Operação natureza

Operação natureza

Um advogado tem recorrido aos meios de comunicação para deletarem os conteúdos sobre a “Operação Natureza”, da Polícia Civil, que prendeu, entre outras pessoas, o superintendente Carlos Moura Fé, da Secretaria do Meio Ambiente, por suposto envolvimento com corrupção em licenciamento ambiental. De fato, como diz o advogado, as prisões foram por ‘suposto envolvimento’ porque passados mais de seis meses ninguém foi denunciado até agora. Se já é decorrido todo esse período e o inquérito policial não foi concluído - como garante o advogado - a polícia se encontra em um dilema que precisa ser rapidamente solucionado. Afinal de contas, é devida uma satisfação à sociedade, para apontar os erros e os culpados, o que, na linguagem jurídica, significa materialidade e autoria do delito. De outra, também deve satisfações ao cidadão, porque apontá-lo como autor de um crime sem a conclusão do inquérito ou, por qualquer descuido ou desvelo, deixar em aberto uma investigação sem a denúncia inerente ao fato, significa colocar uma espada de Dâmocles por sobre a cabeça do acusado, que se vê às voltas com uma acusação sem fim, desmoralizado diante da opinião pública, porque a própria polícia assim quis. O artigo 5º, inciso 78 da Constituição Federal estipula limite de tempo para que as investigações ocorram, e as pessoas não sejam indefinidamente apontadas como culpadas, sem que haja efetivamente a culpa formada, no sentido estrito da expressão. Pode até mesmo ser que já esteja ocorrendo o abuso de autoridade ou prevaricação. Ou ambos. As explicações precisam ser rapidamente postas, para que não se transforme as atuais inquietações em dúvidas permanentes e perigosas.

Rafael Fonteles, em Brasília, entre o presidente do Senado, Davi Alcollumbre e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni

SOS HTI 

Há informações, oficialmente não confirmadas, que desde janeiro funcionários do hospital HTI, a antiga Casamater, têm sido dispensados sem que lhes tenha sido pago a verba rescisória. 
Com isso, eles ficam sem poder sacar o FGTS, que não foi depositado e sem direito ao seguro desemprego.

Carteira retida

O problema mais grave, segundo as denúncias, é que os funcionários estariam com as carteiras de trabalho e guias para recebimentos de seguro desemprego retidos.
A coluna não ouviu a direção do HTI.

Rafael Fonteles

Presidente do Comitê dos Secretários de Estado da Fazenda (Comsefaz), Rafael Fonteles, se reuniu em Brasília, na última terça-feira, com o presidente do Senado, Davi Alcollumbre e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. 
Na pauta, foram tratados assuntos de interesses das finanças estaduais, a exemplo da Reforma Tributária.

Apoio

Durante a reunião, o presidente do Senado colocou-se totalmente à disposição para colaborar com as propostas que o presidente Rafael conseguir harmonizar no âmbito do Comsefaz.

Cursos da Esmepi

O desembargador Edvaldo Moura instalou anteontem, os cursos regulares da Esmepi, com apoio da Ufpi. 
A aula magna foi ministrada pelo professor Nelson Juliano, doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco e que foi apresentado pela não menos competente professora Olivia Brandao, ambos da Universidade Federal do Piauí.

Mera coincidência

Recentemente chegado na base do governo, o deputado Firmino Paulo, que era do PSDB e agora é do Progressistas, também foi ao Palácio de Karnak atrás de sua fatia do bolo. 
Indagado sobre o encontro com o governador no dia em que o petista recebeu os líderes dos partidos, o deputado disse que a data foi uma coincidência. 
Na certa, o ex-tucano deve aguardar mais um pouco, pois já tinha gente na fila.

Deputado suplente

O Suplente de deputado estadual, Warton Lacerda, que é presidente do Altos Futebol Clube, instrui os torcedores do time a chamá-lo de deputado.
Ele tem certeza de que será convocado para o mandato.

Mais do mesmo

Saiu uma lista dita oficial dos membros da equipe do quarto governo de Wellington Dias. Nada de novo, apenas a repetição e, em alguns casos, deslocamentos das figuras do terceiro governo para outros cargos. 
Fábio Novo, por exemplo, não será secretário de Cultura, vai ser o de Turismo.

Esquentando

Ellen Gera, que entrou no lugar de Helder Jacobina, que pediu para sair depois da história do Rand Rover na porta da escola, deve ficar esquentando o lugar até Franzé Silva resolver dizer se aceita o cargo. 
Os outros ditos novatos, são desconhecidos apenas para o público, mas todos sabem quem são os seus padrinhos.

Território fechado

Franzé Silva diz que quer ficar na Assembleia Legislativa. Mas a história de bastidores seria outra bem diferente: o território lá é do mando da deputada Rejane Dias, que, seguramente, não aceitaria as mudanças que Franzé poderia fazer. 

Ele indica

O deputado Nerinho, por exemplo, não mais será secretário. Era o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, mas desta vez vai indicar um apadrinhado.
Só se espera que o ungido saiba pelo menos o que irá fazer no cargo.

Os suplentes

Por enquanto, já se vê que Wellington Dias convocará três suplentes com a confirmação de Janaina, Fábio Novo e Francisco Lima no secretariado. 
Como Júlio Arcoverde certamente vai voltar, deve ser mantido Bessá e convocados Warton Lacerda e Ziza Carvalho.

Calendário

Como se vê, no governo Wellington Dias a única coisa nova é a data. Mas como o tempo não para, é melhor ele cuidar porque senão ao invés de envelhecimento haverá a morte. 
Do governo, of course.

Ping-Pong
A data

O repórter Lucas Pereira conversa com o vereador Edson Melo sobre os nomes anunciados para o secretariado do quarto governo de Wellington Dias. 

Lucas: “O que o senhor diz desse novo governo do Wellington...”
Edson: “De novo mesmo só a data”.

Expressas

O TJ-PI suspendeu lei que proibia discussão de gênero em escolas públicas e privadas de Picos. A medida cautelar é consequência de ação movida pelo Ministério Público do Estado.

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2019 já estão abertas. O prazo vai até 17 de maio.

Participantes que solicitaram a isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem conferir se os pedidos foram ou não aceitos.

Comente

Pequisar