Claro que sim. Na verdade os profissionais da política apenas voltam seus olhos no momento certo e no período adequado. Você já prestou bem à atenção sobre fatos e acontecimentos recentes? E o que está por vir? Eleições da Câmara e do Senado. A próxima câmara federal e senado somente tomam posse no dia 1º (primeiro de fevereiro); vocês nem imaginam ainda o que está por acontecer. Todo governo por mais que comece enviesado merece o crédito de 90 (noventa dias) pra um período organizacional administrativo. O que é então a vida além da política? É a sensatez, o espírito da altivez, a perspicácia de que tudo não gira em torno da troca de favores. É um viver de fato feliz!
Vivemos na verdade em um Mundo dentro de outros mundos. Existe o mundo espiritual, o mundo profissional, o mundo das religiões, o mundo dos que não acreditam em mais nada, o mundo das pessoas que praticamente não vivem mais sem um celular ou computador por perto. Existe vida além da Política. Mas isso não é descontextualizar a etimologia da palavra política? Tudo na vida não gira em torno de uma política? Claro mas também viver 24 horas apenas dando passos políticos é impossível. O que estamos tentando passar é a percepção de que a vida continua. Poderes chegam e poderes se vão. Pessoas chegam e pessoas se vão. Cargos elevados e subalternos chegam e se vão também!
Você já pensou na possibilidade de viver uma vida em função dos outros? Servindo aos outros? Sabia que existem pessoas que vivem desta forma e são felizes? Gente que é capaz de esquecer quanto custa o preço da gasolina e coloca o seu carro em favor da coletividade. Gente que deixa famílias e saem pelo mundo em busca não de aventuras, mas de concretização do sonho de que um dia todos serão irmãos e irmãs a serviço do Reino de Deus. É incrível e entusiasmante o quanto os ensinamentos de Cristo permeia o coração de inúmeras pessoas em redor de todo o mundo geográfico. Existem pessoas que a vida toda se dedicam à música, a alegrar o coração dos que ninguém nem sabem que Existem. Sabia?
Isso é o viver além da política. Passos em direção aos outros sem querer nada em troca. Os passos políticos geralmente são pragmáticos. Já ouviu esta expressão: não faço nada na vida que não tenha um resultado lucrativo em troca? Nas pequenas rodas dos bastidores do poder é uma frase comum. Outra bem mais enfática é: aquele não serve mais, está na hora de substituirmos por outro. Existe a política com P maiúsculo e política individualista e insignificante; que na verdade é a mais comum. E você anda clama aos céus e culpa Deus por tudo que falta em sua vida? Reflita o quanto os corruptos e as pessoas mesquinhas “falecem cedo” outros até duram um pouco mais, mas sempre “morrem” de doenças graves e incuráveis. Já parou pra pensar nesta parte do mundo e submundo político? Geralmente o ganancioso e invejoso da vida política pensa apenas no lado bom que imagina que Eles (os políticos profissionais) vivem. A vida é de fato COMPLEXA!
Existe vida além da Política? Existe! Talvez os mais insignificantes e desconhecidos que vivem a viver em função dos outros sejam os verdadeiramente felizes. Mas não pode existir alguém feliz e bem sucedido na Política? É o que mais existe nos países em que a política é um exercício gratuito e sem remuneração; na verdade é uma prestação de serviço!