Mudanças dificultam reeleições

Mudanças dificultam reeleições

Com a aprovação, anteontem, pelo Senado, das novas regras eleitorais um ano antes das eleições de 2022, os políticos fazem as contas para ver em que partido têm mais chances. Muitos chegam a se inquietarem ante o receio de que, pelos partidos a que estão filiados e sem a aliança proporcional, dificilmente terão chance de renovar seus mandatos. O quadro, como ficou definido, muda tudo, tanto que anteontem mesmo o DEM e o PSL fecharam um acordo em Brasília pela fusão das duas legendas. E, assim, outros dirigentes partidários buscam alternativas e os candidatos, individualmente, avaliam o que seja melhor para si.  Aqui no Piauí o caso mais badalado é o do ex-governador Wilson Martins, que não sabe em que legenda terá mais chance de amealhar um mandato de deputado federal. Wilson cogitou filiar-se ao MDB, mas viu que a sigla tem dois favoritos: Castro Neto (filho do senador Marcelo Castro) e o deputado Marcos Sampaio. Não se surpreenda leitor, se o ex-governador buscar o abrigo no PT embora também lá, além de Rejane Dias, dois ex-secretários de Saúde, que dizem, muito endinheirados, estariam na disputa de mandato federal. Páreo pesado, pois. Tem ainda uma dupla de experientes deputados que fazem contas conjuntamente: Júlio César e Flávio Nogueira. Flávio pode se juntar a Júlio no PSD. Com alguns outros nomes formando a chapa para a Câmara Federal, acreditam que garantem duas vagas com certa tranquilidade. O problema por enquanto, é saber onde encontrar outros nomes para a composição da chapa. E assim tem ocorrido tanto no plano federal como no estadual. Há lideranças, sem mandatos, que desconfiam do interesse dos dirigentes partidários apenas para transformarem-nas em ‘bucha de canhão’. Ou seja, seus votos serviriam apenas para facilitar a eleição dos que já estão com mandatos. O tema terá desdobramentos.


Na mudança da legislação eleitoral, Wilson Martins deve filiar-se ao PT para sair candidato a deputado federal em 2022 (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Lendas Teresinenses

Triste da vida do político quando suas ações (ou a falta delas) descambam para o anedotário.
Ganharam as redes sociais as chamadas lendas teresinenses:
1 – Cabeça de Cuia
2 – Não se Pode
3 – Porca do Dente de Ouro
4 – Negão da Macaúba
5 – Gestão de Dr. Pessoa

Candidato bisbilhotado 1

O advogado Raimundo Jr, um dos pretensos candidatos à presidência da OAB-PI, gravou vídeo e o distribuiu mundo afora denunciando que ‘estava sendo investigado’ e seguido por detetive particular.
Isso se chama bisbilhotice.

Candidato bisbilhotado 2

Como se diz que é no meio dos advogados que se sabe de coisas – coisas feias – imagina-se  que Raimundo Jr esteja se pronunciando tarde, porque há tempos se comenta sobre o que já teriam descoberto de suas ações, seus contatos, seus negócios.

Foi um colega

No vídeo, que vazou na manhã de ontem, Raimundo Jr diz que um advogado estaria fustigando a sua vida , mas só revela o seu nome, Chico Couto, em release que sua assessoria distribuiu à mídia, já no final da tarde.

Esposa faz apelo

Também em vídeo, Débora, esposa de Raimundo Jr, denuncia Chico Couto como o contratante da bisbilhotice à vida de seu marido e, lembrando dos problemas que passou recentemente no parto dos filhos gêmeos, pediu que a campanha seja de alto nível.

As filmagens

O que mais se diz é que Raimundo Jr, conhecido por suas fanfarronices, de revelar importância, as amizades e até suas conversas com gente do Judiciário e do Executivo, tem sido filmado até pelos colegas no escritório, nas ruas, nos encontros, na estrada de Altos.
Ele devia aprender que quem anda e não olha para os lados não vê quem o ver.

Caso comprometedor

Enquanto Jr fica nesse rame rame da campanha de baixo nível, as histórias correm ao sabor do vento.
Falam em vídeo que, pelo ângulo da filmagem, não se sabe se ele estaria recebendo ou entregando espesso pacote.

Meios ilegais

Afinal, o que Jr sabe sobre essas investigações que não aciona os poderes constituídos? Ou elas também o comprometeriam de tal maneira que seria melhor deixar de lado?
Essa eleição na OAB está com todos os ingredientes para dar dor de cabeça até em quem aparentemente se mantém longe dos embates.

Ameaças

Chico Couto, atual conselheiro federal da OAB, é marido de Nara Letícia, candidata à presidência da Ordem.
Couto denunciou anteontem que dois advogados ligados a Raimundo Jr – não revelou os nomes – foram ao seu apartamento, armados, ameaçá-lo.

Receptividade

Nas contas que o ex-governador Wilson Martins vem fazendo a que parece mais difícil de ter um resultado conclusivo para sua filiação a um partido é sobre a receptividade que terá dentro do PT.
Aliados acham que o PT o quer como bucha. Porque lá tem peso pesado com chances bem altas.
Começando por Rejane Dias e passando pelos estribados Francisco Costa e Florentino Neto.

Pé atrás

O deputado federal Júlio César bem que sonha com uma vaga na chapa majoritária do governo, em 2022. Mas, ao que parece, Wellington Dias não o vê na chapa.
Por via das dúvidas, Júlio deve mesmo ser candidato à reeleição para a Câmara.

Terceiro mandato

Já Georgiano Neto, que foi cogitado para essa disputa, vai disputar o terceiro mandato na Assembleia.
Quem também disputa uma vaga na Assembleia pelo PSD é Tiago Vasconcelos, atual diretor do Incra.

Nova função

A professora Aldora Lebre assume hoje, função das mais importantes na UFPI: ele vai comandar a CACOM, órgão que comanda as ações de assistência estudantil na Federal. A posse está marcada para as 10h, no Salão Nobre da Reitoria.
Aldora leva uma vasta experiência de gestão dentro da própria UFPI.

Participação inesperada

Anteontem, a filha mais nova do ex-prefeito Firmino Filho, Cristina, participou do ato político da oposição ao governo petista na zona Leste de Teresina. A jovem substituiu a mãe, deputada Lucy Soares, que não pôde estar presente no local.
Em seu discurso, Cristina falou em ‘defender o legado do pai’.

Entrada na política?

O evento contou com a participação dos pré-candidatos ao Governo do Piauí em 2022, Silvio Mendes e Iracema Portella.
O discurso de Cristina reacendeu o boato de que a jovem pode ingressar na política.

Ponto positivo

A Câmara Municipal de Teresina aprovou o projeto de lei de autoria do vereador Dudu Borges que proíbe o uso de cigarros eletrônicos e narguilés em espaços fechados.
Nas redes sociais, seguidores comemoraram a decisão, mas questionaram: a lei será cumprida?

Lula segue à frente de Bolsonaro

Pesquisa Ipec aponta liderança do ex-presidente Lula na corrida presencial para 2022. O petista está, segundo levantamento, com 25 pontos percentuais de vantagem na disputa contra Bolsonaro.
Lula tem 48% das intenções de votos, contra 23% de Bolsonaro e 8% de Ciro Gomes (PDT). João Doria (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) são citados por 3% dos entrevistados.

Eleito?

Ainda de acordo com o Ipec, Lula teria 11 pontos percentuais a mais do que a soma de seus possíveis adversários, o que o levaria a vencer no 1º turno.
O levantamento, é claro, provocou reações negativas dos ‘bolsominions’ que não acreditam em uma provável vitória de Lula contra Bolsonaro.
É bom ressaltar que a pesquisa reflete o agora. Até 2022 tudo pode mudar ou se concretizar.

Saída estranha

João Rodrigo Luna publicou em suas redes sociais que deixou o comando da Delegacia Regional da Polícia Civil de Parnaíba, litoral do Piauí.  
Ele afirmou que decidiu por sua saída “por não concordar com as políticas adotadas pela gestão".

Os atingidos

Indiretamente, o delegado Luna atinge o secretário de segurança, o delegado geral e outros que estão na cúpula da polícia.

Vagabundos e criminosos?

Sem dar mais detalhes sobre os motivos que o teriam feito sair da regional de Parnaíba, o delegado relatou que “não se mistura com vagabundos e criminosos”.
Aí ele precisa especificar se os vagamundos e criminosos seriam os que combate na rua ou os que estejam incrustados na polícia.

Tempo de serviço

João Rodrigo Luna esteve à frente da Delegacia Regional de Parnaíba durante um ano e cinco meses.

O que diz a polícia?

Ao Portal AZ, a Delegacia Geral da Polícia Civil do Estado do Piauí informou que a mudança ocorrida na referida Delegacia deu se a pedido de Rodrigo Luna, o qual solicitou lotação no plantão da Central de Flagrantes de Parnaíba. 
Clique aqui e veja a nota na íntegra. 

Evento-teste

A Sesapi vai realizar um único evento-teste no Piauí para planejar os critérios epidemiológicos e sanitários que devem nortear as próximas festas realizadas no estado.
No último decreto, o governador liberou a realização de eventos, mas estabeleceu critérios que deverão ser cumpridos pelos organizadores.
A flexibilização ocorre por causa da redução no número de óbitos e casos de covid-19 no estado.

Ping-Pong
O tamanho do teu amor

O sempre brincalhão Danilo Damásio posta no Instagram as fotos em close do ministro Ciro Nogueira e do deputado Júlio Arcoverde, dando a dimensão de como são largos e grossos os pescoços dos dois. E começa a conversar com a esposa, Denise.

Denise: “Qual o tamanho do teu amor por mim?”
Danilo: “Do tamanho da gravata para laçar os pescoços do Cirim e do Julim...”
Denise: “Que pescoço? E eles tem pescoço?”
Danilo (lamentando-se): “É por isso que tem uma semana que tô dormindo no sofá”.

Colaboração: Instagram

Expressas

A Sesapi recebeu do Ministério da Saúde, 7.728 coleiras impregnadas por pesticidas, que ajudam a combater a picada do mosquito transmissor da leishmaniose. 

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, da reforma administrativa. Foram 28 votos favoráveis e 18 contrários. 

A Polícia Militar realiza hoje uma operação no litoral piauiense, com o envio de viaturas e militares. Será instalado um gabinete de gestão integrada pelas Polícias Federal, Rodoviária Federal, Penal, Civil, Guarda Municipal e Serviço de Inteligência da Secretaria para reforçar a segurança na região.

Comente

Pequisar