Motoristas e cobradores de ônibus de Teresina decidiram iniciar uma greve no transporte público da capital a partir desta segunda-feira (12/05). A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Piauí (Sintetro), que representa a categoria.
Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial, alegando que estão há três anos sem aumento, além de melhorias em benefícios como ticket-alimentação e auxílio-saúde. Na última sexta-feira (9/05), já haviam sido registradas paralisações pontuais em diversos pontos da cidade.
Segundo Cláudio Gomes, secretário de imprensa do Sintetro, a decisão pela greve foi tomada após tentativas frustradas de negociação com o setor patronal.
Para tentar minimizar os impactos da paralisação, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) iniciou ainda na sexta-feira o cadastramento emergencial de veículos particulares, com o objetivo de reforçar o transporte de passageiros durante o período de greve.
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) ingressou com medida cautelar junto à Justiça do Trabalho, solicitando o funcionamento de 100% da frota nos horários de pico e 89% nos demais horários. No entanto, a desembargadora Liana Ferraz de Carvalho determinou, por decisão judicial, que 80% da frota opere nos horários de pico (das 6h às 9h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira), e 40% nos demais períodos. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 50 mil.
A greve deve afetar diretamente a rotina de milhares de usuários do transporte público da capital.
Brasil conquista heptacampeonato da Copa do Mundo de beach soccer
A seleção brasileira de beach soccer fez história neste domingo (11), pois derrotou a Bielorrússia por 4 a 3, neste domingo (11) na Paradise Arena, em Victoria (Seicheles), para conquistar o heptacampeonato da Copa do Mundo da modalidade.
Com o triunfo deste domingo, o Brasil ampliou sua vantagem como maior campeã da competição, alcançando sete títulos (2006, 2007, 2008, 2009, 2017, 2024 e 2025), cinco a mais do que Portugal, segundo maior vencedor do torneio, com dois.
“Uma frase que ouvi do Falcão [ex-jogador da seleção de futsal] é que final não se joga, final se vence. Trago isso comigo em todas as competições que tenho a oportunidade de vivenciar esse momento, principalmente em Copa do Mundo”, declarou o fixo Catarino em entrevista à CBF TV.
O jogo
No confronto final contra Belarus, o Brasil ficou em vantagem graças a gol de Lucão. Belarus empatou ainda no primeiro período. Na segunda parte da partida, a seleção brasileira amrcou mais duas vezes, com Rodrigo e Catarino. No terceiro período, Belarus reagiu e empatou. Porém, quando faltava pouco mais de um minuto para o fim do tempo normal, Rodrigo contou com a ajuda do montinho artilheiro para superar o goleiro adversário e garantir o gol do título.