RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563
Busca

Prefeitura interdita vias para o Carnaval

05/02/2016 • 14:34
Da Redação do Portal AZ

Para garantir segurança às pessoas que vão assistir aos desfiles dos blocos e das escolas de samba, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) fará no domingo (7), segunda (8) e terça (9) a interdição da Avenida Marechal Castelo Branco, das 16h às 20h, no sentido Norte/Sul, a partir da Câmara de Vereadores, e no sentido Sul/Norte a partir da Rua Monsenhor Gil.

Já no sábado (6) a Strans também fará a interdição, a partir da 14h30, da Avenida Dom Severino, no trecho que compreende as avenidas Presidente Kennedy e Homero Castelo Branco, local onde será realizado o Capote da Madrugada.
 
De acordo com o diretor de Operação de Fiscalização da Strans, Jaime Oliveira, os agentes de trânsito estarão trabalhando para garantir a segurança das pessoas e orientar os condutores. “Estaremos com 30 agentes em cada um desses dias fazendo esse trabalho. Esperamos que tudo transcorra da melhor forma possível”, disse.
 
O diretor pede também que os condutores evitem circular nesses locais, para evitar problemas. “Estamos aconselhando que as pessoas façam a opção de ir para a avenida de táxi, mototáxi ou ônibus, pois esses transportes são mais seguros. Assim evitaremos uma grande quantidade de veículos nas proximidades da vias que serão interditadas”, finalizou.
 

Prefeitura e UFPI firmam convênio para castração gratuita de cães e gatos

05/02/2016 • 13:50
Da Redação do Portal AZ

O convênio para a castração gratuita de cães e gatos pertencentes a famílias de baixa renda foi lançado nesta sexta-feira (5) pela Prefeitura de Teresina e a Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento aconteceu na sede do Centro de Zoonoses da capital.

Prefeitura e UFPI firmam convênio para castração gratuita de cães e gatos
 
O convênio dá sequência aos diálogos que já existiram junto às Organizações de Proteção aos Animais, comunidades e gestores públicos. “Esse convênio nos permite iniciar o trabalho de castração, que para nós é uma honra fazê-lo em parceria com uma instituição como a UFPI. Mas o diálogo em torno dos cuidados com os animais não se encerra aqui. Esse é apenas o primeiro passo. Agora temos que gerar resultados e avançar em outras áreas e, assim, avançarmos no respeito aos animais e melhorarmos ainda mais a saúde pública da cidade como um todo”, afirmou o prefeito Firmino Filho.
 
Logo após o carnaval, a partir do dia 11, a Gerência de Zoonoses de Teresina (Gezoon) realizará o cadastro das pessoas que desejarem castrar seus animais e que atendam aos critérios de cadastramento. “A pessoa não precisa trazer o animal até a Gerência de Zoonosoes, apenas seus documentos pessoais. Concomitantemente ao cadastro já marcaremos o dia e horário da castração do animal. O procedimento de castração acontecerá no Hospital Veterinário da UFPI”, explicou Oriana Bezerra, gerente do Centro de Zoonoses de Teresina. 


 
As famílias com até um salário mínimo, as que estão em situação de vulnerabilidade social (falta de saneamento básico, moradia inadequada, desemprego e em áreas de situação de risco epidemiológico), as inscritas em programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, Passe Livre, Tarifa Social de Energia, Minha Casa Minha Vida, PETI, Projovem Adolescente, outros) têm total prioridade para realizar o cadastro que possibilita castrar gratuitamente os animais domésticos. Idosos e/ou portadores de necessidades especiais também são prioridade no programa de castração, além de famílias de áreas consideradas prioritárias conforme analise técnicas da FMS/ Gezoon.
 
“Basta alguém da família se dirigir até o Centro de Zoonoses com documentos que comprovem os critérios exigidos e realizaremos o cadastro e a marcação da castração do animal”, disse Oriana Bezerra. A meta para o primeiro ano é realizar 80 castrações de animais machos e fêmeas por mês. As castrações acontecerão aos finais de semana no Hospital Veterinário Universitário da UFPI.
 
O principal papel da FMS no convênio será o de realizar o cadastramento dos donos, procurando também elaborar ações voltadas aos animais de comunidade conforme a demanda e indicadores epidemiológicos. Também será responsabilidade do órgão o esclarecimento aos proprietários sobre condições de mobilidade ao Hospital Veterinário, compartilhamento de relatórios e repasse financeiro.
 
“O convênio para a castração de cães e gatos está dentro de um programa, que tem todo um contexto educativo que conta com campanhas que visam chamar a atenção das pessoas para o fato de que elas precisam criar seus animais com responsabilidade e não abandonar seus bichos. Temos que implantar a cultura do zelo com os animais domésticos”, disse o pró-reitor de extensão da UFPI, Miguel Cavalcante.
 
No convênio à UFPI competirá a disponibilização de professores/orientadores, residentes e estudantes de graduação em Medicina Veterinária para receber os animais aptos, realizar os procedimentos cirúrgicos de castração e pós-operatório, fornecendo o material necessário à realização do procedimento no seu Hospital Veterinário.
 
Ao cadastrar o animal no Programa de Benefício de Castração de Animais Domésticos o proprietário do animal também assinará um termo de compromisso assumindo a responsabilidade sobre o animal, de levá-lo para tratamento médico-cirúrgico e pegá-lo após alta médica.

Coordenação de DST/AIDS distribui preservativos durante o carnaval

05/02/2016 • 13:45
Da Redação do Portal AZ

A equipe de DST/AIDS da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estará mobilizada durante o carnaval de Teresina distribuindo insumos de prevenção aos foliões. Mais de um milhão de preservativos estão disponíveis para os dias de festa e também para as Unidades Básicas de Saúde e hospitais municipais.

Coordenação de DST/AIDS distribui preservativos durante o carnaval
 
Além de preservativos masculinos, também serão distribuídos 80 mil unidades do tipo feminino e também gel lubrificante. Os profissionais estarão com um estande na Avenida Marechal Castelo Branco durante todos os dias de festividade.
 
Segundo Andrea Fernanda Lopes, coordenadora de DST/AIDS da FMS, o objetivo da campanha é promover a proteção, como priorizado pelo lema escolhido pelo Ministério da Saúde para 2016: “Deixa a camisinha entrar na folia”.
 
“Queremos intensificar o trabalho de prevenção especialmente entre os jovens, pois dados recentes apontam o crescimento da AIDS em jovens de 15 a 24 anos”, informa a coordenadora. Foi determinado que uma das principais ações deste departamento deve ser o desenvolvimento de atividades educativas e preventivas voltadas para esta faixa etária nas escolas, espaços de encontros, nas grandes festas populares e na mídia.
 
Além da distribuição na avenida, todos os hospitais municipais estarão abertos com oferta de preservativos masculinos e todas as Unidades Básicas de Saúde de Teresina também oferecem estes insumos durante todo o ano. “A população pode pegar a quantidade que quiser, sem a necessidade de entrevistas ou trâmites burocráticos”, informa Andrea Fernanda Lopes.
 
Além disso, se algum evento ou festa carnavalesca quiser camisinhas para distribuir entre seus participantes, basta entrar em contato com a Gerência de Epidemiologia da FMS por meio do telefone 3215-7736 e solicitar o fornecimento.

Coletivo Salve Rainha inicia temporada "Ensaios de Carnaval" neste domingo

05/02/2016 • 13:42
Da Redação do Portal AZ

Uma ótima opção para quem vai passar esse feriado festivo na capital é aproveitar os Ensaios de Carnaval do Coletivo Salve Rainha Café Sobrenatural. A nova temporada deve se estender durante todos os domingos do mês de fevereiro (dias 07, 14, 21 e 28), das 16 às 22 horas, no eixo que interliga o prédio da antiga Câmara Municipal, Rua Barroso e Climatizada.

Coletivo Salve Rainha inicia temporada Ensaios de Carnaval neste domingo (07)

A programação envolve música, artesanato, gastronomia, moda, literatura, fotografia, artes plásticas e do corpo e tudo o que for plural e coletivo. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Teresina, tem como uma das propostas elementares a valorização do patrimônio cultural da nossa cidade.
 
A edição deste domingo, intitulada de Rainha das Águas, inicia com a chegada do bloco carnavalesco Lisossomos e marchinhas tocadas no vinil pelo Ovinis Sound System. No palco, montado em frente ao prédio da antiga Câmara, quem se apresenta são as bandas Os The Pé Inchado e Os Magaref.
 
A galeria de arte, dentro do prédio da antiga Câmara, contará com trabalhos fotográficos de Dayne Dantas, Caio Negreiros & Projeções e Má Companhia, instalações de Chandelly Kidman e performances do Grupo Cordão de Dança. O destaque da galeria também fica por conta da exposição Mais Drags Menos Dragas de Igor Girão.
 
Já a Feira Sobrenatural acontece na Rua Climatizada, a partir das 16 horas, reunindo mais de 30 pequenos empreendedores, que oferecem gastronomia, antiguidades, moda, artesanato e vinil. Nesta edição, quem participa é Pizzaria Rootika e Nova Rootika, The Brownies Café, Oh My Cake, Casa dos Bottons, Rebeka Acessórios, Arena Shop, Sebo Vapor Barato, Crochê Transcendental, Brechó de Luxo por Kayo Lustosa e Bazar da Deby.
 
Toda essa efervescência cultural é o que caracteriza o movimento Salve Rainha, que ocupa e movimenta espaços públicos ociosos da capital, levando ao público intervenções de arte em suas múltiplas vertentes, possuindo um viés sustentável, já que desenvolve um trabalho de reutilização de materiais descartados. Com isso, o coletivo tem se destacado no cenário local, aglutinando aproximadamente 4 mil pessoas em suas edições.  

Taxistas paralisam atividades para participarem do cortejo de colega morto

04/02/2016 • 15:52
Por Cristiana Nunes

Mais de mil taxistas da capital participaram do cortejo de José Wilson Teixeira, 60 anos, taxista e funcionário do Sistema O Dia de Comunicação, que foi morto na tarde desta quarta-feira (03), durante uma tentativa de assalto, no centro de Teresina.
 



Segundo Deusdete Dantas, gerente de operação da Cooperativa Teletaxi, uma reunião com todas as cooperativas de taxi de Teresina foi realizada na manhã desta quinta-feira (04) e ficou decidida a paralisação geral para o cortejo, que sairá às 16h da Pax União, na Avenida Miguel Rosa e seguirá até o Cemitério Jardim da Ressurreição.
 


Cerca de 250 taxistas fecharam a Avenida João XXIII

“Vamos fazer um protesto pacífico para que a sociedade entenda que o taxista de Teresina trabalha com medo”, explicou Deusdete. O gerente de operação também se mostrou indignado com a falta de punição aos menores infratores. “Os dois elementos, menores de idade, que assassinaram aquele taxista na Pedra Mole, que teve os olhos arrancados, num crime que chocou todo mundo, já estão soltos novamente. Só espero que este que matou o Sr. José Wilson fique preso”, declarou.


Deusdete ainda questionou a atuação dos representantes de Direitos Humanos. “Hoje, no velório todos estavam desolados, a família desesperada e eu não vi ninguém dos Direitos Humanos. Se fosse bandido eles estavam lá. Isso é um absurdo!” Desabafou.
 


Dados da violência aos taxistas na capital

Segundo o presidente das Cooperativas dos taxistas da capital, Pedro Ferreira (foto abaixo), uma providência precisa ser tomada pela polícia e pela justiça. “São, em média, 26 assaltos registrados todos os meses contra taxistas em Teresina, sem contar aqueles que não são feitos o boletim de ocorrência. Em 14 bairros da cidade nós não podemos entrar depois de anoitecer. Durante os assaltos, os taxistas são espancados, são mortos e ninguém faz nada? Encaminhamos todos estes dados ao delegado geral, por que não há uma investigação?” Questionou o presidente.
 



Num acordo com a polícia, os boletins de ocorrência registrados por taxistas deveriam ter um campo para preenchimento que levasse a uma investigação conjunta, como forma de apurar se há uma quadrilha especializada neste tipo de crime. “Nós precisamos saber o que está acontecendo. A polícia prende e a justiça solta. Será que eles querem que a gente faça justiça com as próprias mãos? Nós estamos clamando por justiça”, declarou.

Pedro Ferreira ainda questionou a ineficácia das autoridades que não conseguem impedir que um criminoso fique fora das ruas. “A classe está revoltada! Se não tem cadeia para prender menor, constrói. O que não pode é deixar estes meninos nas ruas matando cidadão de bem”, finalizou.

Para o presidente das Cooperativas de Taxi de Teresina, vai haver uma mobilização da classe no intuito de que todos os carros sejam rastreados por satélite e um botão de pânico deverá ser instalado para prevenção de assaltos.

Menor acusado foi apreendido

José Wilson Teixeira era casado, pai de três filhos, foi atingido por três tiros e apesar de ter sido socorrido, não resistiu e morreu no local. O menor acusado de praticar o crime foi apreendido na Avenida Frei Serafim, enquanto tentava fugir. Ele já havia sido apreendido antes por roubo, mas não havia cumprido a medida sócio educativa cabível. Ele foi encontrado com a arma usada no homicídio e confessou à polícia que tentou roubar o carro do taxista.

Matéria relacionada:
Funcionário do Jornal O Dia é morto em tentativa de assalto
  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. »
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2016