Vale o que está escrito?

Vale o que está escrito?

Quem desenha o futuro quase sempre está riscando na água. Parece ser essa uma tarefa a que se entrega o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), ao desenhar um secretariado que ele jura ser técnico, mas não é e que desagradou boa parte dos seus aliados, que não externam suas raivas e frustrações agora porque ninguém faz cara feia no começo de um mandato. Porém, o governo segue, de tropeço em tropeço, sendo montado como um quebra-cabeça em que sempre falta uma peça. Tome-se o exemplo dos hospitais estaduais, que somam 33 instituições, alvo da cobiça de meio mundo político. O governador resolveu nomear pessoas indicadas por ele mesmo – o que ao fim e ao cabo não representa uma escolha pessoal, mas sim do PT. Os dirigentes de hospitais deverão ser indicados por um triunvirato em que Wellington está junto com a vice-governadora Regina Sousa e o flamejante deputado federal Assis Carvalho. Como já controla a Sesapi, o PT passaria a ter sob seu comando uma rede de prestação de serviços de saúde capaz de eclipsar a ação de outros partidos, criando uma dificuldade adicional para a campanha estadual de 2022. É esse futuro desenhado na água que o governador projeta. Falta combinar o rascunho com os outros aliados, que preferem algo mais batido, como uma pule do jogo do bicho, na qual se sabe: vale o que está escrito.

JVC admite o recuo na sua posição oposicionista e decide ser governo no Piauí (Foto: Portal AZ)

Em busca da paz 1

O processo envolvendo os médicos Thiago Castro e Kaline Carvalho, num tipo penal previsto na Lei Maria da Penha, teve anteontem, mais um capítulo, como que em uma novela que se arrasta por alguns anos cujo enredo é de gosto duvidoso. Nada se concluiu na audiência de instrução e julgamento, apesar de as partes terem expostos seus argumentos.

Em busca da paz 2

O médico, por sucessivas vezes, chegou a falar à mídia que gostaria que os fatos elencados ficassem no passado e que, em sua opinião e desejo, a partir de agora, os momentos seriam de paz. 
Algo que, pelo que se sabe, seria bom para todos.

Bandeira branca

Não se tem confirmação, mas também se ouviu nos bastidores que familiares da médica teriam a mesma opinião, procurando um desfecho antes de qualquer que venha a ser a decisão judicial. 
Ou seja, seria o momento do esquecimento para que ambos passassem a seguir suas vidas, virando essa página ruim de uma história que nenhum gostaria de ver repetida.

Pedra

É verdade que, segundo dito popular, pancada dada quem a levou não esquece, como alega a suposta vítima, mas o processo está recheado de fatos que, seguramente, vindos à tona, podem tornar cada vez mais difícil a vida de todos. 
Neste caso, convém a sabedoria popular de colocar uma pedra sobre o que passou.

De boa

O PTB está e segue no governo. Palavra de João Vicente Claudino, que preside o partido depois de ter saído e voltado, deixando-o à deriva na última eleição estadual.
E, bem diferente do dia que deixou o PTB, JVC hoje é governo. Se duvidar, mais governo que os aliados de primeira hora.

Vencedor

Aliás, o empresário anda muito satisfeito com um êxito. Ele é presidente do Fluminense do Piauí, que foi campeão estadual de futebol sub19. JVC quer a equipe disputando a divisão principal do futebol local em 2020.

Transparência

A Prefeitura de Teresina vai criar o “Portal da Transparência do Transporte Público Coletivo de Teresina”. Isso está em uma lei sancionada esta semana, determinando que o portal “deverá observar os critérios da simplicidade, compreensão e transparência na estrutura tarifária cobrada ao usuário, com ampla publicidade no processo de reajuste ou revisão do valor da tarifa”.

Renúncia

Wilson Brandão, que está secretário de Mineração e Energia, encaminhará na segunda-feira pedido de renúncia à Presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Ato contínuo, na terça-feira, em sua primeira reunião ordinária da semana, a CCJ elegerá Júlio Arcoverde para presidi-la.

Fogo morto

Os deputados estaduais dizem publicamente que são boas e positivas as relações com o Executivo. Mas são como fogo de monturo a mágoa de muitos e o ressentimento de outros tantos com as idas e vindas palacianas que lhes tiram espaços administrativos.

Reestruturação

O governo do Piauí está propondo uma reestruturação de sua dívida de longo prazo. O desenho da proposta tem as digitais de Raul Velloso, que esteve no Estado em novembro do ano passado.

Previdência

A ideia é trocar a dívida atual por uma com encargos menores. Uma parte do dinheiro poderá ser usada para capitalizar um fundo de pensão que no futuro vai pagar proventos a servidores aposentados.

Mas

A ideia, que foi revelada pelo deputado Themístocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa, primeiro precisa ser aprovada pelos deputados estaduais e ainda deve ter o aval do Ministério da Economia e a chancela do Senado Federal.

Ensaios

Um tucano de alta plumagem olha para os nomes postos à sucessão de Firmino Filho, mais de um ano antes da eleição, e sorri com ironia. Diz que é difícil prever o dia de amanhã, mas é bem mais fácil antever que não é candidato que aparece numa lista de postulantes a uma distância tão grande da campanha.

Ping-Pong
Aguaceiro

Conversa entre dois sobrinhos do jornalista Cláudio Barros, Dafne e Danton. A menina reclama do irmão porque ele estaria dizendo uma série de tolices, mas ele desanda a falar ainda mais, para chatear a irmã.

Dafne: "Menino, tomara que tu nunca vá para a barragem de Boa Esperança".
Danton: "Por que, chatinha?"
Dafne: "Porque tu fala tanta água que ia encher a barragem e todo mundo que tivesse depois dela iria morrer afogado".

Originalmente publicado em 1º de março de 2007.

Expressas

Lei municipal sancionada esta semana instituiu em Teresina o Dia Municipal do Jovem Advogado, ser comemorado, anualmente, em 22 de setembro.

A rede municipal de saúde de Teresina fez mais de 2 milhões de procedimentos ambulatoriais especializados no primeiro trimestre de 2019.

O número é 13,50% a mais do que no mesmo período de 2018, o que significa mais gasto com saúde, evidentemente.

Comente

Pequisar