O controle das marés

O controle das marés

Existe um amplo e novíssimo empreendimento imobiliário no litoral que está chamando a atenção de todos, pelo gigantismo, pelo valor agregado, pela localização do terreno, e, especialmente, pela rapidez com que o projeto está em vias de se transformar em uma realidade. Pelo que já se viu, inclusive em recente vídeo publicitário de pré-lançamento do Resort, a área será de quase dois milhões de metros quadrados, de frente para o mar, em uma região privilegiada, tudo coisa de primeiro mundo. O que está causando um justificável frisson no mercado imobiliário da região, também causa preocupação para aqueles que tratam do meio ambiente, que, certamente, pode vir a sofrer alterações por conta do majestoso empreendimento. O hilário vem depois: dizem que um empresário quase falido, que chegou a vender o seu negócio de alimentos, estaria por trás desse empreendimento. Ou, na verdade, estaria sendo ele a ponta do iceberg do negócio, que evolveria outros privilegiados e bacanas, sendo que o verdadeiro financiador seria um riquíssimo empresário de um setor sem qualquer vínculo com turismo ou hotelaria, mas que pode perfeitamente arcar com as custas do negócio até que seja concretizado financiamento com um banco oficial. O problema é que tal empreendimento estaria violando as regras do meio ambiente e, por isso mesmo, já teria inclusive provocado a exoneração da chefe do Serviço de Patrimônio da União que estaria fazendo a defesa da ecologia. Por isso, o testa de ferro estaria encontrando apoio em deputado que se encarregaria da cobertura político-administrativa a essa aparente violação das regras de meio ambiente. Então, é esperar os próximos movimentos dessas pessoas e do negócio, para que se possa esclarecer melhor os fatos, e tornar possível uma investigação do Ministério Público Federal ou da própria Polícia Federal.


Charlles Max seria um dos candidatos à vaga de desembargador pela OAB (Foto: divulgação)

O preço da coragem

Ana Célia foi exonerada da direção do ICMBio por ser contra ao milionário investimento no litoral piauiense que viola as normas do meio ambiente.

A  vaga de advogado no TJ

Com a proximidade da aposentadoria do desembargador Brandão de Carvalho, surge a disputa nos bastidores da vaga que será aberta antes do final do ano.
Como já se disse aqui, seriam dois os protegidos de um só protetor, mas a preferência seria pelo mais próximo. 

Chico Lucas

Agora já se fala até em Chico Lucas, ex-presidente da OAB-PI, que, por seu turno, estaria com apoio de gente poderosa do governo e seria também candidato de Celso Barros.

O outro

Entrou na disputa, também, o advogado José Wilson, que é Procurador do Município.
Wilson estaria na disputa com Agrimar, também ex-juiz eleitoral.

Charles

Outro candidatíssimo seria Charlles Max, atual juiz eleitoral,  que também tenta o apoio de Celso Barros.
Mas é incerto.

O tempo

O fato é que, com a aposentadoria de Brandao no próximo dia 15 de outubro, não há tempo hábil de realizar todas as etapas do certame e, ao que parece, já se diz que a OAB poderia declarar a vacância do cargo de desembargador (e pode?), logo após a data de outubro, para conseguir indicar um de seus preferidos, sem a passagem pelo voto direto dos quase 10 mil advogados piauienses.

Tudo ou nada

Nessa via, excluída a votação aberta, surge a etapa seguinte, de imediato, em que o Conselho da OAB escolhe uma lista sêxtupla e a remete ao TJ, que filtra e reduz os nomes, escolhendo uma lista tríplice, que envia ao Governador, que nomeia o escolhido.
Muita coisa pode acontecer, até porque tem alguns outros nomes de peso que estão se movimentando nos bastidores.

Vagas do lado de lá

Os desembargadores Raimundo Nonato Magalhães Melo e José Bernardo Silva Rodrigues, do Tribunal de Justiça do Maranhão, deixaram a Corte no mês passado e neste mês, e o TJ/MA já publicou os editais para preenchimento das respectivas vagas, que caberão a juízes de terceira entrância, por antiguidade e merecimento, respectivamente.

Vaga do lado de lá 2

Ainda se encontra vago um terceiro cargo de desembargador no Tribunal do Maranhão, em decorrência do falecimento da desembargadora Cleonice Silva Freire, ocorrido no dia dois de janeiro de 2021, que deverá ser preenchido pelo critério de antiguidade.

Esquisitice

A nova gestão da cidade de Sigefredo Pacheco parece sinalizar que tudo será diferente em relação ao antecessor.
Vai realizar um teste seletivo para preenchimento de 27 vagas.

As vagas

O prefeito quer: um médico, quatro enfermeiros, dois dentistas, um psicólogo, um nutricionista, um fisioterapeuta, um fonoaudiólogo, dois técnicos em enfermagem, dois técnicos de higiene bucal, um assistente social, um psicológico (para o Cras), dois professores de matemática, seis professores polivalentes, um nutricionista (a critério da administração).

Sem revisão

A começar pelo edital do teste seletivo para várias categorias, em que deixa claro no item 9.7: “em nenhuma hipótese será aceito pedido de revisão da resposta ao recurso de gabarito oficial, definitivo, bem como contra o resultado final das provas”.

Demissíveis

Os três primeiros meses de vigência do contrato serão considerados ‘períodos de experiência’ e a perduração do contrato nos meses seguintes somente se confirmará se for de interesse da administração pública.
Traduzindo: o candidato trabalha em regime de experiência e, na hora em que deve ser contratado, ainda que o candidato não tenha cometido qualquer falha, vai depender do gosto do prefeito.
Acaba não, mundão!

Os primeiros

Virou piada: os primeiros a serem vacinados no Piauí, com as pouco mais de 60 mil vacinas seriam Wellington Dias, que é índio e Robert Rios, por ser cuidador do Pessoa.

Pegue légua

A polícia já descobriu que é de dois jovens (namorados) um bonito rancho localizado Palmeirais.
E eles seriam os ‘Faz Tudo’ do deputado Francisco Costa, e, por ser assim, mantém domínio no hospital Tibério Nunes, em Floriano e de absoluto controle na Secretaria de Saúde de Palmeirais.

Os donos do cofre

Antigamente, os deputados estaduais contavam os prefeitos que ajudavam eleger, e eram, por assim dizer, os prefeitos do deputado e seu grupo, pelo menos para assuntos políticos.

Os donos do cofre 2

Hoje em dia, além dos deputados, também são ‘donos’ do prefeito os intermediários de verbas públicas e os agiotas, de dinheiro privado, que colocam na campanha para depois receber em obras e serviços, quando não são eles mesmos detentores de contratos que vão da merenda escolar ao controle do lixo nas cidades onde investiram.

Os donos do cofre 3

Já se pode entender que antigo poder político está mudando de mãos, e quem efetivamente controla os prefeitos é também o dono do dinheiro e da chave do cofre público municipal.

Que história é essa?

A Universidade Federal do Piauí, irá celebrar convênio com o Tribunal de Justiça, onde a primeira ofertará cursos de mestrado e doutorado para servidores do Poder Judiciário Estadual, inclusive magistrados?

Cadê o edital?

Essa, sem dúvidas, seria uma excelente parceria, se aquela dita instituição de ensino não fosse pública, e, esse ato não  ferisse os princípios da administração preconizados na  Constituição Federal.
Ora, quem quiser fazer uma pós-graduação numa instituição de ensino superior pública, tem que se submeter ao crivo de uma seleção rigorosamente definida em edital.
Como dispensar essa formalidade?

Ping-Pong
Sem termos de acordo

Artur Bernardes, presidente do Brasil entre 1922 e 1926 foi governador de Minas entre 1918 e1922. Quando assumiu o governo mineiro resolveu demitir todos os adversários, mas não quis exonerar o diretor da Imprensa Oficial, Augusto de Lima, preferindo que ele pedisse para sair. Mandou até Lima um emissário.

O emissário: “Dr Augusto Lima, como o senhor sabe, o Dr. Artur Bernades...”.
Augusto Lima: “Sei, sei...”.
O emissário: “Vou falar logo, Dr. Augusto. O Dr. Artur Bernardes mandou sugerir que o senhor peça demissão”.
Augusto Lima: “Alto lá! Ao adversário não peço nada, nem demissão”.

Expressas

E ontem o Piauí recebeu mais de 60 mil doses da Coronavac, vacina contra o coronavírus. Seis profissionais de saúde de Teresina foram os primeiros vacinados.

A Guarda Civil Municipal de Teresina iniciou a operação Vita, que busca coibir a disseminação da pandemia do novo coronavírus.

O comandante da GCM, coronel Nixon Frota, informou que foi montada uma equipe interdisciplinar de guardas para atuar nessa operação. 

Comente

Pequisar