi determinado o bloqueio de recursos da União, IBAMA e do IPHAN. A audiência marcada visa apurar mais detalhes sobre como ocorrerá o repasse dos recursos bloqueados.

Para a audiência, que ocorrerá no dia 31 de maio, estão intimadas as representações judiciais da União, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério Público Federal (MPF) e do Instituto Chico Mendes de conservação da Biodiversidade (ICM-Bio), bem como quaisquer pessoas ou entes interessados.


*Com informações da Justiça Federal

Mais de 150 animais já foram castrados atarvés de parceria FMS e UFPI

04/05/2016 • 16:12
Da redação do Portal AZ

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou mais de 150 castrações gratuitas em cães e gatos pertencentes a famílias de baixa renda de Teresina nos meses de março e abril. O Centro de Zoonoses de Teresina (GEZOON), localizado na Rua Minas Gerais, Nº 909 – Bairro Matadouro, zona Norte, realiza o cadastro para castração, no turno da manhã, de 8h às 12h, e as cirurgias acontecem no Hospital Veterinário Universitário aos sábados e domingos.

 
“No mês de março agendamos 80 cirurgias, mas 74 foram efetivadas, pois seis animais não foram levados pelos donos para realização do procedimento no Hospital Veterinário da UFPI. Já em abril foram realizadas 81 castrações. Temos ainda no nosso banco de cadastro mais de 400 animais que realizarão a castração”, explica Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital, enfatizando que os cadastros ainda estão acontecendo de acordo com a demanda.
 
“A meta para o primeiro ano do convênio firmado entre Prefeitura e UFPI é realizar 80 castrações de animais machos e fêmeas por mês, sendo 20 por final de semana”, completa Oriana Bezerra.
 
O dono do animal que desejar realizar o procedimento de cadastro para a castração precisa se dirigir até a Gerência de Zoonoses portando RG, CPF, comprovante de residência e algum comprovante de situação de vulnerabilidade.
 
Oriana lembra que a pessoa não precisa trazer o animal até a Gerência de Zoonoses para fazer o cadastro, apenas seus documentos.  “O animal só deverá ser levado para  a realização do procedimento cirúrgico, que acontece na UFPI”,  orienta Oriana Bezerra.

Termina hoje o prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor

04/05/2016 • 08:34
Da redação do Portal AZ

Termina nesta quarta-feira (04) o prazo para o eleitor tirar o seu título requerer a transferência de domicílio eleitoral, bem como solicitar mudança do local de votação.

http://www.brazilianvoice.com/wp-content/uploads/2016/04/Foto18-Titulo-Eleitoral.jpg

O eleitor que teve seu título eleitoral cancelado na última etapa do recadastramento biométrico, que ocorreu em 86 municípios piauienses, também poderá regularizar a sua situação junto à Justiça Eleitoral, restabelecendo o seu título eleitoral.

Nesse caso, basta comparecer ao Cartório Eleitoral munido dos seguintes documentos: Título de eleitor (original), comprovante de endereço (original e cópia) e documento oficial de identificação (original e cópia) e solicitar a regularização do seu título eleitoral.

Horário de Atendimento

Até hoje, os Cartórios Eleitorais de Teresina e do interior do Estado funcionam das 7h às 19h.  Para fazer a inscrição eleitoral o futuro eleitor deverá levar os seguintes documentos:

- Documento oficial de identificação (RG, Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, identidades profissionais, certidões de nascimento e casamento, etc.;

- Comprovante de residência emitido há menos de três meses (contas de luz, água ou telefone, nota fiscal ou envelopes de correspondência, etc);

- Comprovante de quitação com o serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos) para o primeiro título.

Teresina Digital vai capacitar 360 jovens na área de TIC

02/05/2016 • 15:30
Da redação do Portal AZ

Foi lançado nesta segunda-feira (2) o projeto Teresina Digital, que vem com a proposta de oferecer qualificação técnica para mais de 360 jovens em oito cursos na área, sendo quatro direcionados para a criação de jogos e os demais para o desenvolvimento de aplicativos. O projeto é resultado de uma parceria entre a prefeitura de Teresina e o Instituto de Jovens Empreendedores Digitais de Teresina (Interaje).

Além desses dois cursos na linha de jogos digitais que Rascius está participando, o projeto Teresina Digital oferece também os cursos de Arte para Jogos Digitais e Produção de Áudio para Jogos Digitais. Já na linha de criação de aplicativos, os cursos são os seguintes: Programador Mobile, Design Web, Programador Ruby On Rails e HTML (Front-end).
 
Teresina deve se tornar pólo de criação de games
 
Segundo o presidente do Interaje, Joselé Martins, o projeto deve contribuir para que Teresina se transforme um pólo de criação de games.  “Com o projeto, se conseguirmos desenvolver 8 jogos, Teresina se tornará o maior pólo de desenvolvimento de jogos do Piauí. Mas temos o objetivo de ultrapassar essa meta até o final do ano e fazer com que Teresina se torne o maior pólo de criação de jogos digitais do Nordeste. Temos potencial para isso. O nível do pessoal que participa é altíssimo”, revela ele, acrescentando que os resultados do projeto serão levados para eventos específicos do setor, a exemplo da Virada Geek, responsável por mostrar o volume de conhecimento na área.
 
Além disso, a proposta é que esses produtos digitais atendam as necessidades atuais do mercado de local e nacional e ajudem a difundir a cultura digital como opção geradora de trabalho e renda para jovens de Teresina.
 
Projeto conta com três etapas

O Teresina Digital é resultado da ampliação do projeto Coworking TI Solidário, que em 2015 foi responsável por qualificar, aproximadamente, 120 jovens em três cursos na área de TIC.

Agora, com essa maior abrangência de cursos, cerca de 120 jovens devem ser contemplados em cada uma das três etapas, sendo 15 alunos divididos nos oito cursos, o que resulta na capacitação de 360 jovens. As aulas têm duração de três meses e acontecem de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, em espaços montados na Semest e Semdec, ambas na Avenida Campos Sales, 1292, Centro.

FWF abre 285 vagas para cursos profissionalizantes

02/05/2016 • 15:17
Da redação do Portal AZ

O mercado de trabalho está cada dia mais seleto na hora de contratar novos profissionais.  Para isso, estar qualificado se torna cada vez mais necessário para quem busca melhores oportunidades de emprego. Para contribuir com esse contexto, a Fundação Wall Ferraz está disponibilizando para o mês de maio 285 vagas para cursos profissionalizantes a serem realizados em diferentes zonas da cidade, todos de forma gratuita.

Serão ofertados cursos nas áreas Automotiva, Alimentação, Artesanato e Refrigeração, totalizando doze cursos de capacitação. O bairro São Joaquim será beneficiado, com cinco cursos, Artesanato em MDF, Bolsa Artesanal, Refrigeração e Climatização, Pintura em Tecido e Artes e Decorações com Balões. Esses cursos serão ofertadas no sábado à tarde ou no meio da semana no turno da noite (a depender do curso), sendo uma opção para quem trabalha no comércio e deseja se qualificar.

O bairro Anita Ferraz e região da grande Socopo também serão beneficiados com os cursos da Fundação. Nele,acontecerão os cursos da área Automotiva,uma das que mais contrataram no ano de 2015. Nesses cursos os alunos participam de estágio ao final das aulas teóricas, concluindo, dessa forma, a qualificação com experiência no mercado.

As zonas Sul e Sudeste também foram beneficiadas com outros quatro cursos. Todos esses cursos serão realizados através de convênios com as entidades Fundação Padre Antônio Dante Civiero (FUNACI), Fundação Nossa Senhora da Paz e Fundação João de Deus (FUNJAD). Além desses, a Fundação lançou na última semana outro cronograma de cursos com cerca de 140 vagas disponíveis para a população. Para saber mais informações sobre cursos ofertados pela Fundação, basta acessar o site (www.fwf.teresina.pi.gov.br) ou ligar para 32216889.
  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. »
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2016