Itinerante em Piracuruca; CBF convoca eleição

Justiça Itinerante: Piracuruca recebe a jornada de 19 à 23 de maio
TJ - PI Justiça Itinerante

A Justiça Itinerante será instalada na Rua Dr. Resende, Praça Irmãos Dantas, município de Piracuruca-PI, entre os dias 19 à 23 de maio de 2025, prestando serviços de cunho judicial e extrajudicial. Os serviços começam com a distribuição de senhas e atendimentos a partir de 8 horas da manhã.

Durante a jornada, também acontece o Projeto “Eu Tenho Pai!”, com a realização de coleta de material genético para os exames de DNA.

“o objetivo do programa Justiça Itinerante é levar cidadania aos locais mais distantes e menos assistidos. Será uma semana inteira de prestação de serviços gratuitos e isso é levar a justiça para perto da população, principalmente daqueles que não teriam condições financeiras e sociais de fazê-lo”, explica o Superintendente da Justiça Itinerante, Henrique Luiz da Silva Neto.

 O Tribunal de Justiça do Piauí, através da Justiça Itinerante, em parceria com a Defensoria Pública do Estado, Ministério Público do Estado, Ofício de Registro Civil, Secretaria de Segurança Pública do Estado e Lacen oferece todos os serviços gratuitamente.

SERVIÇOS OFERECIDOS:

JUDICIAIS

Realizados em parceria com a Defensoria Pública e Ministério Público do Estado, ajuizando ações judiciais consensuais, tais como:

– Divórcio consensual

– Retificação de registro civil

– Suprimento de óbito

– Reconhecimento voluntário de paternidade

– Homologação de acordo de alimentos

– Declaratória de união estável

– Acordo extrajudicial para realização de exame de DNA

EXTRAJUDICIAIS

Realizados em parceria com os Ofícios de Registro Civil e Secretaria de Segurança Pública, tais como:

– Solicitação 1ª e 2ª via de identidade

– Solicitação 2ª via registro civil de nascimento/casamento/óbito registrados em Piracuruca (Ofício de Registro Civil de Piracuruca)

– Inscrição para casamento comunitário (somente para os residentes em Piracuruca)

CBF convoca eleição em véspera da chegada de Ancelotti à seleção

CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou, por meio de ofício divulgado nesta sexta-feira (16), que realizará no dia 25 de maio a eleição que definirá o novo presidente da entidade. A decisão ocorre após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, determinado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), na quinta-feira (15), por suspeita de fraude em sua eleição ao cargo.

A escolha será realizada um dia antes da chegada do técnico italiano Carlo Ancelotti, que assumirá oficialmente o comando da seleção brasileira em 26 de maio, conforme já anunciado pela entidade.

Ainda na quinta-feira, a CBF havia comunicado a necessidade de uma eleição em caráter urgente, cuja convocação ficou sob responsabilidade do vice-presidente Fernando José Sarney.

De acordo com o cronograma divulgado, a publicação do edital ocorrerá a partir deste sábado (17). Já o prazo para registro das chapas será entre os dias 18 e 20 de maio.

O afastamento de Ednaldo Rodrigues foi motivado por suspeitas de fraude envolvendo a assinatura do coronel Antônio Carlos Nunes, um dos signatários do acordo que garantiu sua permanência na presidência. Segundo decisão judicial, Nunes não teria condições cognitivas e de saúde para participar do processo eleitoral, o que levantou dúvidas sobre a validade do documento.

O SBT News teve acesso a documentos, divulgados inicialmente pelo portal Leo Dias, que mostram que o coronel apresentou, em 2023, um quadro de ataxia com déficit cognitivo. Em uma ação judicial de 2024, ele afirmou não ter condições de saúde para sequer procurar o Ministério Público a fim de formalizar um acordo de pensão alimentícia.

Diante das suspeitas, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o TJ-RJ investigasse com urgência as supostas irregularidades, o que levou ao afastamento de Ednaldo.

Fonte: TJ-PI  /  SBT News

Leia também