A custosa justiça eleitoral

A custosa justiça eleitoral

Decididamente, a Justiça Eleitoral brasileira, a despeito de sua tão decantada rapidez e agilidade, terá que se reestruturar administrativamente a fim de se adaptar aos novos tempos de profunda austeridade fiscal. Tal como a Justiça Trabalhista, a eleitoral poderá ser a bola da vez quando o assunto é a extinção de órgãos considerados desnecessários ao funcionamento do Poder Judiciário. Semana passada se anunciou que serão gastos no próximo ano R$ 9 bilhões, que parece ser o custo das eleições municipais, cifras que assustaram até mesmo os parlamentares que foram convidados da presidência da Corte, em Brasília, para tomarem conhecimento das regras para o próximo pleito. Mas vendo-se os casos anteriores, e tomando-se como base o ano de 2017, o TSE tem um custo de pelo menos R$ 2 bilhões, sem contar com os custos para manutenção da justiça eleitoral também nos Estados – nos TREs – para custeio de diárias de servidores e principalmente as famigeradas horas extras, que não têm fim. Como na maioria do serviço público, a justiça eleitoral brasileira mantém um custoso e ineficiente quadro de servidores, aboletados em cargos superpostos e remunerações que destoam e humilham os valores pagos na iniciativa privada - e pelos mesmos trabalhos. São privilégios e vantagens descabidos que atentam contra a probidade administrativa, a ética e o decoro.  Por isso, não é exagerado afirmar que o futuro da Justiça Eleitoral está a depender da compreensão de que é preciso cortar na própria carne, sob pena de voltar a ser um mero órgão administrativo.

Diga com quem andas! Essa foto viraliza nos grupos de Whatsapp. O da esquerda vê o sol quadrado há pelo menos 12 dias. O da direita começou anteontem a cumprir um regime de engorda nas dependências da Irmão Guido. O do meio não é adivinho e, portanto, não sabe nada do que virá.

Superstição

Hoje é sexta-feira 13. Mas nem para os supersticiosos não há de ser nada.
O mês não é agosto.

Vai encarar?

De repente começaram a especular que padre Tony Batista seria um bom candidato a prefeito de Teresina.
A ser lançado pelos tucanos, of course.

Na Federal

Paulo Lages, pai da estudante assassinada Fernanda Lages, foi bater anteontem, na Polícia Federal, em Teresina.
Nada a ver com o tumultuado caso da morte da filha.

É dele, sim!

Ele foi à PF para falar num inquérito que queria saber se era de sua autoria o áudio onde aparecia em 2018 pedindo que os barrenses não votassem no candidato ao Senado Marcelo Castro.
Por óbvios motivos.

Confirmou

Paulo Lages confirmou que não só pediu para que os eleitores não votassem como trabalhou contra seu ex-aliado de partido, Marcelo Castro.

3ª do Brasil em inclusão

Dados do Ministério da Educação (MEC) informam que o Brasil conta com apenas 1.731 professores no Ensino Superior com algum tipo de deficiência e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) é um destaque positivo, ocupando a 3ª posição entre as instituições do país com maior taxa de inclusão (2,28%) de professores com deficiência, com 28 profissionais.

Dito pelo não dito

Frases camaleônicas produzidas nas últimas 24 horas por conta do vexame que resultou da votação em regime de urgência, da Emenda à Constituição no caso da reforma da previdência estadual.
O governador Wellington Dias chegou a produzir um rosário de frases que, convenhamos, um tanto desconexas que fazem o leitor descrer da sinceridade de seus propósitos.

Dito pelo não dito 2

A primeira frase: “Resolvi a questão da previdência do Piauí...os servidores daqui a 30, 50 e até 100 anos irão me agradecer”.
Apostar na longevidade do governador e dos que deverão lhes ser gratos é ser sobretudo otimista. Porque, certamente, ele e a grande maioria já terão se mudado desta para a outra vida.

Dito pelo não dito 3

Pelo sim, pelo não, Wellington Dias não precisa chegar aos 30, 50 ou 100 anos para agradecer a Themístocles Filho.
Deveria ser penhoradamente grato ao parlamentar já agora, sem precisar esperar tanto. Porque não fosse pelo comando do presidente do legislativo, a ‘urgência’ da tal reforma nem entraria em discussão.

Dito pelo não dito 4

Mas a coisa não ficou somente na primeira bravata. Veja outra pérola de frase do governador Wellington Dias: “com a folga que o governo terá (de caixa) já iremos reajustar os salários em 2020”.
Ele só esqueceu de completar que isso é coisa que o governo não faz há quatro anos.

O déficit positivo?

E, então, a pergunta que o leitor seguramente faria seria essa: como é que déficit de caixa se transforma, em curtíssimo prazo, em saldo positivo?
Porque o governo tem tornado público o seu desequilíbrio fiscal tão exaustivamente ao ponto de gente da própria equipe prever verdadeiro caos se os tais empréstimos aprovados pelo legislativo não se confirmarem.

Dois pesos

O presidente do Supremo Dias Tofolli derrubou a liminar do desembargador Alencar e mandou que a Assembleia Legislativa do Piauí votasse (como ocorreu) a emenda da reforma da previdência estadual.
O mesmo ministro barrou a da Assembleia Legislativa de São Paulo.

É partidário?

Aí os apressados vão dizer que o ministro, petista, ajudou o ‘companheiro’ índio, do Piauí e atrapalhou a vida do tucano Dória.

E dorme?

Viraliza nas redes sociais uma foto do médico Abdon Murad dormindo o ‘sono dos justos’ durante um voo.
Como Abdon é acusado de ter enganado centenas de pessoas, ficando com o dinheiro que elas aplicaram na sua pirâmide financeira, a pergunta que não quer calar é: como ele consegue dormir?

Top five

Até a divulgação bombástica de seus diálogos com o senador Ciro Nogueira, mostrando as bravatas do senador de que tem poder e pode tudo, o ex-prefeito Ronaldo Lages vivia quase na obscuridade.
Correndo com medo de oficial de justiça, principalmente, mas de repente, o homem subiu no top five.

Queimou tudo

Agora Ronaldo virou notícia por algo estranho e surpreendente: o ex-prefeito Ronaldo Lages até agora não sabe quem foi o criminoso que tocou fogo  na sua fazenda em Nossa Senhora dos Remédios. Queimou tudo.
É claro que não deve ter nada a ver com a conversa dele com o senador Ciro Nogueira. Não é?

Briga de egos

Parece estar havendo uma briga surda, silenciosa, entre membros da direção da OAB. Nos bastidores o que mais se comenta e se critica foi a presença da vice-presidente Allyne Patrício na Audiência Pública que discutiu o projeto da reforma da previdência estadual.
Porque seus críticos dizem que ali ela não representava a Ordem e fez um discurso mais ideológico do que propositivo.

Briga de egos 2

Nas redes sociais eles repassam a fala estridente e agressiva da vice-presidente da OAB contra o governo. Defensora Pública, Allyne Patrício chegou a dizer que a OAB vai derrubar o regime de urgência por achar inconstitucional.
E então, Celso, ela falou ou não, em nome da Ordem?

Personalidades

O Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí premia, hoje, várias personalidades e entidades que se destacaram em 2019 no Piauí.
Serão homenageadas, dentre outras figuras, o desembargador Edvaldo Moura, a professora Socorro Barreto, coordenadora da Escola do Legislativo.
A solenidade ocorrerá as 19 horas no auditório do Tribunal de Justiça.

O caso real

O personagem do Ping-Pong de hoje deixou de ser nomeado fiscal fazendário, porque na época preferiu o emprego na antiga Fadep e hoje é bibliotecário na Uespi.
Deve ser um mundo de lamentações até quando imagina quanto é o salário do auditor fiscal.

Ping-Pong 
Do mato eu já vim...

Líder político de Oeiras negocia apoio a Hugo Napoleão, na campanha eleitoral para o governo em 1982. É o voto pelo emprego para o filho, Heberdon que, depois da vitória, vai procurar o governador no Palácio de Karnak.

Hugo (muito solícito): “Tenho duas opções para você. Uma vaga na 4ª Regional da Fazenda ou um cargo na Faculdade estadual que vai ser implantada...”
O filho (pensativo): “Governador, do mato eu já vim. Prefiro mesmo esse emprego em Teresina do que voltar para a fazenda”.

Expressas

As mulheres em situação de violência atendidas pelo Centro de Referência Esperança Garcia (CREG), participam hoje de mais uma atividade do projeto “Elas Dançam”. 

O projeto é uma iniciativa do CREG em conjunto com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM) e acontece uma vez ao mês.

O promotor de justiça Antenor Filgueiras Lôbo Neto instaurou inquérito civil contra o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, para investigar a cessão do prédio onde atualmente funciona a escola militar da cidade. 

Comente

Pequisar