Não deveria ser. Mais os bastidores já anunciam um momento cada vez mais exacerbado e perigosoeleitoralmente. Cuidado, não se pode falar nisso! E quem está falando? Os políticos possuem o seu jeito próprio de falar sobre fatos e acontecimentos e de driblar a Justiça Eleitoral. O mote é sempre citar que estão em précampanha. Quando isso vai definitivamente acabar? Dinamarca, Suíça, Suécia, Finlândia, nestes países todo ano é ano de trabalho em prol de quem realmente necessita das mãos do Estado. Opa deixou de lado boa parte da Europa e até mesmo a Inglaterra e o seu querido UnitedStates of América? Lógico, você acha que os novos ricos do Piauí não conhecem os Estados Unidos da América, Inglaterra e toda a Europa? Conhecem mais até mesmo do que Altos, Campo Maior ou Parnaíba. O problema é que somente conhecem “o lado ruim” destes países?
Costumam apenas conhecer o lado onde o “diabo já pinta e borda”? Certo mesmo é que dificilmente conhecem o sul, o sudeste, e o oeste norte-americano. Nestes conglomerados de Estados são outros quinhentos. Aqui deste o início de dezembro as emissoras de rádio não cansam de tocar músicas natalinas. Agora em New York,Boston e Las Vegas o contexto é outro. É de meras compras. Mas os Republicanos não dão tréguas aos Democratas mesmo neste período do ano? Assim aqui como tanto quanto por aí, a política não cessa. SIM mas não vale a pena citar o sentido etimológico do termo política? Vale relembrar tanto aqui, mas principalmente por aí. A palavra “política” é derivada do termo grego “politikos”, que designava os cidadãos que viviam na “polis”. “Polis”, por sua vez, era usada para se referir à cidade e também, em sentido mais abrangente, à sociedade organizada. Onde quer que haja duas ou mais pessoas, haverá a necessidade de definir regras de convivência, limites de ação e deveres comuns. A política acontece justamente no ato de existir em conjunto. Dessa forma, a origem da política remonta à participação na comunidade, à vida coletiva. Bem diferente do que se costuma pensar sobre a política como algo limitado aos políticos profissionais e longe do nosso cotidiano. Sentido é amplo!
Vamos mudar da água pro vinho? É terceiro domingo do advento. E o que de fato significa? De acordo com o Padre Jesuíta, César Augusto, do Vatican News; significa que também temos a missão de levar Cristo, levar a luz a todos. Essa missão a recebemos de modo sacramental quando, no batismo, o Padre nos colocou uma vela acesa em nossas mãos e nos incumbiu de levarmos sempre conosco essa luz, a luz de Cristo e de a mantermos acesa até a vida eterna. O belíssimo trecho de Isaías escolhido para a liturgia do domingo (17/12) nos fala do anúncio da boa nova aos pobres, aos sofridos, aos marginalizados. É Deus quem conduz seu profeta para acarinhar o pequeno com a mensagem de libertação, de alegria, de vida. O profeta diz que Deus o vestiu com as vestes da salvação e o envolveu com o manto da justiça. 2024 não deve ser apenas ano eleitoreiro!
É a semana da Alegria. Tem coisa melhor do que participar cedinho da Missa? Reze enquanto é tempo. Não se deixe influenciar apenas pelo terreno. Olhai para as coisas do alto. Essas riquezas as traças, os “ladrões profissionais” e ratos roedores não podem destruir. A fé remove montanhas. Muitos pensam que o que move o USA e A Inglaterra é o aspecto econômico; não, não é. A fé por aqui não cessa; e é capaz de iluminar o Mundo!