A importância da partilha

Por Josenildo Melo

​Da partilha do conhecimento. Do estudar juntos. Os grupos de estudos da Palavra de Deus são essenciais por aqui. Mas não somente isso. É hábito quarta e domingo todos se reunirem pra estudar a Palavra de Deus e confraternizarem-se juntos. Oxente! Mas não és católico? E católico ler as sagradas escrituras? Não tenha dúvidas sobre isso. Todo bom católico é leitor assíduo da palavra de Deus. O diferente por aqui são os grupos de estudos também nas terças e quinta-feira. Mas isso não deságua pro contexto político-religioso? Isto não existe por aqui!Uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa! O mais importante por aqui é o desenvolvimento humano e econômico da população. Mas o governo não é democrata? NUNCA conseguiram e nem conseguirão impor estas falsas equações por aqui. O mais importante é o bem estar social sem interferência estatal. E todos “conseguem viver e andar com as próprias pernas”. A vida é vivida bem organizada!

​Ok. Tudo bem. E os milhares que estão fora do viver com dignidade? O que não faltam são políticas assistenciais, mas com retorno. Recebeu, tem que produzir; tem que mostrar que vale a pena o investimento social. Mas e o humanismo? A vida cobra seu preço em algum momento. Por aí vocês não vivem a hipocrisia tipo: mas ele era tão bom, construía tantas coisas. Mas um dia a “maldita cachaça” cobra seu preço! Viver de forma saudável é um valor que Jesus Cristo, Deus; deseja a todos. E não tem essa de que fazer obras dar o direito de se fazer o que de mais amoral, imoral e incompatível com funções exercidas nas sociedades do Mundo! Respeitamos as pessoas e a sua dignidade, mas uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa! Comportamento exemplar faz parte da conduta de homens públicos. Existem profissões, vocações de ordem pública. Gostem ou não é a verdade. Vivemos em um mundo que não se pode mais tecer comentários verdadeiros? Existem formas de contextualizar a verdade sem denegrir os seres humanos.

​Passemos da água pro vinho. Dia desses participamos de um grupo com a presença de católicos, luteranos, episcopais, congregacionais, batistas, anglicanos e presbiterianos e o principal estudo foi a divindade de Jesus Cristo tendo como parâmetro o livro Sermões escritos por João Calvino. Estudo sério, abrangente, cauteloso e centrado na historicidade. Lutero era um membro da nossa Igreja Católica. Já leu algo sobre Lutero? Sabia que Calvino era um clérigo protestante, mas seu pai sempre esteve muito próximo dos clérigos católicos? Pois bem, o tema central atualmente é como a Igreja Norte Americana e Inglesa podem contribuir com a cristianização ou recristianização da Europa. O “negócio” por lá é sério e a decadência adveio do péssimo exemplo de clérigos, pastores ou sacerdotes inescrupulosos e que em sã consciência acham a coisa mais normal do mundo o exercício de uma função pública ou vocação divina e se acharem no direito de fazerem simplesmente o que “suas carnes desejam e almejam”. Consequência: o Cristianismo europeu hoje, ainda possui, muito dinheiro; mas a fé é simplesmente de ‘nobre’ aparência.

​Somos católicos. Mas em clima acadêmico o respeito a outras religiões é muito importante. O Mundo acadêmico é de todos e não apenas de seus fundadores natos. A importância da partilha é de alto nível. O ciclo dos inescrupulosos tenta, mas não adentra a grupos que se reúnem para viverem o que Cristo Jesus, Deus; viveu. O melhor meio de seguir firme e sem se ‘contaminar’ são grupos de partilha. Em nossa comunidade católica o Padre ensina corretamente como devemos viver em comunidade. O bom exemplo fala!

Leia também