Quatro livros espetaculares

Confira!

Corcunda de Notre Dame – Publicado em 1831, o livro de Victor Hugo sobre o corcunda que habita a catedral do título é um amplo painel sobre uma França cheia de mendigos e violência e tem uma frase magnífica - “ Quanto mais evoluímos como homens da ciência, mas nos diminuímos em humanidade”.

Os Sertões – Publicado em 1902 e dividido em Terra, Homem e Luta, Euclides da Cunha mostra para o mundo, o clamor de uma gente humilde impiedosamente destruída pelo exército. Um épico magnífico que rendeu um filme fantástico em 1997.

Senhor dos Anéis – Sociedade do Anel – Lançado em 1954, é a primeira da trilogia dessa saga mítica épica com personagens lendários e muita ação. Uma aula de como se escrever um livro de aventuras.

Agosto – Rubem Fonseca, o melhor escritor em atividade no Brasil (na minha opinião) não economizou no realismo para falar do policial Matos e sua luta em desvendar o assassinato do major Vaz, fato que culminou com o suicídio do presidente Getúlio Vargas. Sexo, traição, assassinato, Fonseca destila toda sua perspicácia literária em romance explosivo e que mereceu minissérie em 1993.