De acordo com o site https://artcetera.art/ O que significa Jazz? Primeiramente, vamos ao básico: o que é o Jazz? Além de ser um ritmo, essa manifestação artístico-musical une diversas culturas que formam a identidade norte-americana. Mas o gênero não se limita às fronteiras dos EUA, pois a expressão popular ganhou o mundo. Swing, Bebop, inovação, riffs e criatividade: o que isso tudo tem a ver com a história do Jazz? Hoje, vamos te contar como o povo de Nova Orleans se uniu para criar uma arte “improvisada”, mas que ganhou o mundo. A UNESCO celebra o dia Internacional do Jazz em 30 de abril. Isso porque a música tem “o papel diplomático de unir as pessoas em todos os cantos do globo”. A história do Jazz tem tudo a ver com a “melting pot” da cultura norte-americana. Ou seja, são vários ingredientes misturados no caldeirão para dar um novo sentido à expressão popular. SIM mas o contexto político atual no Brasil como seguirá? Vejamos!
Já ouviram falar da expressão “cachorro que muito late não morde”? Esta é a atual situação política na República Federativa do Brasil. Por certo momento muitos ruídos se ouvirá mais nada de concreto mesmo acontecerá. Já leu a capa da Revista Oeste desta semana (acesse e leia em https://revistaoeste.com/), a revista está quentinha e acabou de sair do “forno” e nela você encontrará o indicativo do que vai continuar acontecendo. Pela capa da revista já vai compreender como o Brasil funcionará no quadriênio 2023-2026. Nada de novo. Tudo do mais e do mesmo. Muita zuada, “latidos” e nada de realmente concreto. Qual o aspecto aditivo consubstancial de entendimento analítico sobre fatos e acontecimentos do Poder? O que alimenta, oxigena o poder e os poderosos? Nem precisa citar, pois todos já sabem de coor e saltiado. E com certeza esse nobre oxigênio não irá faltar. Seja de onde vier! Ele, (esse oxigênio virá), e tudo vai seguir dentro da normalidade!
Vamos falar sobre o Jazz? Você já teve a oportunidade de ouvir Charlie Parker, Art Blakey, Ella Fitzgerald, Thelonious Monk, Benny Goodman, Miles Davis, Billie Holiday, Duke Ellington e Chick Corea? Estes são apenas alguns dos grandes nomes do Jazz norte-americano. Tem algo melhor do que acordar cedinho no domingo e fazer sua oração cotidiana pela manhã, ir à Igreja, receber os sacramentos e durante a tarde ao chegar em casa ouvir um bom Jazz norte-americano e em seguida ler um bom livro? O Jazz tem toda uma história política por trás do mesmo. Melhor que jazz somente ouvir música clássica?
Surgido na região de Nova Orleans, nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e início do século XX, o jazz é um gênero musical cujas principais características são a improvisação e a livre interpretação. O ritmo se espalhou pelo mundo após a Primeira Guerra Mundial e deu origem a vários subgêneros como o bebop, o cool, o free, o fusion, o jazz contemporâneo e muitos outros. Além de ter se tornado um dos estilos mais consagrados, o jazz também é considerado como um dos melhores tipos de música pra relaxar. O termo jazz foi usado pela primeira vez no jornal San Francisco Bulletin em março de 1913, para se referir ao tipo de música tocada por uma orquestra do exército. Já em 1917, saiu o primeiro disco autointitulado como jazz, da Original Dixieland Band.
Tá vendo a relação do Jazz com a política? Sim ou Não? Dias melhores virão?