Consultores do FIDA visitam projetos de apicultura no interior do PI

Com o objetivo de fazer a revisão do meio termo do projeto Viva o Semiárido, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e conhecer in loco a execução do projeto, dois consultores do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) estiveram nesta quinta-feira (18) nos municípios de Simplício Mendes e Bela Vista do Piauí.

Danilo Pisani de Souza consultor financeiro e Lucianna Matte especialista em licitações chegaram á Simplício Mendes por volta das 10h e seguiram direto para o entreposto da Cooperativa Mista de Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (COMAPI), onde foram recepcionados pelo diretor presidente da cooperativa, Elísio Barbosa Coelho.

Os consultores estavam acompanhados por Marcos Avelino diretor financeiro do Projeto Viva o Semiárido do governo do Estado. Logo em seguida os consultores se reuniram com os responsáveis pela assistência técnica do projeto.

São seis técnicos da empresa Verdes Campos administrada por Pablo Henrique Barbosa que fazem todo o acompanhamento técnico do projeto. 

Levi Lustosa de Araújo, técnico estencionista da unidade gestora do projeto Viva o Semiárido do Vale do Canindé, Rangel Fernando dos Santos, consultor do Instituto Internacional de Colaboração Técnica (IICA) da unidade regional gestora do projeto, o diretor presidente da cooperativa de apicultores Elísio Barbosa Coelho e o técnico da associação beneficente Fraternidade São Francisco de Assis (FFA) José de Anchieta Moura também participaram da reunião.

Durante a reunião o técnico José de Anchieta Moura fez uma explanação sobre o plano de negócio junto ao projeto Viva o Semiárido. Segundo o técnico, grandes ações foram pensadas e planejadas a serem desenvolvidas no projeto são elas: Ampliar a capacidade produtiva de 07 unidades de extração de mel com a introdução de colmeias, equipamentos, indumentárias e apetrechos em comunidades rurais  ligadas ao centro de processamento e comercialização do mel da cooperativa de apicultores de Simplício Mendes.

 O técnico José de Anchieta Moura.

Reforma e ampliação de 02 unidades de extração de mel e ainda a construção de mais uma unidade de extração para atender as exigências da legislação sanitária vigente, ampliar o número de colmeias, equipamentos, indumentárias e apetrechos apícolas da cooperativa. Implantar logística de transporte das colmeias dos apiários para as unidades de extração através da aquisição de veículos (motocicletas triciclo).

Modernizar a estrutura de beneficiamento de mel e cera de abelhas da cooperativa. Fazer a contratação e capacitação de 10 agentes (técnicos) em manejo avançado de colmeias para atuarem em suas comunidades no acompanhamento e assistência técnica aos apicultores por um período de um ano e por último adensamento da flora apícola.

Após a reunião com os técnicos, os visitantes foram conhecer a estrutura, os equipamentos e como é feito o beneficiamento do mel no entreposto da cooperativa.

No horário da tarde, os consultores do FIDA se reuniram com os beneficiários do projeto na localidade chupeiro zona rural de Bela Vista do Piauí. Na oportunidade conheceram a Unidade de Extração de Produtos das Abelhas (UEPA) construída na referida localidade no valor de R$ 85.000,00 com recursos do projeto Viva o Semiárido.

São 24 beneficiários do projeto na localidade chupeiro. Cada beneficiário recebeu 10 colmeias.

Durante a conversa, os beneficiários falaram da importância do projeto para suas famílias, da satisfação em ser comtemplados e ainda explicaram como a atividade apícola foi introduzida na comunidade e responderam vários questionamentos feitos pelos consultores visitantes e ouviram palavras de incentivos e apoio.

O consultor financeiro Danilo Pisani e a técnica em apicultura Iglesia Tolentino.

O Fundo é uma iniciativa das Organizações das Nações Unidas (ONU) e os recursos estão sendo investidos na atividade apícola, beneficiando pequenos apicultores de dez localidades de cinco municípios ligados á cooperativa mista de apicultores da microrregião de Simplício Mendes (COMAPI) são eles: Patos, Ladeira e Chupeiro (Bela Vista do Piauí), Barra Bonita (São Francisco de Assis do Piauí), Malhada do Juazeiro (Santo Inácio do Piauí), Várzea (Isaías Coelho), Extrema, São José e Baixa do Baração (Conceição do Canindé), e Lagoa da Caridade do município de Simplício Mendes.

Veja fotos na cobertura do blogueiro e correspondente do Portal AZ.