Um debate legítimo

Um debate legítimo

Tem havido todo tipo de especulação feita por jornalistas e políticos sobre o espólio político de Firmino Filho, cuja morte trágica, continua desnorteando todo mundo. Não se está falando de uma pessoa qualquer, mas de um líder político que por quase três décadas foi prefeito da cidade por quatro mandatos, elegeu seu sucessor ao cabo do segundo mandato (Sílvio Mendes), que se reelegeu para um segundo mandato em primeiro turno com 68% dos votos. Firmino é uma figura grande demais para que, ainda no fragor da sua morte, haja legitimidade na discussão sobre a sua herança política, um legado nada desprezível, um capital político-eleitoral com força o bastante para, antes de sua morte trágica e repentina, fazer dele um nome para a disputa dos cargos de governador e senador em 2022. Assim, inadequado é se tratar o tema como uma ação nefasta dos aliados do ex-prefeito. É uma visão tola da realidade, porque uma vez que a morte de Firmino cria um gigantesco vazio político-eleitoral, é legítimo e compreensível que seus aliados tratem de manter os espaços eleitorais que o ex-prefeito manteve em Teresina, em boa parte pela força pessoal, por sua determinação, vontade de vencer, capacidade de trabalho. Obviamente que quando se fulaniza essa discussão, está-se apequenando o debate, bem assim cometendo, no mínimo, uma indelicadeza com a memória de quem cedo partiu. Porém, em política não se pode discutir somente ideias. É preciso que as ideias e as opiniões sejam lideradas, de modo que é bastante razoável o aceite ao surgimento de nomes em torno dos quais pode ser mantido e mesmo expandido o capital político e eleitoral deixado pelo ex-prefeito. E como já se disse aqui, ontem, nada mais natural que sua viúva, Dona Lucy, por ser política, detentora de mandato de deputado estadual, companheira de todas as horas e ter capilaridade eleitoral,  assuma o comando. Ela é, sim, a herdeira desse invejável espólio.

Edson Melo e Washington Bonfim sugerem um memorial para Firmino Filho (Foto: Rômulo Piauilino / PMT)

Família aflita

Com covid, Rejanne Viera Alencar Matias teve que ser submetida a cesariana na maternidade Evangelina Rosa, nascendo o bebê, de sete meses.
Ela está na UTI, mas a família, apesar de sucessivas ligações e idas e vindas à maternidade, há mais de 24 horas não tem notícia de seu estado de saúde. Todos estão muito aflitos.

Maldade

Não existe limite para a maldade das pessoas. A boataria em torno da morte de Firmino Filho desrespeita o falecido e sua família.
O tempo, senhor da razão, pode punir quem assim age.

Veneno

A coluna encaminhou ao delegado Barêtta áudio e mensagens de WhatsApp onde tipos asquerosos fazem ilações infames sobre Firmino.
É fácil chegar à fonte venenosa dessas mensagens e responsabilizar criminalmente cada um que compartilhar. 

Denúncia

Delegado de polícia civil, o vereador Samuel Silveira fez Boletim de Ocorrência em delegacia de Teresina para que se apure o festival de leviandades que os canalhas estão espalhando em redes sociais.
E o delegado que investiga não precisa nem mudar de planeta.

Memorial

Edson Melo e Washington Bonfim, amigos de Firmino Filho, mencionam a ideia de se fazer um memorial para lembrar o ex-prefeito. Uma ideia boa, considerando que Firmino tem uma presença grande demais na cidade no último quarto de século.

Museu

Já tem gente sugerindo que o memorial seja feito no prédio antigo da Câmara Municipal, em obras para abrigar o Museu da Imagem e do Som  - MIS.
Mas é preciso lembrar que o MIS já tem um homenageado, o jovem jornalista e produtor cultural Júnior Araújo, a quem, aliás, Firmino Filho não somente deu ouvidos como deu muito apoio.

Herança

A discussão sobre quem seja o nome que pode aglutinar em torno de si o espólio político e eleitoral de Firmino Filho passa, mesmo que muitos não queiram, pela figura de Sílvio Mendes, a quem o ex-prefeito respeitava muito.
Os dois mantinham relações cordiais, mas Sílvio não estava mais se ocupando tanto de política..

Quieto

Sílvio Mendes segue quieto como sempre esteve durante a campanha e depois de passada a eleição. Mesmo que lhe peçam uma declaração, ele segue uma esfinge.
Mas mesmo que não fale, já há quem fale por ele. E como há.

Dando pitaco

Ontem, entrevistado na TV Cidade Verde, o senador Ciro Nogueira (PP) citou o ex-prefeito como o nome que pode aglutinar o grupo político.
O senador não menciona, mas Silvio Mendes poderia ser um bom conselheiro para Lucy.

Surreal

Não se sabe como ou por que, mas o fato é que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Teresina aplicou uma multa de R$ 354,02 no município de Dom Expedito Lopes, por despejo de lixo em local inadequado.

Conversa fiada

Vereadores do PP que estão aderindo à base aliado do prefeito Dr. Pessoa alegam que a direção do partido não conversa com eles.
Júlio Arcoverde, presidente estadual do PP, diz que isso é conversa fiada de quem quer aderir e não sabe que desculpa dar.
Falta-lhes o santo óbolo.

Chapa parnaibana

Gracinha Moraes Souza deve ser candidata a deputada estadual. Vai fazer dobradinha com o primo, Zé Filho, que pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Pelo campo governista, o ex-prefeito Florentino Neto quer ser deputado federal fazendo dobradinha com o deputado estadual Dr. Hélio.

Vai pra onde?

Com essa aproximação do ex-governador Wilson Martins (PSB) e o Palácio de Karnak pode estar de saída do partido o deputado estadual Gustavo Neiva.
Mas o PSB poderá ser o endereço de parlamentares do PTB e do PP que Wellington Dias quer em seu palanque em 2022.

Carros pipas

Afinal, a secretaria da Defesa Civil, que seria o butim a ser entregue ao PSB, tem muito o que oferecer para os que chegam.
Os carros pipa garantem. 
O deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) quer incluir jornalistas em grupo  prioritário de vacinação contra a Covid-19.
O deputado anda um pouco atrasado porque em Teresina jornalista já está na lista.

Vereador intermunicipal

Quando a falta de atenção fala mais alto! O vereador Vitor Paixão, de São Raimundo Nonato, copiou “ipsis litteris” uma lei que permitia abrir as igrejas no Rio de Janeiro, e a apresentou na Câmara de São Raimundo.
Não se sabe se vai colar.

Lá vem!!!

Bolsonaro deve vir a Teresina por esses próximos meses. Possivelmente em agosto.
Para formalizar doação de área federal para a prefeitura. 

Peça descartável

Bolsonaro nem desconfia, mas com esse amplo domínio sobre os investimentos do Governo Federal, o centrão pode se dá ao luxo de descarta-lo quando bem entender.
E o caminho é o impeachment.

Vulnerável

Basta ver que os parlamentares, como desta o Estadão, terão controle de mais da metade dos investimentos federais.
Isso enfraquece o presidente e só o torna vulnerável ante a sede de poder de Ciro Nogueira, Waldemar da Costa Nero, Roberto Jefferson, Arthur Lira e outros menos notados.

Carlos Lobo

Lamentada a morte do advogado Carlos Lobo, de covid-19.
Lobo tem uma invejável história de vida - bem vivida - a partir dos cargos que ocupou nos anos 60 no Rio de Janeiro, militando ao lado de importantes figuras da política nacional.

Brava atuação

Após a redemocratização Lobo foi vereador de Teresina e secretário de segurança pública, no governo Mão Santa.
Os pêsames da coluna dona Maria José, à jornalista Fernanda, extensivos a toda a família.

Covid

O Piauí registrou ontem perto de mil casos de covid-19 e 38 mortos.
Nos últimos dois dias, Teresina tem liderado com mais de dez mortes por dia.

Ping-Pong
Muita calma nessa hora

Carlos Drummond de Andrade era chefe de gabinete do ministro da Educação Gustavo Capanema. Certo dia, o deputado Atílio Vivaqua, do Espírito Santo, tinha pressa de entrar para falar com o ministro e bradava ser representante do povo. Drummond ouve e vai até ele.

Drummond: “Quem é o representante de O Povo?”
Vivaqua: “Sou eu, um representante do povo que está sendo aqui maltratado”.
Drummond: “O senhor é apressado demais. O representante do Correio da Manhã, um jornal muito mais importante que o seu, está ali, aguardando com calma e não reclamou. Aguarde também”.

Expressas

Enquanto boa parte do país já está próximo de vacinar pessoas na faixa de 60 anos para baixo, só amanhã é que a prefeitura de Teresina começa a imunização de quem tem 67 anos.

Importante lembrar que começa na segunda a campanha de vacinação contra a gripe. Idosos estão também na fila das prioridades.

Escolas deverão ser usadas para a vacinação, com forma de reduzir a presença das pessoas em unidades de saúde.

Comente

Pequisar