RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563
Busca

Feira promove adoção de cães e gatos abandonados em São José, SP

28/11/2015 • 20:05
Cães podem ser adotados em feira no Parque da Cidade (Foto: Adriano Pereira/ PMSJC)O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promove neste domingo (29), em São José dos Campos, a quarta edição da Feira Municipal de Adoção de Animais. Os interessados devem ir no Parque da Cidade, na zona norte, onde a ação acontece a partir das 9h.

A feira será no Pavilhão das Gaivotas e terá nove filhotes de cachorro, sendo sete machos e duas fêmeas; e sete filhotes de gato, sendo cinco machos e duas fêmeas.

Segundo a CCZ, todos os animais estão vermifugados e vacinados. Para quem quiser adotar, é necessário levar RG, CPF e assinar um termo de adoção responsável. Apenas maiores de 18 anos podem ser os titulares da adoção.

O termo de responsabilidade dos interessados na adoção inclui termos como: zelar pela saúde do animal, alimentá-lo e não abandoná-lo nas ruas.

Castração
Na feira podem ser feitas ainda as inscrições para castração. O atendimento é por ordem de chegada e são feitas apenas 200 inscrições, a cada edição da feira, que é realizada no último fim de semana de cada mês.

É permitida a inscrição para castração de até dois animais por residência, que deverão, obrigatoriamente estar em idade reprodutiva (6 meses a 8 anos de idade) e não ser utilizados para fins comerciais ou competições. A previsão é que as cirurgias sejam realizadas no prazo de 30 a 60 dias após a inscrição.

O agendamento da cirurgia será por meio de contato telefônico, feito diretamente pela clínica credenciada pela prefeitura, que analisa também a condição socioeconômica dos interessados.

G1

Trabalho da Apae tenta transformar alunos em 'chefs' de cozinha em Tatuí

28/11/2015 • 20:05
Espaço é limpo pelos beneficiados após a realização das atividades (Foto: Reprodução/TV TEM)Um projeto da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tatuí (SP), que visa estimular a autonomia dos jovens atendidos, tenta transformar os alunos da unidade em "chefs" de cozinha no local. “Me apaixonei por esse trabalho com eles.

Com o acompanhamento de funcionários, os alunos são levados à cozinha para aprender a lidar com ferramentas de culinária. A ação também visa estimular a aprendizagem na hora de preparar um cardápio. “Pesquiso muito para encontrar receitas com sabor, qualidade e praticidade”, relata Arlete.

Além de montar os pratos, a importância em manter o espaço limpo é trabalhada com os beneficiados. Sempre que uma atividade é encerrada, os integrantes fazem a limpeza. “Tem que lavar a louça para deixar tudo limpo para o próximo que usar”, fala a aluna Daiane Santos Ferreira.

Para facilitar a compreensão, os jovens recebem as receitas em um livro com ilustrações ao lado de números para que o aluno saiba qual é o alimento pedido e quanto é a quantidade que vai ser utilizada durante a montagem dos pratos. “A receita é igual àquela escrita. Só colocamos figuras para que eles entendam melhor o que precisa ser feito”, explica a terapeuta ocupacional Cássia Cristina Soares.

Apesar de importante, a construção da cozinha adaptada só foi possível devido à ajuda vinda de doações por meio do Imposto de Renda (IR). A gerente da Apae de Tatuí, Rita de Cássia Leme Santos, destaca a contribuição. “É legal, porque o imposto será pago de qualquer forma em 6% como pessoa física e 1% como pessoa jurídica para projetos de crianças e adolescentes”, completa.

G1

Túnel de Led de 15 km é ligado e passa a iluminar avenida de Palmas

28/11/2015 • 19:59
As luzes do túnel de Led que enfeitam a avenida Theotônio Segurado, em Palmas, foram acesas nesta sexta-feira (27). O túnel faz parte da decoraçao natalina e agora ilumina o trajeto dos motoristas ao longo de 15 km. O acendimento das luzes foi feito em uma cerimônia acompanhada por autoridades e pela população.

Luzes foram acesas nesta sexta-feira (28) (Foto: Divulgação/Preifetura de Palmas)

Durante a inauguração, á medida que o trenzinho do Papai Noel percorria toda a extensão do túnel, as luzes iam sendo acesas. O trajeto é formado por conjuntos de 356 arabescos, 17 mil strobos, 26 mil metros de cordão de Led, 37 mil metros de mangueira de Led e 268 estrelas.

Durante o trajeto, a banda mirim da Guarda Metropolitana de Palmas apresentou um repertório de canções natalinas. O trenzinho do Papai Noel percorreu outras avenidas da cidade como a NS-2 e a JK, sendo acompanhado por cerca de dez ônibus do transporte coletivo municipal que também estavam enfeitados com luz Led.

A programação de Natal continua neste sábado (28), quando será inaugurada a Vila do Papai Noel, no Parque Cesamar. A prefeitura instalou um Papai Noel gigante no local. O boneco tem quatro metros e ficará ao lado de uma suntuosa árvore de seis metros. Eles comporão a decoração da vila, que tem 120m², uma estrutura superior a do ano passado, quando foi de 16m².

A população vai ter a oportunidade de conhecer a casa inteira do Papai Noel. Além dos cômodos, ela terá uma fábrica e uma loja de panetones.

G1

Sobe para 74 o número de bebês nascidos com microcefalia em SE

28/11/2015 • 19:38
Subiu para 74 o número de notificações de nascimento de bebês com microcefalia em Sergipe. A doença é caracterizada pela má formação congênita, em que o cérebro da criança não se desenvolve de maneira adequada e é menor. A microcefalia pode causar, desde atraso no desenvolvimento da criança para sentar, andar e falar até um quadro mental mais sério.

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes concederam uma entrevista coletiva e destacaram quais medidas estão sendo realizadas para notificar os casos.

"Os casos possivelmente estão relacionados com o mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunha e zica", explica Luis Eduardo Prado, representante da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

“É importante destacar que a microcefalia não é uma doença nova, e o que se viu foi um aumento. Por isso, um estudo e o despertar da investigação. E pode ou não estar relacionado a doenças. Com relação ao período cefálico é importante ressaltar que a circunferência do crânio de 33 centímetros é o registrado para quem nasce com nove meses”, destacou a diretora operacional da Fundação de Saúde (FHS), Marcia Guimarães.

Segundo Luiz Eduardo Correia, diretor da Maternidade Nossa Senha de Lourdes, ainda não é certo se o Ministério da Saúde fará alguma intervenção em Sergipe.  “Houve esse primeiro contato e o ministério tem trabalhado para fazer o levantamento.

Posteriormente, vamos saber se o ministério vai avaliar se vem ou não. Não sabemos a causa da doença, estamos investigando, o que se tem são suspeitas e estamos trabalhando para tentar comprovar”, esclarece Luiz Eduardo correia maternidade nossa senhora de Lourdes.

O Ministério da Saúde emitiu alertas sobre os casos em todo país, com incidência maior em estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, mas os órgãos de saúde ainda estudam o que fazer.

G1

Aviões são pichados em árabe em aeroportos da França

28/11/2015 • 19:26
Autoridades francesas informaram neste sábado (28) que aviões das companhias britânica Easyjet e espanhola Vueling foram pichados em árabe em aeroportos franceses, incluindo um aparelho grafitado com a frase "Alá Akbar" (Alá é Grande).

Aviao da Easyjet (Foto: Srdjan Zivulovic/Reuters)

Uma fonte da polícia informou que foram registrados três casos em Lyon e dois no aeroporto de Paris Roissy Charles de Gaulle.
 
Segundo os investigadores, uma das hipóteses mais prováveis é que as pichações tenham ocorrido antes da chegada dos aviões às plataformas dos aeroportos franceses.

No dia 24 de novembro, uma pichação em árabe "Alá Akbar" surgiu em um aparelho da Easyjet procedente de Budapeste, revelou um funcionário do aeroporto, destacando que a inscrição foi removida antes que os passageiros subissem no avião.

A companhia britânica, que opera em 17 aeroportos da França, admitiu um "pequeno número" de pichações em árabe nos aviões da empresa na França nas "duas últimas semanas".

"Nossa equipe de segurança está acostumada a avaliar qualquer tipo de ameaça potencial" e estas pichações não foram classificadas como "um problema de segurança, tanto por nós como pelas autoridades", informou a Easyjet.

Segundo uma fonte ligada à investigação, as pichações não têm ligação com os atentados de 13 de novembro na região de Paris, e já ocorrem há vários meses.

G1
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2016