A hora dos cartórios

A hora dos cartórios

Felizmente, e em muito boa hora, o Tribunal de Justiça deu andamento ao concurso dos cartórios, postergado por mais de uma vez, ao longo de quase seis anos, reconhecendo, como não poderia ser de outra maneira, a validade dos títulos dos candidatos ao tempo da abertura do certame e em nada justificando qualquer mudança da regra com o jogo em andamento. Faz-se, sob a presidência do desembargador Sebastião Ribeiro Martins, em apenas três meses o  que não se efetivou em meia década. Assim, a próxima etapa será a de fazer a devida homologação do resultado, que o atual presidente do Poder Judiciário quer para ontem, importando na regularização mais que necessária, de um tema que diz respeito ao dia-a-dia dos cidadãos, e, nisto, importa a própria regularidade de muitos dos serviços da Justiça. Afinal, os trabalhos dos notários são de extrema valia como pilares do funcionamento regular do órgão Judiciário. Há de se ver, neste primeiro momento da gestão do presidente Sebastião Martins, que as coisas estão caminhando em um rumo de normalidade, inclusive com alguns avanços interessantes, como, além do caso da conclusão do concurso dos cartórios, também é de se louvar a celeridade processual que foi dada com a implantação do chamado plenário virtual, para julgamento de alguns recursos, porque permitem ao desembargador fazer o voto do próprio gabinete, ganhando tempo. Isso só resulta numa justiça mais ágil e mais efetiva. É exatamente em torno dessas medidas que deve buscar o consenso no aparelho Judiciário estatal. E é aí em torno desses posicionamentos que a população espera que a justiça se torne mais eficaz.

Desembargador Sebastião Martins, apenas três meses no cargo, desencalha o concurso de cartórios (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Cigarro eletrônico

Estão enviando em grupos de WhatsApp fotos onde o deputado estadual Fábio Xavier aparece em meio a uma intensa fumaça, na companhia de um rapaz. 
Mas antes que os maledicentes, os levianos, inventem qualquer maldade, o deputado está apenas no novo vício do ‘viper’, cigarro eletrônico.

Virou moda

O ‘viper’ tem sido a alternativa dos ex-fumantes e aqui em Teresina tem se formado grupos na Theboa – tabacaria localizada na rua Tabelião Basílio, no Jóquei. 
E já se anuncia até um grande evento musical com o Leo Cachorrão e Urtiga Jr em torno dos adeptos do cigarro eletrônico. 
Só gente vip na parada.

Menos nocivo

O médico Dráuzio Varela alerta que o cigarro eletrônico, apesar de conter nicotina, também é prejudicial, mas menos nocivo que o cigarro comum.

Visitas

Dia 26 o vice-presidente Hamilton Mourão e o governador Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, estarão em Teresina. Para eventos diferentes. 
Hamilton fará palestra na convenção lojista e receberá o título de cidadão piauiense.

Títulos

Ibaneis Rocha ministrará a aula magna na Pós Graduação da Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa e, também, será homenageado com o título de cidadão piauiense.
De família natural do extremo-sul do Piauí Ibaneis Rocha tem relevantes serviços prestados ao Estado. 

Serviços a prestar

A diferença na propositura dos dois títulos é que o vice-presidente da República receberá o seu, certamente, pelos bons serviços que ainda poderá prestar ao Estado, porque, por ora, não fez nada, nada, nada mesmo pelo Piauí. 
Mourão só conhece o Piauí pelo mapa e tampouco sabe onde fica Pedro II, a cidade de seus antepassados.

Solar da Estrela

No sábado o general visitará o Solar da Estrela Marron (casa de Domingos Mourão, bisavô do Zé Eduardo e tio-avô dele, Mourão também). Vai também ao memorial Tertuliano Brandão e almoça na casa de José Eduardo Pereira, voltando em seguida para Brasília.

A notícia

Essa história de Bolsonaro vir ao Piauí para uma procissão de santa Cruz dos Milagres é notícia atribuída ao senador Ciro Nogueira, que, todos sabem, não tem essas intimidades com o presidente. 
Não há nada ainda na agenda do presidente.

Atrás de voto

Quem viu Firmino Filho de vela na mão na procissão de Bom Jesus dos Passos, em Oeiras, sentiu que o prefeito de Teresina esta com o pé na estrada preparando duas eleições: a municipal, sobre sua sucessão e a estadual, com ele próprio se aventurando na candidatura a governador, em 2022.

Alianças

Firmino tem convidado todo tipo de político para compor uma espécie de base aliada, mas certamente de olho no seu poder de transferir voto.

Cochilo

Base de Firmino cochilou e ontem, a oposição conseguiu aprovar requerimentos de Joaquim do Arroz e de Dudu, nada favoráveis à gestão municipal. 
A guarda municipal é acusada de praticar racismo contra jovens no Parque da Cidadania.

Vice versa

O ex-deputado Doutor Pessoa (Sem partido) fez ontem (16), uma verdadeira maratona de encontros a fim de decidir seu futuro político para as eleições municipais.
O pré-candidato a prefeito de Teresina se reuniu com o presidente da Câmara, Jeová Alencar (PSDB) e posteriormente foi tomar café com o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (sem partido).
Pessoa quer Silvio Mendes seu vice e vice versa.

O último a saber

O suplente Bessá Filho disse desconhecer o provável retorno de Júlio Arcoverde para a Assembleia Legislativa.
Mas, mesmo ocorrendo isso, Bessá não terá com o que se preocupar porque Wellington Dias convocará quatro suplentes. 
Sendo ele o primeiro suplente, pode botar boneco.

Presente inverso

No aniversário do presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar, quem ganhou o presente foram os servidores do legislativo. 
O plenário aprovou aumento salarial de 6% aos servidores efetivos do poder.

Ping-Pong
A bandeira branca

Repórter encontra o ex-deputado estadual Robert Rios, um ferrenho crítico do governador Wellington Dias e comenta com ele sobre a nova postura do prefeito de Teresina Firmino Filho. 

O repórter: “O Firmino está assumindo a liderança da oposição no Piauí...”
Robert: “Achei ótimo, estava cansando, não sou mais oposição a ninguém”.

Expressas

A jornalista e ex-deputada federal Manuela D'Avila, dirigente nacional do PCdoB, estará em Teresina na próxima segunda-feira (22).

Pesquisa indica que somente duas cidades do Piauí (Teresina e Floriano) têm Índice de Desenvolvimento Humano alto. Teresina tem IDH de 0,751 e Floriano fica com 0,700.

A cantora Walkiria Estarley fará show gratuito e exclusivo para crianças no CMEI do Parque Rodoviário. O evento acontece nesse sábado (20), às 9h. 

Comente

Pequisar