Com Deus e se cuidando bem?

Por Josenildo Melo

Muito bem. Que 2024 seja um ano de dedicação ao intelecto. Paulo apóstolo relata muito bem em seus escritos o que esperará os inescrupulosos. A vida é bela e Cristo Jesus; Deus faz sempre a sua parte. E vocês andam fazendo a de vocês? Caminhar faz sempre bem. Rezar mais ainda. Estudar e fazer boas leituras (não existe nada melhor na vida). Então a mudança de ano é apenas uma data. Data valorosa e festiva mesmo é a do Nascimento de Cristo. Você é do tipo que em grupos de whatsApp e na época de eleições “troca seu voto e ainda” promete outros em troca de favores? Cuidado, pois o Reino de Deus existe e ele começa a partir das nossas ações no dia a dia. Nobre escritor você não tem o que fazer não? Deixe de pensar na coletividade!

​É assim o pensamento do cético e de todos aqueles que medem os outros por sua régua. Você já sentiu a sensação de sentar em um banco de Praça na Inglaterra e abrir um livro e se concentrar de tal maneira no mesmo sem preocupação nenhuma com a sua segurança? Você já sentiu a sensação de sair do seu apartamento e deixar a sua chave na porta e quando voltar encontrar a chave do jeito que esqueceu? Esse é o nosso United States of América. Outrora o que aprendemos nas universidades publicas brasileiras? Que os yankes, os “capitalistas selvagens” não valem nada. Caramba! Esse escrevedor somente fala de livros, religião, cultura, viagens, política e Deus? Tem um provérbio chinês que diz que as palavras expressam o que o cérebro alimenta. Deus é muito bom nobre cético. A vida é uma maravilha. E assim como desfrutamos da mesma gostaríamos que outros desfrutassem. Um amigo norte americano nos teceu o seguinte elogio: além de gostar do conhecimento você gosta de difundi-lo; você e mesmo latino?

​Perguntei: o que pensa da elite sulamericana? Respondeu: os que já convivi e que geralmente advém aqui pra estudar e em sua grande maioria são filhos das elites de Estados Pobres; quase sempre não gostam deexpandir o conhecimento e muitos já me disseram que possuem interesse em manter os miseráveis dependentes dos recursos governamentais. Em suma: este tipo de investimento no conhecimento não vale à pena. E disse mais: a razão de aqui se exigir seguro saúde é justamente pra que todos saibam economizar e não depender do Estado. Já pensou? O que se gasta nas comemorações de apenas uma data de final de ano daria pra pagar muitos seguros de saúde ou como aqui se chama planos de saúde. Isso justifica caos? Jamais. Todos merecem ter o sistema SUS funcionando adequadamente. É um direito estabelecido em lei. Estudioso esperto?

​Com Deus e se cuidando bem! Sabe qual a verdadeira razão de sermos fascinados pelo conhecimento? A certeza de que os estudos provocam reflexões ajuizadas. Lembramos sempre dos conselhos de um bom Jesuíta: “meu filho juízo e educação fazem muito bem à saúde”. Que 2024, ano novo, seja um ano de juízo. O que significa ter juízo?  A percepção da finitude humana. O mais belo envelhece e morre. A mais bela envelhece e morre. Qual a razão de viver em torno do ter, do poder e do prazer? Vou-lhe dizer um segredo; meu caro a religião supre o juízo e a razão que falta em muita gente – Frase do Marquês de Maricá. Que 2024 seja de cultivo ao bom juízo!

Leia também