Cheiro de podre

Cheiro de podre

A pressa com que a Prefeitura de Parnaíba tem atuado para municipalizar o serviço de água e saneamento na cidade, bem assim repassar a operação para uma empresa privada, tem aquele forte odor de podre. Há evidentemente algo que deva minimamente levantar dúvidas e suspeitas, bem como levar organismos de fiscalização e controle, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado a agir com premência para evitar que haja dano coletivo. Na queda de braço da Prefeitura com a Agespisa, para que a segunda repasse imediatamente o controle da operação ao município, o interesse público é até aqui a primeira vítima em potencial. Neste caso, fazem-se sensatas as palavras do secretário de Governo, Merlong Solano, que em boa hora reconheceu o direito legítimo da Prefeitura de Parnaíba reclamar para si a operação do sistema, assim como a possibilidade de repassá-la à iniciativa privada. Só que não se faz isso a toque de caixa. Convém que se sigam trâmites legais e de transparência, porque a Agespisa, parte interessada, investiu dinheiro em um sistema que não atende somente à cidade de Parnaíba, mas também Luís Correia, além de estar investindo em uma adutora que vai levar água de suas estações de tratamento em Parnaíba para as cidades de Ilha Grande e Cajueiro da Praia – o que indica que é preciso consultar os demais municípios e ainda indenizar a estatal de saneamento pelo investimento. Em uma expressão, pode-se dizer que a ideia de municipalizar o serviço a qualquer custa já nasceu fazendo água.

Padre Nilton vai estar em nova paróquia a partir de fevereiro (Foto: Marcelo Gomes / Portal AZ)

Poços da discórdia

Água é coisa que dá voto no interior do Piauí. Pelo menos é o que se pode depreender acerca de informações sobre abuso de poder com o uso de bens públicos pelo deputado estadual Francisco Limma (PT), que teria se valido disso para escavar poços.

Pingando voto

O esquema funcionaria através de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural, da qual Limma foi o titular e a Agespisa, que resultou em perfuração de pelo menos três poços por municípios, em locais previamente determinado segundo os interesses eleitorais do parlamentar petista.

Vem de trás

As máquinas usadas na perfuração do poços foram adquiridas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, repassadas ao governo do Piau, daí ao Incra, e depois à SDR, áreas de domínio do deputado.

Denúncia

O uso das máquinas perfuratrizes para escavar poços segundo critérios eleitorais teria deixado sem poços centenas de assentamentos do Incra, segundo denunciou a Federação dos Trabalhadores na Agricultura – Fetag.

Novo endereço

O padre Nilton, que por anos presidiu com grande êxito as celebrações da Missa da Misericórdia, na Igreja da Santíssima Trindade, no bairro Primavera, zona Norte, está na Bahia, visitando os pais. Na volta, em fevereiro, deverá assumir a Paróquia de São Cristóvão, na Morada do Sol, zona Leste.

Padre bondoso

Padre Walmir Lima, prefeito de Picos, acaba de reajustar o salário dos professores em 4,17% ou seja, o piso nacional da categoria. 
Aliás o padre Walmir, diferente dos colegas petistas, vem dando exemplo de boa gestão em diversas áreas. No meio ambiente por exemplo, instalou e equipou a guarda municipal ambiental, e estruturou o conselho que desenvolve um trabalho premiado até mesmo pelo Ministério Público.

Vê só!

Andaram espalhando que a deputada federal eleita Margarete Coelho teria ido à Assembleia Legislativa, ontem, em nome de Wellington Dias, para pedir votos para Hélio Isaias, seu cunhado, como candidato a presidente do Legislativo. 
Não é preciso nem ligar para a deputada, pois não se acredita nisso.

Poder 

Tão logo se elegeu com apoio do governo e dos petistas, Ciro escreveu uma carta como que intimando o governador a fazer profundos cortes na estrutura de governo.
Ganhando a Assembleia Legislativa, seguramente fará Wellington e todo o governo de refém.

Sujeira

Os eleitores elegeram o novo presidente para moralizar, não roubar e não deixar roubar. 
Pelo que se tem visto, com motorista recolhendo parte dos salários dos ditos moralizadores, essa mudança seria o mesmo que o sujeito tentar limpar a sujeira do corpo com a água enlameada. 
Vai Brasil!

Camilo Santana

Ainda que timidamente, o governador cearense Camilo Santana fez sérias criticas ao seu partido, o PT. Afirmou que um plano nacional de segurança pública foi planejado no governo Temer, porque antes, nada havia.
Disse que simplesmente o governo federal se omitia da sua responsabilidade compartilhada.

Papel definido

Camilo afirmou que quem cuida de fronteiras e o combate ao tráfico de drogas é governo federal. 
Ele reconhece que em menos de um mês de empossado, Bolsonaro já fez mais nesse setor do que Lula e Dilma. E, ontem, teve audiência com Sérgio Moro.

Compras

Na próxima semana, dia 23 (quarta-feira) seis licitações de uma lapada na cidade de São Julião, para a aquisição de autopeças para veículos leves e pesados, serviços mecânicos, serviços de comunicação visual, refeições prontas (quentinhas e lanches), utensílios domésticos e brinquedos.

Com reajuste

O governo estadual deverá propor, ainda não se sabe quando, um reajuste nas tarifas do IASPI-Saúde e do Plamta, que compõem o seguro-saúde dos servidores estaduais, o mais barato entre os planos de saúde de todo o Brasil. Ainda não está definido de quanto será o aumento, mas mesmo que dobre os valores atuais, ainda seguirá o mais barato do país.

Sem reajuste

Mesmo com um desempenho melhor nos repasses da União para este ano e com possibilidade de melhoria na arrecadação de tributos estaduais, o governo deve endurecer a concessão de reajustes para servidores estaduais. 

Contas zeradas

Um pane no sistema da Caixa Econômica deixou policiais civis sem o dinheiro de seus salários na conta. Bem cedo, muitos encontraram tudo zerado. Mas a Caixa prometeu regularizar a situação ainda na tarde de ontem.
Quem também não achou nada nas contas era o pessoal inativo do serviço público estadual. Alguns alegavam que ontem era o dia do pagamento. 

Ping- Pong 

A Mentirabrás

Candidato a presidente pelo PSDB, Geraldo Alckmin é atacado pelos petistas, preveem que se ele for eleito irá privatizar o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e a Petrobrás. Os jornalistas foram repercutir junto a Marco Aurélio Garcia, assessor de Lula, o presidente.

O Jornalista: “O Alckmin declarou que o PT criou a Mentirabrás...”
Marco Aurélio: “Isso é preocupante....”
O jornalista: “Por quê?”
Marco Aurélio: “Porque se a criarmos, o Alckmin privatiza também”.

Originalmente publicado em 14 de outubro de 2006.

Expressas

Acontece dia 28 deste mês a licitação para contratação da empresa que vai fazer sistema de abastecimento de água em São José do Divino.

A obra do Porto dos Tatus segue a passos lentos. Semana passada foi pedida a renovação de licença ambiental para os serviços no local.

A instalação do ano judiciário acontece na segunda-feira, com discurso de abertura pelo decano do TJ-PI, desembargador Luís Gonzaga Brandão de Carvalho.

Comente

Pequisar