RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563
Busca

MA participa da mobilização nacional do SUS contra o mosquito Aedes Aegypti

05/02/2016 • 15:38
Uma mobilização do Ministério da Saúde (MS) convocoutodos os colaboradores do Sistema Único de Saúde (SUS) do país para realizarem na quinta-feira (4), o ‘Dia da Faxina’ em seus locais de trabalho, para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti.

O Governo do Maranhão apoiou a campanha, e por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou as vistorias em todas as unidades da rede pública estadual. Os funcionários combinaram um horário durante o diae fizeram a vistoria em suas respectivas lotações.

Nas 57 unidades de saúde do Estado, os funcionários executaram a fiscalização para assegurar que os ambientes de trabalho estão livres do mosquito, como reservatórios e depósitos de água, lajes, calhas, lixeiras, jardins, banheiros desativados, sacos de lixo, vasos de plantas e, até, copinhos de plástico que possam acumular água parada.

Para apoiar a campanha, o MS acionou as Secretarias de Saúde, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), além da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Confederação Nacional de Saúde (CNS) e a Confederação das Santas Casas de Misericórdia (CMB).

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, foi a uma das unidades para acompanhar a mobilização.No Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM), juntamente coma equipe assistencial e administrativa, ele visitou as áreas internas e externas da unidade.

“Os exemplos educam mais que as palavras. Além de explicar a necessidade de realizar essas revisões em nossas casas e espaços de trabalho, reforçamos a importância de começar por nós as ações efetivas de mobilização. O que se pretende é que todo trabalhador do SUS esteja constantemente praticando essas vistorias e mantendo o ambiente livre de focos do mosquito”, disse o secretário.

Durante a visita foi ressaltado aos profissionais a necessidade de serem multiplicadores dessas ações em seus respectivos setores e que ajudem a fortalecer a campanha de combate ao mosquito que transmite a Dengue, Chikungunya e o Zika Vírus.

Para a diretora administrativa do HCM,Clícia Galvão, o apoio é fundamental. “Constantemente fazemos essa vistoria na unidade para manter limpo todos os locais que seriam propensos ao mosquito. Esse dia específico sugerido para a ação de todos os profissionais do SUS foi importante também para que nós, colaboradores, pudéssemos perceber a participação ativa do governo, pois essa luta não é só do nosso hospital, mas de toda a saúde pública”, considera Clícia Galvão.

A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)do HCM, Ana Carolina Silva, explica que essa é também uma forma de preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores. “Nosso papel vai além de identificar situações que oferecem riscos de acidentes, possíveis doenças decorrentes no ambiente de trabalho também precisam ser evitadas. No HCM não encontramos riscos para possíveis focos do mosquito, mas temos mantido as nossas ações de prevenção de forma constante”, explica.

Secom

CAPS Infantil realiza confraternização de carnaval

05/02/2016 • 15:03
O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) de Timon realizou uma tarde de carnaval para as crianças e jovens atendidos pela unidade. A festa contou com a presença do secretário municipal de saúde, Marcio Sá, que prestigiou o evento.

http://timon.ma.gov.br/novo_site/wp-content/uploads/2016/02/caps.jpg

Uma ampla programação animou toda a criançada com recreação, dança, lanche, diversão e muitos momentos de descontração. Os profissionais do CAPSi organizaram a festa e deram apoio às crianças durante as atividades.

“Além de lembrar a data que se aproxima, que é o Carnaval, a ação visa promover a inclusão social e integração entre pais, filhos e a equipe do CAPSi”, disse Misterly Rabelo, coordenadora do Centro.

Casa de Guarumã realiza bailinho de carnaval

05/02/2016 • 14:59
A Casa de Guarumã, nesta sexta-feira (05/02), reuniu familiares, usuárias e colaboradores para o bailinho de carnaval da instituição. As meninas da casa apresentaram dois números de dança, sempre embaladas pelas tradicionais marchinhas de carnaval, a colombina e o Pierot. Em seguida, elas realizaram uma coreografia de frevo, dança que é tradição do carnaval pernambucano. Todas foram elaboradas pela professora de dança da casa, Nilda Rosa.

http://timon.ma.gov.br/novo_site/wp-content/uploads/2016/02/2-1.jpg

A Assistente Social Maraisa Galiza fez questão de pontuar a importância da presença dos pais e mães. “Nós devemos trabalhar não só o individuo, mas a família. Por isso, todos devem sempre frequentar a casa; aqui é um espaço de acolhimento” – enfatizou. O psicólogo e coordenador da Proteção Social Especial, Pedro Wilson, aproveitou para reforçar e dizer que a casa foi pensada em cada detalhe para ser um espaço para receber o público.

“Essa é mais uma oportunidade de reunir a família e fortalecer os vínculos entre eles, e com a gente também. Até porque esse é um dos nossos maiores objetivos: reestabelecer as relações e a garantia de direitos” – explica Patrícia dos Santos Silva.

A Casa de Guarumã conta com equipe especializada: psicopedagoga, assistente social, oficineiros de arte e em breve contará também com psicólogo. A excelência da casa foi reconhecida recentemente pelo Banco Santander, através do Programa Amigo de Valor, que apoio causas sociais.

Projeto final de revitalização da Praça São José é apresentado

05/02/2016 • 14:47
Nesta quinta-feira, dia 04, a Prefeitura de Timon apresentou aos moradores que compareceram à reunião realizada na Casa Paroquial a maquete final do espaço. Com área para realização dos eventos da paróquia, espaço verde, playground, academia ao ar livre, pista de cooper, um teatro de arena, memorial da cidade, praça de alimentação, recuperação do ginásio e revitalização da imagem de Cristo, a nova praça será um espaço funcional.

http://timon.ma.gov.br/novo_site/wp-content/uploads/2016/02/5.jpg

Júlio Medeiros, arquiteto que assina a obra, levou uma maquete em 2D e explicou aos presentes o passo a passo das melhorias que a praça receberá. A criação do Memorial da Cidade, local para receber visitantes e que contará a história de Timon, será um diferencial, pois servirá como ponto de apoio e de informações.

Outro ponto importante será a transformação do ginásio. A estrutura será totalmente readequada de acordo com as sugestões propostas pelos moradores na última reunião, realizada em novembro de 2015, ganhando uma biblioteca pública, onde as pessoas, principalmente crianças e jovens, poderão realizar pesquisas.  Com uma arquitetura moderna e arrojada, o espaço multifuncional será também um local para realização de oficinas, exposições e muito mais. As sugestões serão feitas pela população.

Quem ficou animado com o projeto foi o comerciante Itamar Barbosa, que possui um quiosque na praça há 24 anos. Ele comenta: “Quando essa praça ficar pronta, não terá como compará-la com a atual. A criação de uma praça de alimentação me anima muito”, comentou. A Prefeitura de Timon irá realizar um cadastro de todos aqueles que trabalham no local, para em conjunto com os mesmos, definir a estrutura do circuito de alimentação.

“É importante ressaltar que em toda a extensão da praça, haverá rampas de acessibilidade; a iluminação será em LED (acima e abaixo das copas das árvores) proporcionando mais segurança aos visitantes. O projeto ficará pronto em um mês, e o próximo passo será a apresentação orçamentária ao município. O que podemos adiantar é que o projeto de revitalização da Praça São José é uma prioridade para o prefeito da cidade, Luciano Leitoa”, comentou Júlio Medeiros.

Prefeitura decreta ponto facultativo no período de Carnaval

05/02/2016 • 14:33
Em virtude do feriado nacional do próximo dia 9 de fevereiro (terça-feira), referente ao Carnaval, a Prefeitura de Timon informa sobre ponto facultativo nas repartições públicas na segunda-feira (08/02) e na quarta-feira (10/02) até às 12h.

http://timon.ma.gov.br/novo_site/wp-content/uploads/2016/02/Ponto-facultativo.jpg

Os horários mencionados não se aplicam aos serviços essenciais, como: saúde (Samu e hospitais), limpeza pública e coleta de lixo, plantão social, iluminação pública, guarda municipal, trânsito e abastecimento de água. Os mesmos funcionarão em regime de plantão para atender à população.
  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. »
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2016