Novo CPC é o tema do Palavra Aberta na TV Assembleia

Participaram do programa os advogados Claudio Rego e Sebastião Rodrigues Jr

Nesta terça-feira (23.01), o programa Palavra Aberta/Ajuspi da TV Assembleia teve como convidados os advogados Claudio Rego e Sebastião Rodrigues Jr. O tema foi Novo CPC , bem como aspectos práticos do processo.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Foram tratadas algumas inovações do CPC/15, especialmente as relacionadas com a inclusão das garantias constitucionais do processo (razoável duração do processo, contraditório efetivo, cooperação e necessidade de fundamentação das decisões judiciais), além dos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, com os negócios jurídicos processuais, com a fraude à execução, dentre outros.

Destacou-se também a importância do advogado(a) diligente , que deve fazer valer efetivamente as inovações trazidas pelo novo diploma, não devendo o mesmo aguardar a marcha processual e sim procurar sempre impulsionar o feito buscando a celeridade em prestígio ao seu constituinte.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os aspecto da gestão do judiciário e das instituições representativas da justiça também foi abordada, devendo os gestores procurarem sempre preparar da melhor forma seus atores. Um servidor bem preparado , um magistrado, o próprio advogado, conhecedores das diretrizes da nova lei , poderão conferir efetividade na busca dos direitos, finalidade de qualquer demanda judicial.

Acompanharam o debate, sempre muito bem conduzido pelo jornalista e advogado Gerson Rezende, o Presidente e a Vice-Presidente da Ajuspi.