O bom jornalismo

O bom jornalismo

Quando o bom jornalismo triunfa, apesar do poder de quem se acha acima da lei e pensa que pode tudo, jornalistas do Portal AZ, entre os quais este colunista e Renayra de Sá se incluem, e, ainda colegas como Nayara Felizardo, hoje no The Intercept Brasil, e Lucas Pereira, só tem que reconhecer que ainda há ‘juiz em Berlin’. Para quem achava que se encontrava sob denso manto protetor, que varia de procurador federal, desembargador, empresários, executivos, parlamentares, o médico Felizardo Batista, denunciado por ter supostamente abusado de mais de uma dezena de pacientes, está impedido pela justiça de exercer a profissão. Por decisão de um juiz, João Bitencourt, este, seguramente, bem distante do exército de protetores do abusador. É claro que não se vai sair soltando rojões pela punição imposta ao acusado, mas tão somente informar que, apesar dos processos movidos por, digamos, um parceiro do médico; um promotor que nada tinha a ver com o processo; apesar do cinturão de proteção que alguns poderosos tentaram manter em torno de Felizardo, finalmente, a justiça funcionou. Ainda que em medida cautelar, que apenas o afasta das pacientes e do local onde ele praticava seus crimes, abusando de quem a ele se socorria.  Mas num país em que as relações políticas funcionam melhor que o Direito; num país em que a falta de respeito aos direitos humanos é gritante, ainda assim dá para sentir que com alguns da polícia fazendo o seu papel, como a delegada Carla Brizzi, no inquérito que o ‘promotor amigo’ Raulino Neto sugeriu (e foi arquivado), com posições firmes do então delegado geral Riedel Batista; com decisões como a da juíza Glacia Macedo, que inocentou jornalistas que o ‘promotor amigo’ queria condenados e, enfim, com a força de um jornalismo que só buscou a prática da justiça, dá para sentir que o crime nem sempre passará. Mas a medida cautelar por si, ainda não resolve. Então, como é dever ser de todos os profissionais que pensam e fazem o jornalismo com seriedade, faz-se uso aqui, das palavras da jornalista Nayara Felizardo, sobre o caso: “Poucas coisas deixam um jornalista tão feliz quanto saber que sua reportagem contribuiu para que um crime não ficasse impune”.

Promotor Fernando Santos denuncia gentileza do governador em conceder super incentivo a cervejaria que nem fábrica tem no Piauí (Foto: reprodução internet)

Punição severa

Para muitas famílias das mulheres abusadas pelo médico Felizardo Batista apenas o seu afastamento dos locais onde ele praticava os crimes não as satisfaz.
Esse ‘honrado senhor da sociedade’ precisa pagar, inclusive com pena de reclusão, pelo que praticou.
Os jornalistas do caso estão de olho naqueles que insistirem em protegê-lo.

O bom jornalismo 2

Fica o reconhecimento a jovens profissionais da mídia como Renayra de Sá (Portal AZ), Nayara Felizardo (The Intercept Brasil) à época em que foi processada no Portal O Dia e Lucas Pereira que tiveram que enfrentar o estonteante promotor Raulino Neto que tomou o lado do médico e amigo e, sem ter  nada com a causa, opinou pela extinção do inquérito produzido na Polícia Civil.
Todos processados por Raulino, que perdeu a causa.

Gente que vale

Parabéns à delegada Carla Brizzi, que, com determinação, foi até o fim na condução do inquérito que apurou os ditos crimes atribuídos ao ginecologista.
E olha a ousadia: o dito ‘promotor amigo’ processou também a delegada.

Negativa

Uma lei municipal de autoria dos vereadores Deolindo Moura e Dr. Lázaro, sancionada semana passada pelo prefeito Firmino Filho, determina que estabelecimentos privados de saúde deverão afixar informação de que o usuário deverá obter por parte da operadora do plano de saúde o motivo da negativa de atendimento médico.

Norma

Esse direito já existe e a lei municipal somente determina que seja cumprido, com placas informando que a Resolução Normativa n° 395, de 14 de janeiro de 2016, da ANS estabelece ser um direito do beneficiário do plano de saúde ser informado pela operadora detalhadamente, em linguagem clara e adequada, o motivo da negativa de autorização do procedimento, indicando a cláusula contratual ou o dispositivo legal que a justifique.

Verminose

Outra lei municipal sancionada na semana passada por Firmino Filho cria em Teresina a Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Verminose, de caráter permanente, a ser realizada, anualmente, na primeira semana do mês de abril.
A lei resulta de projeto dos vereadores Edilberto Borges, Italo Barros e Inácio Carvalho.

Censura histórica

O governo do Piauí proibiu o uso de nomes a rodovias e prédios públicos estaduais de pessoas listadas pela Comissão Nacional da Verdade por desrespeito aos direitos humanos. Também devem ser cassadas eventuais homenagens que tenham sido prestadas pelo Estado a estas pessoas.

Mudanças 1

Segundo uma lei estadual sancionada na semana passada, de autoria do deputado Franzé Silva, do PT, o governo tem um ano para fazer as alterações em bens públicos que tenham nomes de pessoas listadas no relatório final da Comissão Nacional da Verdade.

Sem celebração

A lei também proíbe o uso de bens e recursos públicos para celebrações públicas ou privadas de exaltação ao golpe militar de 1964.

Mudanças 2

Com a lei, o governo deverá, por exemplo, mudar o nome de uma escola estadual situada na avenida Higino Cunha, bairro Ilhotas, e que tem o nome do marechal Humberto Castelo Branco, primeiro dos generais-presidentes do Brasil.

Certificação

O prefeito Alvimar, solta rojões. Pedro II conquista certificação no Selo Ambiental 2019, para adesão ao ICMS Ecológico, obtendo o certificado C.
Pedro II conquistou a certificação por atender aos critérios Recuperação de Áreas Degradadas; Proteção de Mananciais do Abastecimento Público; e Identificação de Fontes de Poluição.

A frente

Hoje, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa será lançada a Frente Parlamentar da Agropecuária do Piauí.
É uma tentativa dos produtores de envolver os deputados na defesa de suas questões, no eu mais questionam, como a falta de estrutura nos Cerrados, iluminação péssima, estradas intrafegáveis, questão de regularização fundiária.

Promotor aperta o governador

O promotor de Justiça Fernando Santos está apertando o calo do governador Wellington Dias no que diz respeito à generosa atitude de sua Excelência de franquiar impostos para o grupo Petrópolis, da Cervejaria Itaipava, sem que houvesse sequer a fábrica em solo piauiense.

Ação de um paizão

No inquérito civil público, Santos mostra que Wellington Dias concedeu a cervejaria um incentivo de 2015 até 2029 oferecendo-lhe um crédito presumido de 90% do ICMS.
Quando se trata de usar o que é público esse Wellington é um paizão.

Tudo a ver?

Mas está todo mundo esperando a delação do capo de tutti e capi da Cervejaria Petropolis, preso na Lava Jato dias atrás, para ele confirmar (ou negar) que relação tem a doação de R$ 1,9 milhão para a campanha de Wellington com a tal isenção.

Ping-Pong
Olho vivo

Primeiro dia de trabalho dos deputados estaduais da atual legislatura. No plenário, com marca de uma recente cirurgia nos olhos, o deputado e médico Zé Pinto, aproxima-se do também deputado e médico Flávio Nogueira.

Zé Pinto: "Parece que a minha cirurgia não prestou porque não estou enxergando o Marden Menezes..."
Flávio: "Ele tirou licença. Mas o senhor está vendo os outros deputados?"
Zé Pinto: "Tô..."
Flávio: "Então a cirurgia foi um sucesso."

Originalmente publicado em 21 de junho de 2010.

Expressas

Funcionários da Vikstar Teresina realizam hoje uma paralisação contra a retirada dos ônibus que os transportavam até a sede da empresa, localizada no Distrito Industrial, zona Sul de Teresina.

A OAB-PI firmou parceria, com o banco SICOOB, que irá garantir aos jovens advogados do estado uma linha de crédito para o financiamento de pós-graduações em várias áreas. 

Ciclismo, festival gastronômico do peixe, esporte, artesanato e shows nacionais farão parte da vasta programação do The Encontro 167 anos. O evento acontece no próximo sábado e domingo (22) no Encontro dos Rios. 

Comente

Pequisar