A negação do discurso

A negação do discurso

O governador Wellington Dias precisa urgentemente mostrar que seu discurso quanto ao que pretende no quarto governo não difere do que põe em prática. Porque até suplente, que ganhou o mandato de deputado estadual por seu favor, o critica e coloca em dúvida as ações do chefe do governo. Warton Lacerda, de Altos, parece ter inaugurado um estilo diferente de ser suplente: ele questiona, critica e até censura o caso da entrega para outro – e não para ele – do comando da Fundação de Esportes, Fundespi. Ele diz: “colocaram lá um cara que não conhece de esportes”, sem perceber que o verbo tem que ser conjugado na terceira pessoa do singular, ‘ele colocou’, pois, quem fez a nomeação foi o governador e não várias pessoas ‘colocaram’ Cleminton Queiroz como presidente da entidade, na cota, sim de um detentor de mandato, o deputado Oliveira Jr. O suplente Lacerda questiona um ato daquele que lhe deu o emprego e, se duvidar, graciosamente, porque Wellington Dias não precisaria convocar nenhum parlamentar para compor o secretariado. E, assim como fez para beneficiar B. Sá, o primeiro suplente e ao próprio Lacerda, como segundo, pela ordem, o governador abriu o governo para agasalhar outros interesses, convenhamos, desnecessariamente. Mas a questão não para aí. Não bastassem as pressões para fechar o segundo escalão Wellington precisa resolver um assunto de natureza bem doméstica e que diz respeito mais ao Partido Progressistas: não deixar a suplente Belê como peixe fora d’água, à míngua, pois, com o retorno do seu companheiro e presidente da sigla, Júlio Arcoverde, ela  perdeu a boquinha que lhe assegurava o mandato. E aí surgem as especulações de que um outro deputado será convocado para resolver o problema da suplente, numa clara demonstração de que esses senhores querem, sim, primeiro resolver seus problemas pessoais. O governador diz que ninguém ‘é dono de cargo’, mas por não acreditarem e tampouco levarem tal afirmação a sério, os deputados fazem exatamente o contrário. Flávio Nogueira Jr por exemplo não muda nem o cenho ao dizer que aceita o 'sacrifício', pode voltar e assumir a Secretaria de Turismo que na sua gestão, no terceiro governo, se transformou em órgão mais voltado à construção de calçamento no interior que propriamente cuidar do turismo no Estado. E se voltar ao cargo, será para que se tenha acertada a situação da suplente em questão. Enfim, nesse governo, do discurso à prática, a distância é maior que o trajeto que o irrequieto oftalmologista Raimundinho Santana faz de Teresina a Corrente. De ônibus.

Flávio Nogueira Jr vai se ‘sacrificar’ no cargo de secretário para salvar a colega no mandato (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Vai, negão!

Muito bonito de ver vários vereadores de Teresina, entre os quais, Levino de Jesus, bem arrumadinhos, limpinhos, certamente cheirosos, andando num ônibus para mostrar que o Inthegra realmente está integrando as linhas de transporte coletivo. 
Queria vê-los andando no 245 que faz a linha para o Vale do Gavião, tão entupido que os passageiros disputam brechas de ar para respirarem.

Cartórios

Hoje, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sebastião Martins, estará fazendo a divulgação do resultado das provas de títulos do concurso de cartório do Piauí. 
Essas notas darão o tom de como está a lista de classificados.

No Diário

O resultado sairá a partir das 14 horas pelo Diário da Justiça Eletrônico. 
Depois de eventuais recursos administrativos, no prazo de dois dias, a Cespe fará a análise e, a partir daí divulgará o resultado final.

Serventias vagas

Ainda hoje se saberá quantos cartórios estão vagos para preenchimento pelos candidatos classificados, em Teresina e em grande parte dos municípios do interior do Piauí.

Pré-Enem em Fronteiras

O Piauí segue apostando na educação como fator de transformação social tanto que amanhã, vai realizar a segunda revisão do ENEM na cidade de Fronteiras. As aulas ocorrerão de 8h às 13h30, no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo. 
Os alunos terão aulas de Biologia, Física, Linguagens, Matemática, Química e Redação.

Cheiro ruim

Tudo leva a crer que o pedido de impeachment aceito pela Câmara de Vereadores de Nossa Senhora dos Remédios para cassar o prefeito Manoel Lázaro faz parte de uma trama urdida pelo ex-prefeito Ronaldo Lages. 
Ele diz que não tem nada a ver, mas é quem, se apresentando como ‘oficial de justiça’, comandou dois vereadores na tentativa de notificar o prefeito da decisão da Câmara.

Eu? Tô fora!

Lages andou explicando a alguns amigos que não tem nada a ver com o movimento pela cassação do prefeito até porque incentivou sua filha, Luana, a renunciar ao cargo de vice-prefeita. 
Na carta, ela diz que sofreu sabotagem durante o exercício do mandato.

Esquema

Segundo o Portal AZ, nas imagens se vê Ronaldo Lages chegando ao condomínio Santa Helena, localizado na zona Leste de Teresina, acompanhado de Junior do Jabarão, presidente da Câmara de Vereadores e do vereador Mirinho. 
A voz ouvida nos vídeos é do próprio Ronaldo Lages, sendo ele próprio encarregado de fazer as filmagens. 

O crime

O prefeito Manoel Lázaro é acusado de descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal no tocante a gastos com pessoal.

La vem!

Acabou a felicidade dos sonegadores e, principalmente, dos bacanas que ostentam sinais exteriores de riqueza e que pensavam que Bolsonaro limitaria a atuação da Receita Federal. 
Ontem, a Câmara dos Deputados derrubou a proposta que limitaria a atuação dos auditores da Receita. 
Por essa, eles continuarão investigando patrimônios sem precisar de decisão judicial.

Sem politicagem

O governador Wellington Dias (PT) decidiu que não aceitará indicações de políticos para a direção de hospitais regionais no interior do Estado. 
Mas tem gente do próprio PT de olho para saber de onde sairão os 33 diretores que o governador terá que escolher.

Ping-Pong
Eleitor arrependido

O professor Gilmar Soares, da USP, liga para o também professor , vice-prefeito e historiador Marcos Damasceno sobre o grande número de eleitores arrependidos por terem votado em Bolsonaro. 

Gilmar: “Acho que isso constitui um crime...”
Marcos: “Para mim mais se parece abandono de incapaz”.

Expressas

Adriana Calcanhotto e Melim são atrações confirmadas para a 16ª edição do Festival de Pedro II. O evento acontece nos dias 20 a 23 de junho.

O Centro de Convivência Novos Meninos realiza hoje a 21ª edição da Gincana Literária do espaço. O evento tem como tema deste ano a obra do autor Ariano Suassuna.

A obra de contenção, que está sendo realizada na Avenida Barão de Castelo Branco, na galeria do canal entre a Vila da Paz e a Vila Jerusalém, será finalizada na próxima semana.

Comente

Pequisar