19/02/2008 - 10:05 - Ana Cândida Martins e Natália Vaz
Julgamento
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julgou hoje os pedidos de cassação de dois vereadores e um vice-prefeito, os julgados foram: Vereador Edvaldo José de Moura, Didi Mocó, de Picos; Vice-prefeito de São João da Canabrava, Vicente Francisco de Sousa; e o vereador Raimundo Plácido do Chantal Nunes, de Regeneração.
O vereador Raimundo Plácido não teve sua alegação aceita de que sofreu discriminação pessoal que se enquadra em "Perseguição Política" e foi o segundo 'infiel' cassado no Piauí. Os outros dois julgados escaparam da cassação, Didi Mocó por o partido pelo qual foi eleito ter sido extinto em 2005 e Vicente Francisco de Sousa por ter mudado de partido antes do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como data limite para mudanças de partidos em cargos majoritários. Confira o resumo do julgamento de casa caso:
Atualizada às 10h46
VICE-PREFEITO DE SÃO JOÃO DA CANABRAVA É INOCENTADO
O terceiro e último caso de infidelidade julgado hoje no TRE-PI foi o do vice-prefeito de São João da Canabrava, Vicente Francisco de Sousa, que foi absolvido. Ele migrou do PSDB para o PTB de João Vicente Claudino em 05 de outubro de 2007, ou seja, 11 dias antes da data limite estabelecida pelo TSE para a desfiliação de cargos majoritários, 16 de outubro.
Atualizada às 10h15
VEREADOR RAIMUNDO PLÁCIDO É O SEGUNDO INFIEL CASSADO PELO TRE DO PIAUÍ
O segundo caso de infidelidade julgado nesta terça-feira (19) resultou em cassação de mandato. O vereador Raimundo Plácido Nunes, de Regeneração, foi cassado por unanimidade por ter mudado do PR para o PMN já depois de 27 de março de 2007, data limite estabelecida pelo TSE em resolução, os juízes entenderam que o vereador não atendeu a nenhum dos critérios que evitariam a perda do mandato como: perseguição política e mudança ideológica do partido.
VEREADOR DE PICOS, DIDI MOCÓ, ESCAPA DA CASSAÇÃO POR INFIDELIDADE
O primeiro julgado, o vereador de Picos, Edvaldo José de Moura o "Didi Mocó" teve sua ação extinta. O vereador mudou de partido pelo fato de o PRONA, partido a que pertencia quando eleito, ter sido extinto um ano depois em 2005. Após o fim do PRONA ele migrou para o PPS e hoje está filiado no Partido Verde (PV).
02/09 - 14:27 - Ex-prefeito de São João da Serra é condenado por improbidade
01/09 - 16:07 - Ex-prefeito de Juazeiro do Piauí é condenado por causar danos ao INSS
29/08 - 17:28 - Revista prevê derrota de Heráclito Fortes por fazer oposição a Lula
26/08 - 16:03 - Obras paralisadas geram troca de acusações entre Sucesso e Governo
26/08 - 13:59 - Prefeita e vice de Angical são cassados pelo TRE
26/08 - 09:56 - Projeto de lei facilita quitação de dívidas junto à Prefeitura
24/08 - 14:42 - Themístocles diz que Marcelo o ataca por inveja a Marlos Sampaio
24/08 - 13:45 - Justiça Eleitoral autoriza envio de força federal para Anísio de Abreu
23/08 - 14:55 - Marcelo Castro ataca Themístocles e diz que ninguém irá avacalhar o PMDB
20/08 - 14:37 - Candidato Evaldo Gomes destaca a importância do voto para população
20/08 - 11:48 - Presidente do STJ recebe título de 'Cidadão Piauiense' na Assembleia
19/08 - 08:01 - Lisete Napoleão inaugura casa de apoio e visita bairros de Teresina
18/08 - 11:44 - Elmano evita atrito com Sílvio, mas diz que orçamento o deixa engessado
17/08 - 16:47 - Assembleia vai homenagear presidente do Superior Tribunal de Justiça
15/08 - 11:20 - Após cassação de B.Sá, presidente da Câmara assume prefeitura de Oeiras
PORTAL AZ - Copyright © 2001 - 2010. Todos os direitos reservados. Diretor/Editor: Arimatéia Azevedo
Sede: Rua Monsenhor Gil, 2698 - Ilhotas. Teresina(PI).
Redação: (86) 3222-3111 - 9952-0708 - 9922-8012
Comercial e Marketing - 9939-6371