A falta de agenda

A falta de agenda

O governador Wellington Dias recebeu autorização da Assembleia Legislativa do Estado para uma nova viagem ao exterior. Desta vez, vai ao Vaticano, em um encontro promovido por religiosos para tratar da questão amazônica, com outros governadores da região Norte. É bom lembrar que esta já é a quarta viagem internacional do governador no ano, sem que se tenha conseguido identificar um efetivo proveito de qualquer uma das outras, até a presente data. Quanto a esta próxima viagem, deve-se destacar, também, que não se sabe qual o interesse que o Piauí tem na chamada Amazônia legal, da qual não faz parte, vez que a área de interesse dos brasileiros (e de todo o mundo) se limita ao vizinho estado do Maranhão. Porque no recorrente problema das queimadas e devastação de florestas, o Piauí passa ao largo desse último problema, até porque se desconhece qualquer floresta piauiense (a não ser a de Palmares, em Altos), porque, quando muito, existe a área dos errados, já devidamente decomposta pela ação nefasta dos grileiros e outros agricultores legitimamente incorporados no lugar, sendo fato que muito dessa agricultura é predatória. E se explica: ao invés de se formar um ciclo contributivo para as gerações futuras, somente são satisfeitos os planos imediatistas de retorno do capital investido, sem maiores preocupações com o meio-ambiente. O que se pode verificar, então, é que o governador Wellington Dias, neste primeiro ano do quarto mandato, mais parece sem uma agenda definida e, sim interessado em deixar o estado nas mãos de Regina Souza, talvez preparando os seus aliados ou ela mesma para assumir o governo, daqui a três anos, quando deve se afastar para se candidatar ao Senado.  Pelo ritmo das suas viagens internacionais, em pouco tempo Wellington Dias logo será o campeão nacional da ausência do cargo para o qual foi eleito. Alguns, mais radicais, têm insistido na tese de que, de fato, falta o governador uma agenda positiva ou propositiva verdadeira para enfrentar os reais problemas do estado do Piauí.

Wellington Dias faz a quarta viagem ao exterior e, dessa vez, no Vaticano, para tratar de assunto que só diz respeito à floresta Amazônica, da qual o Piauí não faz parte (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

“Somos iguais”

Quando dois políticos se entendem sobre os problemas que se lhes afligem.
Anteontem, no Senado, o senador Ciro Nogueira consolou o ministro Marcelo Álvaro Antônio, do Turismo, diante das investigações da Policia Federal sobre supostas falcatruas atribuídas ao ministro na eleição de 2018. Ele é acusado de ‘plantar’ um laranjal de candidaturas para passar a mão no dinheiro do Fundo Partidário.
Ciro consola o ministro, dizendo que o caso não e só com ele, pois caixa 2, ocorreu em todo o país.

Santa desfaçatez!

E se elas não tiverem votos?
Ciro Nogueira aproveitou para criticar a quota de 30 por cento destinada a candidaturas de mulheres na campanha eleitoral. Para ele, essa quota atrapalha os partidos pois, segundo seu raciocínio, é melhor a justiça eleitoral fixar quota dos recursos para gastar com as mulheres.
Vê só o raciocínio do senador: “nós colocamos as mulheres como candidatas e, depois, se elas não tiverem votos?

Projeto vampiro

Conta o sempre criativo Robert Rios que a ideia de Marcelo Castro taxar o sol e o vento, parece mais ao projeto vampiro.
Para aqueles que não gostam do sol.

Vento no saco

Daqui a pouco o senador Marcelo Castro vai propor também ensacar o vento.
E vender no peso.

Ação ridícula

Quando ministro da Saúde, no Governo Dilma, Marcelo Castro chegou a propor que chamassem o Exército, a Marinha e Aeronáutica para o combate ao mosquito Aedes Aegypti por entender que o inseto se reproduz na água, anda na terra e voa.
Então, nada melhor que as três forças juntas para combatê-lo.

Persona non grata

Quem amigo for, avise ao deputado estadual Júlio Arcoverde (Progressistas) para ele passar longe de clínicas, quadras de esportes ou academias. Porque os profissionais de educação física são capazes de torcer-lhe o braço, de tanta raiva que cultivam, do deputado.
Júlio é acusado de ter feito lobbie para donos de academias.

Políticos como ele?

Em postagens nas redes sociais, eles alertam: “nossa profissão é desvalorizada por medidas tomadas por políticos como ele”. E aparece Julinho numa foto, toso sorridente.
No rodapé da foto os profissionais acrescentam que Júlio Arcoverde é o inimigo dos profissionais de educação física do Piauí.

Empregam gente...

Eles acusam o deputado Júlio Arcoverde de ter beneficiado os donos de academias, através de emenda ao projeto de lei que cuidava da isenção da taxa do personal.
Na ocasião o próprio Júlio havia reconhecido ter trabalhado em favor dos donos de academia, quando disse: “fui procurado pelos donos de academias que empregam gente e geram impostos”.
Que se lixem, então, os profissionais de educação física. Né, não?

Projeto contra

Pronto, quem espancar mulher não pode entrar no governo ou continuar em cargos comissionados. Projeto de autoria dos deputados DR. Hélio e Gessivaldo Isaias, aprovado na CCJ da Assembleia Legislativa, proíbe que os agressores ocupem cargos públicos.
Também, até através de concurso público.

Atentai bem!

Se essa proposta for sancionada, vai varrer do governo estadual uma penca de agressores de mulheres.
Portanto, muita calma nessa hora.

Rejane não vai

A deputada federal Rejane Dias (PT) diz, finalmente, que não se licenciará do mandato para voltar a comandar a Secretaria de Educação.
Como bem disse ontem, o jornalista Claudio Barros, tal decisão é bom para ela. E muito bom para a Educação.

Terceirizados

O governo, pela voz do superintendente da Receita do Estado, Antônio Luiz, deve pagar os salários atrasados dos terceirizados. Nos cálculos divulgados, a dívida beira os R$ 10 milhões.
Nas contas dos credores é muito mais.

Refis

Como Wellington Dias tem feito até mágica para melhorar o caixa e não deixar atrasar salários, a próxima ação do governo será o Refis estadual, pelo qual a gestão vai parcelar débitos já inscritos na dívida ativa oferecendo aos contribuintes descontos camaradas.
Se espera arrecadar pelo menos R$ 30 milhões.

Visitinha incômoda

Ontem, os deputados Teresa Brito, Lucy Soares e Gustavo Neiva, da comissão da Saúde da Assembleia Legislativa, visitaram o hospital Leônidas Melo, em Barras.
Só se espera que os diretores não tenham sido avisados antecipadamente para poderem maquiar a situação.
Pacientes reclamam da falta de estrutura do hospital.

Dia do servidor

Servidores estaduais ganharam um refresco do governador Wellington Dias.
Sua excelência assinou decreto liberando-os de bater o ponto no dia do servidor, 28 próximo.
Portanto, no dia deles, os servidores vão ter folga remunerada.

Ping-Pong 
O melhor vai ganhar

O vereador Inácio Carvalho dá entrevista em certo programa de rádio e fala sobre seu projeto de fazer o metrô de Teresina estender suas viagens aos sábados, do Grande do Dirceu ao centro de Teresina. O repórter muda para a política e sapeca uma pergunta sobre candidatura a prefeito.

O repórter: “Vereador, qual o melhor candidato entre os que o prefeito Firmino Filho pode lançar para disputar?
Inácio: “O que vai ganhar”.

Expressas 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) convocou 121 candidatos aprovados no processo seletivo edital. Os candidatos devem comparecer à sede da instituição para os procedimentos da contratação.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) inaugura hoje as novas instalações do Posto de Enfermagem e climatização das enfermarias da Clínica Ortopédica.

Nos dias 29 e 30, acontecerá o quarto Encontro do Programa Lider – Liderança para o Desenvolvimento Regional Planície Litorânea. O evento será realizado no escritório do Sebrae, em Parnaíba.

Comente

Pequisar