Memória eleitoral

Memória eleitoral

Sobre o comentário “Eleição e fogo de monturo”, postado sábado (12), em que Mão Santa, recém-defenestrado do PPS de Lucídio Portela, abrigou-se no PMDB e por ele foi candidato a governador em 1994, onde nem ele mesmo acreditava sair vencedor, este colunista lembra aqui um episódio que marcou o inicio da campanha eleitoral do parnaibano. Além de candidato de si mesmo Mão Santa começou a ser levado para municípios da região norte, por Tomás Teixeira e João Henrique Sousa. Tomás levava a tiracolo o engenheiro Pedro Augusto Freire, agradável figura, que Mão Santa não conhecia. Era manhã de sábado: Mão Santa discursa em cima da carroceria de um caminhão na cidade de Esperantina para os correligionários do próprio PMDB, que eram poucos e alguns trabalhadores que foram à feira livre e, de repente, surge lá embaixo do palanque, no meio do povo, uma figura que gritava “muito bem Mão Santa”. Na cidade seguinte, Joaquim Pires, Mão Santa discursa e aparece novamente aquela figura, lá embaixo, gritando: “Muito bem, Mão Santa!”. Seguindo para Porto, novamente está lá o cidadão, injetando gás na campanha: “Muito bem, Mão Santa!” Com a repetição da cena e sendo o incentivador a mesma pessoa, Mão Santa chama sua esposa Adalgisa de lado e pede que ela observe o gritador que os acompanha desde Esperantina. Encerrando a turnê em Luzilândia, Mão Santa é apresentado a Pedro Augusto, o gritador do bordão e diz para Adalgisa: “Tá vendo, além de mim tem outros loucos que acreditam na nossa candidatura”. E de fato, outros Pedro Augusto aderiram à campanha, fazendo-o governador.


A leoa, deitada, por não sustentar-se em pé, seguramente por falta de alimentação e os devidos cuidados (Foto: Vitória Pilar / Portal AZ)

Olha aí, Wellington!

Quem visitou o Zoobotânico, cuja mentira oficial é a da sua revitalização, que custou mais de R$ 600 mil, aposta que a pobre leoa que só está o pelo e os ossos, não chega ao final do mês, viva.
Se disserem isso ao governador ele vai querer que você acredite que o zoo é o do Maranhão.

Ato criminoso

Num governo onde tudo é loteado, chega a ser criminoso o procedimento da Secretaria do Meio Ambiente em relação ao parque Zoobotânico. Gastou mais de meio milhão numa suspeita reforma para o parque ficar pior.
Nota-se que eles fingem que fazem a reforma, fingem que os animais estão bem tratados, fingem que trabalham.

Andarilho sem rumo

Governo que não se preocupa com o bem estar dos animais silvestres que mantém sob custódia, não tem, também, qualquer responsabilidade com o bem estar da própria população.
Mas o governador, um verdadeiro andarilho sem rumo, finge que está tudo bem.
O Ministério Público precisa intervir nisso, urgentemente.

Território carimbado

No loteamento dos entes governistas, coube à deputada federal Margarete Coelho o ‘território’ da Secretaria do Meio Ambiente, no que ela empregou a irmã, Sádia, que tem demonstrado muita aversão ou total desconhecimento do tema.
Pior é que em se tratando de Zoobotânico, a incompetência de quem deveria cuidá-lo só sobra para os pobres animais.

Filme velho

Mas a deputada, assim como faz com as vantagens no governo federal, não larga o que detém aqui, mesmo estando o líder do seu partido, Ciro Nogueira, em direta oposição ao governador.
A deputada está encenando um filme velho, que todos já viram: o de ser governo até as convenções partidárias.

Licitação do Zoo

Olha a ironia: hoje, ser a realizada a licitação da parceria público privada do próprio Zoobotânico.
Fica a impressão de que, com a tal reforma, tentaram maquiar a coisa para impressionar o comprador.

Muita terra

Ações discriminatórias do Interpi para verificar as extensões de terras devolutas do estado estão sendo feitas nos municípios de Capitão de Campos, Piripiri, Lagoa de São Francisco, Riacho Frio, Sebastião Barros.
As áreas a serem demarcadas em favor do estado somam 525 mil hectares.

Casa cheia

Como já se anunciou à exaustão, Dr. Pessoa confirmou o seu genro André Lopes, no cargo de secretário de Governo, defenestrando do lugar Adolfo Nunes que, como consolo, presidirá a Arsete, agência reguladora.
O prefeito Pessoa é um familiocrata. Quando se trata de despender recursos públicos, of course.

Casa esvaziada

Secretaria de vasta atuação durante os mandatos tucanos, a pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) está cada vez mais esvaziada. Perdeu a atribuição de asfaltar vias urbanas, de gestão dos serviços de limpeza e coleta de lixo.
Restou-lhe a iluminação pública e a habitação, esta em baixa porque o governo federal, que financia o grosso dos projetos, fechou as torneiras faz tempo.

Alta rotatividade

Marcelo Miranda Sena é o terceiro nome a passar pela Superintendência de Desenvolvimento Rural em seis meses da gestão de Dr. Pessoa.
O primeiro ocupante do cargo foi Ricardo Augusto Melo Rêgo Monteiro, sucedido por Marcelo Christian Santos Silva.

A média

Marcelo Miranda Sena foi nomeado semana passada e, devidamente informado que na cadeira ninguém esquenta muito o assento.
Por enquanto a média dos que ficam por lá é de dois meses, por superintendente.

Riscos

Uma lei resultante de projeto do deputado estadual Franzé Silva cria no Piauí o Formulário Eletrônico de Avaliação de Riscos Esperança Garcia, que será usado de modo permanente como política de Estado na prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar praticada contra meninas e mulheres.
A lei foi sancionada semana passada pelo governador Wellington Dias.

Junior Morais

Ainda é tempo de abraçar Júnior Morais, que aniversariou ontem.
Rapaz de muitos amigos, ele recebeu felicitações de todas as partes do país.
O ex-prefeito Silvio Mendes, lhe fez comovente dedicatória.

Vaquejada

O Ministério Público, já que o governo estadual a tudo permite, deveria acompanhar a realização de vaquejadas, principalmente no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde.
Taí um evento desnecessário que só serve para afagar o ego dos novos ricos do setor.

Sem sentido

Além dos maus-tratos aos animais, esse evento, em plena pandemia não se justifica, porque, como se disse, os frequentadores são os de maior poder aquisitivo.
Que, por isso mesmo, provocam aglomeração.

Na contramão

A coluna engoliu mosca quando informou, ontem, que, por estar licenciado, Chico Lucas, diretor do Interpi, ficaria de fora do processo eleitoral na OAB.
Nada disso. Lá mesmo na OAB, a informação que circula é de que o homem faz campanha no interior para o candidato do juiz do TRE.
Fala aí, Chico!

Pegou mal

A declaração do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, em entrevista à TV Clube tem repercutido nacionalmente.
Ele afirmou que a vacinação das mulheres acontece pela manhã porque, segundo o médico, elas precisam ‘voltar cedo para fazer comida’.

Machismo?

Nas redes sociais muitos usuários relataram que a fala de Gilberto foi machista. Já outros, afirmam que não viram maldade na declaração do presidente da FMS. Complicado!
Em Teresina, mulheres são vacinadas das 9h às 13h.

Justiça sendo feita

O Tribunal de Justiça do Piauí condenou os réus Danilo Veras dos Santos a 67 anos e 11 meses de reclusão e Joelma Pinto da Costa a 59 anos e dois meses de reclusão, em regime fechado pela prática dos crimes de homicídio qualificado contra os próprios filhos, de 11 anos e cinco meses.
Vade retro, satanás!

Boa notícia

Em Teresina, os casos de covid-19 caíram 19% e de óbitos, 18%. De acordo com o infectologista Walfrido Salmito, esse resultado tem influência do número de pessoas que já foram vacinadas.
Apesar do bom indicativo, o médico alerta que a covid-19 é uma doença imprevisível e possível de ter outra onda.

Lamentável

Ana Valeska Araújo, que foi morta pelo ex-marido no sábado (12), relatava que sofria ameaças e pedia aos colegas de trabalho para que não a deixassem andar sozinha, segundo revelou a delegada Luana Alves em entrevista ao Portal AZ.
Sim, e o que a policia, o MP e a justiça fizeram?

Sem justiça

Nada foi feito. Aliás, foi. Ana Valeska se tornou mais uma vítima de feminicídio no Piauí.

Ping-Pong
É mentira da Dindinha

O assessor entra no gabinete de Dr. Pessoa, na Prefeitura de Teresina, e diz que muitos líderes do MDB não reconhecem o seu prestígio e, portanto, não permitem que ele, Pessoa, cresça dentro do partido.

O assessor: “Você já viu o garoto dizendo: “bem que minha avó dizia, meu fiii, meu fiii, tu vai ver coisa, tu vai ver coisa...”
Dr. Pessoa: “Mas o mesmo garoto diz: É mentira de Dindinha, É mentira de Dindinha”.
O assessor: “mentindo é uma porra”.

Colaboração: J.M.A

Expressas

O Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizam hoje uma triagem de crianças e adolescentes com deformidades na coluna, para realização do mutirão de cirurgia a ser realizada em agosto.

O Dia Estadual da Mulher Empreendedora no Piauí será celebrado no dia 19 de novembro, data em que se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. 

É o que institui a Lei Nº 7.504, de 1º de junho de 2021, sancionada pelo governador Wellington Dias a partir do Projeto de Lei do deputado estadual Franzé Silva (PT).

Comente

Pequisar