Quem foi Brigham Young?

Brigham Young marchou ao Missouri com o Acampamento de Israel

Brigham Young nasceu em Vermont, em 1801, sendo o nono de 11 irmãos. Cresceu numa família que se mudou muitas vezes em busca de estabilidade na vida. Seus pais insistiam na estrita obediência à Bíblia e na industriosidade pessoal de cada filho. Brigham saiu de casa aos 16 anos, dois anos depois de sua mãe ter morrido de tuberculose. Foi apresentado ao Livro de Mórmon logo depois da publicação do livro, em 1830, mas estudou o evangelho por dois anos antes de aceitar o batismo. Aprendeu a apoiar o profeta com “paciência e fé” Depois de ter ouvido o relato da visão que Joseph Smith teve dos graus de glória, Ele (Brigham Young) aceitou e incentivou outros a fazerem o mesmo.

Brigham Young marchou ao Missouri com o Acampamento de Israel (mais tarde chamado de “Acampamento de Sião”) em 1834 e, pouco tempo depois do retorno do acampamento para Kirtland, Ohio, ele foi chamado para servir como apóstolo no Quórum dos Doze. Em 1837, quando vários líderes, inclusive apóstolos, rejeitaram a liderança de Joseph Smith, em Kirtland, Brigham reuniu apoiadores para proteger a Igreja e apoiar o profeta. Depois que Thomas B. Marsh saiu dos Doze, Brigham o sucedeu como presidente do quórum e desempenhou um papel-chave ao liderar os santos a se refugiarem durante a perseguição ocorrida no Missouri. No ano seguinte, Brigham partiu com outros apóstolos em uma missão na Inglaterra, onde promoveu a união dentro do Quórum dos Doze e ajudou a trazer milhares de conversos para a Igreja. Brigham Young foi um grande Líder!

Em Nauvoo, Brigham esteve entre os primeiros a receber a investidura do templo. No início de 1844, passou a integrar o Conselho dos Cinqüenta, um grupo encarregado de encontrar locais de assentamento para os santos. Em 1844, enquanto fazia campanha para a candidatura de Smith à presidência, Brigham ficou sabendo que Joseph e Hyrum Smith tinham sido assassinados. Ele partiu imediatamente para Nauvoo, lá chegando em agosto; reuniu-se com outros líderes para determinar o caminho a seguir. Em uma reunião geral, ele propôs que os Doze liderassem a Igreja como quórum, e essa proposta foi quase unanimemente aprovada pelos presentes. Brigham também enfatizou a necessidade de terminar a construção do Templo de Nauvoo antes que os santos partissem. Depois da dedicação parcial do templo, em dezembro de 1845, ele supervisionou o trabalho de ordenanças de milhares de santos; administradas em turnos longos e árduos.

            Sob a liderança de Brigham Young os santos trabalharam juntos para construir assentamentos na paisagem desconhecida da Grande Bacia. Ao se adaptarem a seu ambiente, aprofundaram o comprometimento para com uma cultura comunitária, diferente de qualquer outra; suportaram a fome e fundaram muitas comunidades ao longo de um corredor que se estendia do México e o sul da Califórnia até Idaho e Canadá. Brigham Young mostrou ter uma visão sem precedentes para organizar comunidades, para sustentar uma economia sempre em mudança na fronteira dos Estados Unidos da América e pra acomodar um fluxo constante. A nobre e grande universidade BYU é em sua homenagem!

BIBLIOGRAFIA: Livro - Ensinamentos dos Presidentes da Igreja & Leonard J. Arrington, Brigham Young: American Moses, Nova York: Alfred A. Knopf.

Leia também