Eleição na CBF: Samir Xaud registra chapa e pode ser candidato único
O médico Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, oficializou, neste domingo (18), sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A chapa do dirigente leva o nome "Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização" e teve o registro subscrito por 25 federações, além de dez clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro masculino.
Para formalizar participação na eleição da CBF, marcada para o próximo domingo (25), é preciso ter apoio declarado de ao menos oito federações. Como apenas duas delas (São Paulo e Mato Grosso), entre as 27, não endossam a candidatura de Xaud, nenhum outro concorrente, a princípio, teria como se candidatar. O prazo para inscrição de chapas acaba na terça-feira (20).
O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, havia anunciado, no último sábado (17), que seria candidato à presidência da CBF. O dirigente afirmou que tinha apoio de outras federações - sem dizer quantas e quais. O registro da chapa, porém, fica inviabilizado considerando as normas do processo eleitoral. Com isso, Xaud deve concorrer sozinho ao cargo máximo da confederação.
Ainda no sábado, a Liga Forte União (LFU), que representa 32 dos 40 times das Séries A e B, declarou apoio a Reinaldo. Três clubes da associação, contudo, subscrevem a chapa de Xaud: Amazonas, CRB e Criciúma, que se uniram às agremiações que já estavam com o médico: Botafogo, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
Perfil
Médico infectologista de 41 anos, com especialização em medicina esportiva, Samir Xaud é de Boa Vista e filho de Zeca Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol. Ele foi eleito para o cargo ocupado pelo pai há quatro décadas.
Em publicação nas redes sociais na última sexta-feira (16), um dia antes do edital da eleição da CBF ser divulgado, a entidade - sem anunciá-lo como candidato ao pleito - enalteceu o dirigente por fazer "uma verdadeira revolução no futebol local, elevando Roraima a patamares jamais alcançados em termos de organização, visibilidade e paixão pelo esporte".
Eleição
As 27 federações e os 40 clubes das duas principais divisões do Brasileirão Masculino têm direito a voto na eleição. Os sufrágios das entidades estaduais valem mais (peso três). Os dos times da Série A têm peso dois. Os da Série B, peso um.
Ter ao menos 23 das 27 federações ao lado já bastaria para um candidato vencer, mesmo que os demais votantes optassem por outro concorrente.
A chapa de Xaud tem, entre os oito candidatos à vice-presidência da CBF, cinco mandatários de federações:
Ednailson Leite Rozenha (Amazonas),
José Vanildo da Silva (Rio Grande do Norte),
Michelle Ramalho Cardoso (Paraíba),
Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul (Pará)
Rubens Renato Angelotti (Santa Catarina).
Os demais são Flávio Diz Zveiter, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD); Gustavo Dias Henrique, ex-diretor de Relações Institucionais da entidade; e Fernando José Macieira Sarney, escolhido como interventor da confederação depois do afastamento do presidente Ednaldo Rodrigues, na última quinta-feira (15).
Afastamento
Ednaldo foi retirado da presidência ter considerado nulo o acordo firmado entre CBF e Supremo Tribunal Federal, em fevereiro, que reconheceu como legal a última eleição da entidade, em 2022.
A decisão do desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, tem como justificativa uma "possível falsificação da assinatura de um dos signatários, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido por Coronel Nunes”, um dos vice-presidentes da confederação.
Papa Leão XIV pede unidade na igreja e promete não ser um "autocrata"
O Papa Leão XIV iniciou formalmente seu papado neste domingo, aproximando-se dos conservadores que se sentiram órfãos sob seu antecessor, prometendo preservar a herança da Igreja Católica e não governar como "um autocrata".
Depois de um primeiro passeio no papamóvel em meio a multidão estimada em até 200.000 pessoas na Praça São Pedro e nas ruas adjacentes, Leão foi oficializado como o 267º pontífice da Igreja Católica Romana em uma missa ao ar livre. Simpatizantes as agitaram bandeiras dos Estados Unidos e do peru, com pessoas de ambos os países Rei reivindicando u como o primeiro papa de suas nações. Nascido em Chicago, O pontífice de 69 anos passou muitos anos como missionário no peru e também tem cidadania peruana. Robert proposta, Um relativo desconhecido no cenário mundial que só se tornou cardeal há 2 anos, foi eleito papa em 8 de maio após um breve conclave de cardeais que durou apenas 24 horas.
Ele sucedeu o argentino Francisco, que morreu em 21 de abril, depois de liderar a igreja por 12 anos, muitas vezes turbulentos, durante os quais lutou contra luz contra os tradicionalistas E defendeu os pobres e marginalizados.
Em seu sermão, Lido em italiano Fluente, Leão disse que, Como líder de 1,4 bilhão de católicos romanos do mundo, ele daria continua continuidade ao legado de Francisco em questões sociais, como o combate à pobreza e a proteção do meio ambiente.
Ele prometeu enfrentar "as questões, preocupações e desafios do mundo de hoje" e, Em um aceno aos conservadores, prometeu preservar "a rica herança da fé cristã", pedindo repetidamente a unidade.
A multidão enteoou "Viva o Papa" e "Papa Leone, Seu nome em italiano, enquanto ele acenava do papa móvel aberto antes de sua missa inaugural, Que contou com a presença de dezenas de líderes mundiais.
O vice-presidente dos Estados Unidos JD vence, Um católico convertido que entrou em conflito com Francisco por causa das políticas de imigração Rígidas da Casa Branca, liderou uma delegação dos Estados Unidos ao lado do secretário de estado Marco Rúbio, Que também é católico.
Vez apertou brevemente as mãos do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy No início da cerimônia. Os Os 2 se encontraram pela última vez em fevereiro na Casa Branca, quando se enfrentar o ferozmente na frente da mídia mundial.
Zelenskiy e Leão Terio uma reunião privada no final do domingo, quando vence deveria ver o papa na segunda-feira.
Em um breve apelo no final da missa, leão abordou vários conflitos globais. Ele disse que a Ucrânia estava sendo martirizada, Uma frase frequentemente usada por Francisco, e pediu uma paz justa e duradoura no país.
Ele também mencionou a situação o humanitária em Gaza, Dizendo que as pessoas no conclave palestino estavam sendo reduzidas a fome.
Entre as multidões no domingo, havia muitos peregrinos dos Estados Unidos e do peru.
Dominic Venditti, de Seattle, Disse que estava extremamente animado com o novo papa. Gosto de Como Ele É emotivo e gentil, disse ele. Gosto muito de sua formação.
Apelo à unidade
Desde que se tornou papa, leão já sinalizou algumas prioridades chaves para seu papado, incluindo um alerta sobre os perigos representados pela inteligência artificial e a importância de trazer paz ao mundo e a própria igreja.
O papado de Francisco deixou a igreja dividida, com os conservadores a acusando-o de semear confusão, Especialmente com seus comentários sobre questões de moralidade sexual, como as uniões entre pessoas do mesmo sexo.
Dizendo que estava assumindo sua missão com medo e tremor, Leao usou as palavras unidade 7 vezes no domingo e a palavra harmonia 4 vezes.