A vez dos receptadores

A vez dos receptadores

Há muito tempo já se disse mais de uma vez, aqui na coluna, que basta seguir o rastro do dinheiro para chegar aos verdadeiros culpados da maioria dos crimes. O caso dos episódios criminosos que envolvem os policiais militares e civis, alguns até já excluídos dos quadros das respectivas Corporações, muito bem demonstra a incredulidade das pessoas de bem, que logo se soma à perplexidade de se verem cada vez mais a mercê desse tipo de gente. Mas, para levar avante o trabalho de investigação, a polícia logrou êxito a partir de quando avançou por sobre o deslocamento do dinheiro, e a fonte do enriquecimento desses marginais. Então, se as escutas telefônicas comprovam os acertos, os ajustes, e a prática dos crimes previamente definidas e agendadas entre os agentes do mal, o rastro do dinheiro permite chegar a outras pessoas, que, no caso, são os receptadores, mancomunados com os bandidos, sendo a parte mais robusta da quadrilha, até porque é exatamente através deles que são feitas a lavagem do dinheiro, e a ocultação dos ativos da organização criminosa. Por isto mesmo, quando já se sabe que há empresários que recebe motocicletas e outros objetos furtados, literalmente, na condição de receptadores, há de se entender que a lei prevê a hipótese de participação de menor importância, para restringir a responsabilidade ou culpabilidade de cada um dos envolvidos. O que não é o caso. Afinal de contas, quem vende uma moto por 500 reais, sabendo que o preço é pelo menos dez vezes mais, e, da mesma maneira, quem adquire tais bens, nessas mesmas condições, não há como imaginar que pode frustrar a investigação e a reprimenda, que vem a galope em um passo fulminante, já que tudo foi levado a efeito pela capacidade e inteligência da polícia do Piauí. Essa história ainda vai render muito.

Corregedores Gerais da Justiça da Bahia, Tocantins e Piauí, desembargadores Salomão Resedá, João Rigo Guimarães e Hilo de Almeida Sousa (Foto: divulgação)

Julgamento

O TRF da 1ª Região se reúne hoje em Brasília, para decidir se recebe ou não denúncia do Ministério Público contra um magote de personalidades denunciadas na Lava Jato.
Entre os denunciados estão Joesley Batista, o ex-presidente da OAB-DF Juliano Costa Couto, o procurador da Republica Ângelo Goulart Vilela e vários outros.

Sigilo

Bolsonaro assinou decreto garantindo o sigilo de quem se dispuser a denunciar corrupção.
O risco é a denúncia se espalhar por todo o governo.

Mico

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, foi a Orlando nos Estados Unidos, participar de uma convenção da Honda.
Levado por Ciro Nogueira que tem várias concessionárias.
Mas o que o presidente do Senado, que teria usado até avião da Fab, tem com isso?

A lista tríplice

Os desembargadores do Tribunal do Trabalho do Piauí formaram ontem, a lista tríplice para o presidente Bolsonaro escolher o próximo desembargador.
Na lista, pela ordem, foram escolhidos Marco Aurélio, João Batista Luzardo e Polyanna Costa.

A favorita

A coluna arrisca dizer que, se a escolha fosse hoje, a nomeada seria Polyanna.
Tem gente poderosa junto a Bolsonaro simpático à nomeação da procuradora.

Tiro errado

A disputa política em torno das nomeações de juízes, desembargadores ou outros membros de tribunais às vezes provocam surpresas e decepções.
Ciro Nogueira, por exemplo, dava como certa a nomeação do advogado Astrogildo para juiz do TRE-PI.
Saiu Charles Max que dizem ter sido indicação de Heráclito Fortes.

De pijama

Mas ninguém consegue tirar nada de Heráclito Fortes sobre indicações ou poder no governo federal.
Ele apenas diz que está aposentado.

Advogados caros

Já se contam que foram escolhidos a dedo os advogados contratados para a defesa do prefeito de Bertolínia e familiares, presos por ordem do Tribunal de Justiça do Piauí, com acusações diversas de malfeitos de dinheiro público.

Advogados raros

Além de petista, Luciano Fonseca é também eleitor da primeira-dama, deputada Rejane Dias.
Mas a banca dos defensores da família estaria cobrando mais de R$ 1 milhão.

O preço

É esse preço, dizem os olheiros, é somente como início da conta a pagar.
Pelo visto, tem coisas que os advogados parecem saber mais que a polícia e a Justiça.

Eu fui advogado de JK

O ex-governador Hugo Napoleão lançou ontem na Assembleia Legislativa do Piauí, o seu livro “Eu fui advogado de JK”, que conta histórias vividas por Hugo junto com o ex-presidente Juscelino Kubitschek. 
O livro é prefaciado por Maria Estela Kubisthek Lopes, a filha de JK.

Agências do BB

O deputado federal Deputado Júlio Cesar foi ontem pedir ao vice-presidente do Banco do Brasil, Ivandre Montiel, que a instituição reabra agencias do banco que são primordiais para o desenvolvimento do Piauí.

Indutores econômicos

Júlio reclamou do fechamento das agencias do Banco do Brasil em Jaicós, que atende mais quatro municípios; a agência de Castelo do Piauí e da agência de Ribeiro Gonçalves.
Júlio César alegou que essas agências além de indutores econômicos, ainda têm a função social.

Nova Lei

Depois da aprovação da nova Lei de Regularização Fundiária na Alepi, cuja construção foi comandada pela Corregedoria Geral de Justiça, o Corregedor Hilo de Almeida, comemora a seleção de artigo sobre o trabalho do Fórum Fundiário de Corregedores Gerais de Justiça do Matopiba, na 21ª Conferência Anual do Banco Mundial sobre Terra e Pobreza, que acontece em março, nos EUA.

Modelo para o mundo

A Conferência, que é a mais importante do mundo sobre governança fundiária, vai reunir as iniciativas mais inovadoras da área. O desembargador Hilo de Almeida é presidente do Fórum, que ainda integra os Corregedores Gerais de Justiça do Maranhão, Tocantins e Bahia.

Agenda

Wellington Dias foi a Brasília anteontem e voltou por Fortaleza, ontem, onde parece participar de evento, hoje.
Aproveitou e trouxe a deputada Rejane Dias, de Brasília.

Aliás...

Ninguém vê Rejane Dias indo ou vindo de Brasília em avião de carreira.
Mas ela sempre vai às terças e voltas às quintas.

Boletim

Não se sabe o motivo, mas registraram B.O em delegacia de Parnaíba contra a delegada Cassandra Moraes Souza.

Ping-Pong
Carteiro, eu?

Candidato a deputado federal em 1994 pelo PT no estado do Ceará, o bancário José Pimentel, (piauiense de Picos), atualmente senador, vai a um debate na cidade de Sobral, quando é questionado por um dos participantes.

Debatedor: “Candidato como é que o senhor sai de Fortaleza pra vir pedir voto aqui em Sobral, se o senhor não sabe sequer um nome de rua da nossa cidade?”
Pimentel: “Meu amigo eu sou candidato é a deputado federal pelo PT, não é a carteiro dessa cidade não, viu?”.

Expressas

O Piauí registrou 47.962 crianças nascidas vivas somente no ano de 2018, o que significa um aumento de 2,28% em relação ao ano de 2017, que foi de 46.893 nascimentos. 

O diretório do partido Cidadania 23, consolidou a filiação de mais dois novos membros, o Policial Rodoviário Federal, Manoel Barros, e também a graduanda em Direito, Elenice Barbosa.

Neste sábado (07), às 9h, acontece o lançamento do catálogo da exposição “Fernando Costa: Da Santa Ceia e Outros Avulsos”, que esteve exposta na Galeria de Artes Visuais do Mercado Velho. 

Comente

Pequisar