De olho em 2020

De olho em 2020

A Câmara Municipal de Teresina abriga entre suas 29 cadeiras, 16 vereadores com menos votos que um suplente atualmente não convocado para o exercício do mandato, Marquim Monteiro, do PRTB, que teve 5.017 votos em 2016. Monteiro não foi eleito em razão do sistema de escolha proporcional dos membros de casas legislativas no Brasil. Trata-se de voto em lista aberta, no qual um partido ou aliança partidária que atinja o coeficiente eleitoral elege um parlamentar. Assim, se um partido faz mais votos que outro, vão ser eleitos aqueles candidatos de sua lista, ainda que com menos votos que o candidato de outro partido que venha a obter mais votos individuais, mas não a quantidade suficiente na soma de votos dados à legenda. Isso resultou na montagem de coligações de pequenos partidos e muitos candidatos para somar mais votos de legenda e obter cadeiras na Câmara. Com essa prática, gerou-se a situação em que não se elegiam candidatos com mais votos em um partido que somava menos votos de legenda, enquanto candidatos com menos votos num partido ou aliança com mais votos de legenda ficavam com as vagas. O fim das alianças partidárias poderá reduzir essa distorção, daí porque os partidos estão correndo para atrair às suas fileiras nomes com densidade partidária. Ocorre, porém, que quem controla as máquinas partidárias, sobretudo em legendas menores, tenta até impor um teto de votos para os filiados que queiram disputar vagas na Câmara Municipal em 2020, num reflexo direto de uma nova realidade: na eleição do ano que vem devem se dar melhor as grandes estruturas partidárias.

Bid Lima vai fazer palestra no Paraguai (Foto: reprodução Geleia Total)

Psicopatia 

Os ratos estão é inquietos nas redes sociais. 
Apavorados com o fantasma da estudante assassinada. 

Foco

Enquanto o presidente da Câmara Municipal, Jeová Alencar é o mais emedebista dos tucanos, o ex-presidente da Casa, Luiz Lobão é o mais tucano dos emedebistas. Lobão está no radar do PSDB para se filiar ao partido e disputar pela terceira vez uma vaga de vereador em Teresina

Pista?

Uma coisa evidentemente nada tem a ver com outra, mas convém lembrar que o vereador Luiz Lobão é filho de Mariano Castelo Branco, cujo nome acaba de ser dado a uma condecoração criada por Firmino Filho.

Aliás

Ante o fato de que as alianças proporcionais não podem mais ser firmadas em 2020, os tucanos querem botar em campo uma equipe matadora para disputar vagas de vereador. 
Em 2016, os tucanos elegeram Samuel Silveira, Jeová Alencar, Joninha e Edson Melo. 
Agora querem trazer Joninha de volta e ainda aninhar nomes como Graça Amorim, Inácio Carvalho, Caio Bucar e Ítalo Barros.

Improbidade

O governo do Piauí, muito preocupado com a improbidade administrativa, criou mais uma comissão para saber se servidores estaduais acumulam cargos ilegalmente. A comissão é bem a enésima criada no âmbito da Secretaria de Administração e Previdência, mas a primeira que leva a assinatura de Merlong Solano.

Licitações

Seria conveniente também que o governo estadual criasse uma comissão de alto nível para passar uma lupa nas licitações realizadas pelos mais diversos órgãos da administração.
Para ver o que é coisa feia quando se trata de driblar o princípio da probidade administrativa.

Consórcio

Desde a semana passada é lei a adesão do Piauí ao Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste. A lei estadual que determina a participação do Piauí na entidade foi sancionada por Wellington Dias e publicada na edição de 11 de julho do Diário Oficial do Estado.

Bolsas

Uma lei estadual sancionada na semana passada poderá pôr fim ao vexame de se deixar residentes médicos sem bolsas. A lei determina recursos do Fundo Estadual da Saúde para o pagamento para residentes e preceptores.

Briga

Não é mais com o vereador Sebim que a família do vereador Ítalo Barros bate de frente na região da Socopo. Agora, a briga deles é com a secretária de Agronegócio, Simone Araújo, que em verdade é uma lugar-tenente dos deputados Júlio César (pai) e Georgiano Neto (filho) na briga por votos naquela área de Teresina.

Moto legal

Embora a comunicação oficial tenha anunciado já no primeiro dia de julho o Programa Moto Legal, que dispensa juros e multas de IPVA devido por proprietários de motos com valor de até R$ 10 mil, a lei que cria o programa só começou a vigorar na sexta-feira, de julho. 

Autoria

O programa resulta de um projeto de lei de autoria do ex-deputado estadual tucano Luciano Nunes, que se candidatou a governador no ano passado.

Voa Jannaína

A secretária estadual de Infraestrutrura, Jannaina Marques, embarca hoje para a França, Portugal e Inglaterra. O tour europeu da secretária deverá durar até o dia 28 de julho. 
Vai em viagem particular.

Voa Bid Lima

Quem também vai ausentar-se do país, mas em missão oficial, é a ex-secretária e atual diretora administrativa e financeira da Secult, Marlenildes Lima da Silva (Bid Lima), viajou ontem para Assunção, no Paraguai, onde fica até 30 de julho.

Palestra

Segundo a informação oficial, Bid Lima vai proferir palestra dentro do Proyecto Alas Abiertas, além de tratar e apresentar projetos de intercâmbio cultural, ligados à Secult.
Interessante! 

Ping-Pong 
Língua solta

O secretário estadual de Transportes, Robert Rios, descobriu através de exames uma mancha nas cordas vocais. Com a suspeita de ser um câncer, alguns amigos ficaram preocupados. Alba Linhares, mulher do procurador Antônio Linhares, fez uma promessa a São Francisco.

Alba: “Robert, fiz uma promessa para que não seja câncer. Se não for, você pode parar de falar mal dos outros por um ano ou ir a pé de Teresina a Canindé.” 
Robert: “Alba, pois me dê logo o tênis.” 

Publicado originalmente em 03 de janeiro de 2004.

Expressas 

O terminal de integração da Santa Lia, zona Leste de Teresina, começa a funcionar no próximo dia 27.

Enquanto isso, seguem sem funcionar, porque estão inconclusos os corredores e estações, os terminais Buenos Aires e Rui Barbosa, na zona Norte.

A prefeitura informa que até o final do ano, os dois terminais da zona Norte devem funcionar, o que fecha o programa Intthegra.

Comente

Pequisar