Quem desligou as máquinas da Usina?

Quem desligou as máquinas da Usina?

Desde o dia 27 de março passado, sem que tenham apresentado qualquer problema técnico, duas das quatro máquinas da Usina de Boa Esperança, estão paradas num momento  em que os especialistas chamam de ‘alta hidraulicidade do rio Parnaíba’, quando estão jogando água do reservatório diretamente no rio  sem gerar energia elétrica. Até agora na Chesf ninguém conseguiu explicar, mas o  que se especula é que em plena ação de combate ao COVID-19 o governo estaria preferindo a geração de energia elétrica por usinas térmicas em detrimento da geração hidráulica. Então, não custa perguntar: a quem interessa deixar de gerar energia elétrica através de uma usina hidrelétrica, com todas as suas máquinas disponíveis, para gerar energia elétrica através de uma usina termelétrica? As decisões do planejamento e da operação de um sistema elétrico têm padrões específicos, dentre estes, a predominância de uma geração hidráulica com participação de usinas com capacidade de regularização e a diversidade hidrológica das bacias hidrográficas que permite a complementariedade da interligação elétrica entre regiões geográficas. Neste aspecto, entendem os especialistas, a operação de um sistema elétrico com predominância hidrelétrica, com regularização plurianual, deve ser integrada. De forma que, as vantagens da geração hidráulica são sua flexibilidade e sua combinação de baixo custo da água e o alto rendimento das máquinas que geram a energia elétrica, uma vez que a usina hidrelétrica aproveita a água do rio, em muitas das vezes, para a construção de reservatórios para armazenar a água a um custo muito baixo. Consultado, experiente técnico do setor lembra que neste exato momento a carga do Brasil é de 63.244,4 MW e está gerando 56.973,7 somando-se a geração hidráulica, nuclear, eólica e solar e mais 6.271,1 MW de geração térmica. Destes, 2.205,9 MW estão sendo gerados nas termelétricas do Nordeste. E, por aí, a pergunta que não quer calar é: quem responde por essa inusitada, estranha determinação de reduzir a produção de energia da usina de Boa Esperança?

Flagrante da colação de grau antecipada, dos alunos do último período do curso de enfermagem da UniNovafapi. Por decisão judicial.

João Jr

O empresário João Claudino Jr apareceu ontem, em vídeo, com mensagem aos seus companheiros das várias empresas do Grupo Claudino comunicando que estava a caminho de sua casa.
Assim como ocorreu com o jornalista Marcelo Magno, João Jr saiu do estágio positivo da Covid-19, está contando a história e, por assim dizer, mostrando que escapou de tão nefasta doença.

Não teve a mesma sorte

Dona Gládia Girão, esposa do empresário cearense Luiz Prata Girão, faleceu anteontem, em Fortaleza, com teste positivo para coronavírus.
Os amigos que os conhecem, dizem que Gládia era como mãe para o diretor da Delta, Oderman, também falecido e que, por sua vez, contaminou o prefeito Antônio Felícia, de São José do Divino.

Colação antecipada

Por pura habilidade do jovem advogado Oscar Portela, 23 alunos do último período do curso de enfermagem conseguiram a diplomação, ontem, por decisão da justiça.
A antecipação da colação de grau se justificou sob alegação de que todos deverão trabalhar no combate ao coronavírus.

Cartórios funcionando

O CNJ determinou ontem, o funcionamento de todos os cartórios – ainda que nos locais onde se observa a quarentena - , mas em trabalho remoto, à distância, por meios digitais.
O atendimento presencial será exceção e desde que com prévio agendamento.

Evitar aglomerações

Até anteontem, os cartórios do Estado permaneceram totalmente fechados.
Desde segunda-feira funcionavam apenas os atos urgentes de algumas atribuições dos cartórios de Imóveis e Registro Civil.
O grande desafio dessa decisão do CNJ, anunciada ontem, será evitar aglomerações.

Justiça

Ontem, se divulgou que a 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça soltou, dia 27 passado, todos os presos da operação Dictum.

Injustiça

A Justiça só não decidiu, ainda, foi pela soltura dos advogados e um servidor da prefeitura de Bertolínia, cujas prisões já passaram dos 90 dias?

Qualidade do leite 

Documento emitido pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) garante a segurança no consumo do leite e derivados deste, oriundos de empresas que passam pelo crivo dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), Estadual (SIE) e Federal (SIF).

Isentos

A nota técnica evidencia que, tanto o leite, quanto seus derivados, estão isentos de qualquer risco de contaminação por qualquer microorganismo, incluindo o novo coronavírus causador da Covid-19.

Coisa pequena 1

O presidente do TRE desembargador Paes Landim convocou sessão administrativa anteontem e sugeriu o nome do jurista Jesualdo Cavalcante Barros para o arquivo do tribunal.
Mas, por questão levantada pelo desembargador Olímpio Galvão, a votação saiu empatada.
Landim, como propôs a homenagem, não quis desempatar em causa própria.

Coisa pequena 2

Olímpio Galvão aduziu que o CNJ havia suspendido as sessões no TRE - no caso do julgamento de Carmelita - mas Landim observou que o conselho não tem competência tais procedimentos no tribunal eleitoral.
Por vaidade, desconhecimento, política, ou pura bizarrice, deixaram de homenagear um sujeito honrado, como era Jesualdo.

Aliás...

O CNJ não tem competência, no entendimento de alguns advogados, para se manifestar em matéria eleitoral.
E, além do mais, não havia proibição para sessão administrativa, que trata de assuntos internos do tribunal.

Votos contra

No caso da votação contrária à proposta de homenagem a Jesualdo Cavalcante, acompanharam a posição de Olimpo Galvão os juízes Antônio Soares e Aderson Nogueira.

O orfanato 

O Ministério Público esclarece que foi por decisão judicial que as crianças do orfanato citado aqui na coluna foram para as casas dos funcionários. 
Buscou-se, segundo a informação, tirar as crianças do estabelecimento nesse período de crise do coronavírus, mas todas são bem tratadas. 

Com desconto

Trabalhar no cartório do 2º ofício de Teresina não é mole, não. 
Os funcionários tiveram descontados de seus salários o período imposto pela quarentena do coronavírus. 
Tá vendo, desembargador Othon?

Poder de Polícia

O prefeito Firmino Filho tem mostrado que não descura do seu poder de polícia para fazer cumprir suas determinações no tocante à prevenção ao coronavírus.
Mesmo existindo liminar que assegurava o funcionamento da fábrica da Ambev de Teresina, funcionários da PMT foram fechá-la, ontem, e ainda levaram o gerente preso.

Produção de álcool

Desde o início da Covid-19 a fábrica de Teresina reverteu parte de sua capacidade para passar a produzir 1000 litros diários de álcool líquido 70% para distribuição gratuita aos hospitais públicos municipais, e também à empresa Botica, que conta com o insumo para sua produção de álcool em gel.

Prejuízos

O Portal AZ ouviu especialistas que entendem que uma decisão de paralisação da produção fabril afetaria diretamente o abastecimento de supermercados e as operações de delivery essenciais à população neste momento. 

Beba água!

Não se sabe se o vídeo é recente ou bem antigo, mas viralizou nas redes sociais as imagens de Mão Santa (com sua santinha Adalgisa), um amigo e um tocador de violão fazendo arremesso ao copo.
E virou piada: era Mão Santa querendo matar o vírus boiola com água, mas a água que passarinho não bebe.

Segurança

Em sessão virtual na Câmara de Vereadores de Teresina, Aluísio Sampaio (Progressistas) apelou para que o comando da Segurança Pública reforce a segurança em áreas de Teresina menos movimentadas.

Ping-Pong
História e votação

Quando governador do Piauí, Freitas Neto foi a Oeiras. Um séquito de oeirenses ilustres o acompanha na visita a vários prédios do casario histórico da cidade. Freitas se dirige ao Solar dos Ferraz. O prédio precisava de uma restauração e a visita tinha por objetivo sensibilizar o governador para que liberasse os recursos necessários à obra. Freitas, atento a tudo, ouve explicações de Pedro Ferrer de Freitas e outros eruditos oeirenses. 

Ferrer - "Governador, neste local funcionou a primeira Câmara Municipal do Piauí."
Freitas - "Ferrer, em história em não estou interessado, porque sei que aqui também funcionou uma sessão eleitoral e eu venci por ampla maioria o meu adversário."

Expressas

O Conselho Regional de Medicina do Piauí pediu a suspensão por 15 dias de serviços não essenciais prestados em clínicas, consultórios, hospitais e ambulatórios médicos do estado. 

A determinação faz parte do decreto do governador Wellington Dias que prorrogou a quarentena no Piauí até 30 de abril por causa da pandemia de coronavírus. 

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou que subiu para 19 o número de casos positivos de coronavírus no Piauí. O novo caso trata-se de uma idosa com mais de 60 anos de Teresina. 

Comente

Pequisar