17/07/2008 - 11:20 - G1
ExtradiçãoOs advogados que defendem Salvatore Cacciola informaram que o ex-banqueiro ocupa, no presídio Ari Franco, no subúrbio do Rio de Janeiro, uma cela com aproximadamente 14 pessoas. Segundo Guilherme Eluf, que o defende, o espaço é precário e não possui camas para todos os detidos.
Entre os presos, há pessoas com nível superior e presos comuns, segundo Eluf. Ele aponta que Cacciola, até o momento, não reclamou de nada, que diz acreditar na Justiça e que provará sua inocência. Os advogados esperam que Cacciola fique preso numa cela especial, já que tem curso superior, conforme determina a Constituição. Eles ainda não sabem se ele vai deixar o presídio Ari Franco ainda nesta quinta-feira.
Segundo o advogado, o ex-banqueiro nunca se furtou a responder a nenhum ato da Justiça brasileira e que, mesmo na Itália, mantinha contato com os advogados e respondia os atos processuais através de cartas rogatórias.
Extradição
O Governo Federal brasileiro chegou a entrar com pedido de extradição quando o ex-banqueiro vivia na Itália, mas não ganhou a ação. O advogado explica que no processo de extradição Cacciola respondia por gestão fraudulenta, que é considerado um crime genérico na Itália.
Guilherme Eluf falou também que há dois dias a mãe do ex-banqueiro faleceu no Rio de Janeiro. Segundo ele, ela estaria triste ao saber que seu filho seria trazido preso para o Brasil. Carlos Eluf, que também defende Cacciola, diz que no período que viveu na Itália o ex-banqueiro tomava conta de um hotel em Roma.
Os advogados aguardam a decisão sobre um pedido de habeas corpus feito ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), solicitando a libertação do ex-banqueiro. A defesa alega que o pedido de prisão cautelar ou preventiva não pode ultrapassar 81 dias, prazo já cumprido por Cacciola em Mônaco. O STJ aguarda informações do processo antes de proferir sua decisão
Chegada
Cacciola desembarcou no Brasil por volta das 5h desta quinta-feira (17), no aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Foi a etapa final de uma viagem que começou na véspera, em Mônaco, onde ele estava preso desde setembro do ano passado.
Cacciola, que não usava algemas, seguiu direto para a sede da Polícia Federal no aeroporto e não chegou a passar pelo saguão de desembarque.
16/03 - 15:29 - Jovem que estava desaparecido se apresenta a polícia
16/03 - 14:41 - Polícia estoura depósito de mercadorias clandestinas
16/03 - 09:48 - Quadrilha sequestra, prende vítima em porta malas e realiza arrastão
16/03 - 08:31 - Mulher é presa em flagrante com cigarros contrabandeados e arma de fogo
15/03 - 16:46 - Acusado de duplo homicídio em São Paulo é preso na zona rural de Guaribas
15/03 - 14:14 - Jovem de 17 anos morre esfaqueado em seresta no interior do Piauí
13/03 - 19:10 - Quadrilha forja leilão para vender motos roubadas no Piauí
13/03 - 07:54 - Padrasto estupra enteada de 14 anos e é preso em flagrante pela polícia
13/03 - 07:42 - Bandidos assaltam posto de combustível e trocam tiro com a polícia
12/03 - 12:31 - Mais de 12 viaturas da PRF e Rone perseguem acusado de roubar carro
12/03 - 11:21 - Polícia prende maníaco acusado de dez estupros
12/03 - 10:13 - Polícia prende assaltante de posto de gasolina
12/03 - 08:48 - Operação policial caça assaltantes e traficantes em Altos
12/03 - 08:34 - Movimentado plantão da PRF. Seis acidentes com duas vítimas e três prisões
11/03 - 16:42 - Acerto de contas entre traficantes deixa um ferido e outros dois presos
PORTAL AZ - Copyright © 2001 - 2010. Todos os direitos reservados. Diretor/Editor: Arimatéia Azevedo
Sede: Rua Monsenhor Gil, 2698 - Ilhotas. Teresina(PI).
Redação: (86) 3222-3111 - 9952-0708 - 9922-8012
Comercial e Marketing - 9939-6371