Com o título “A onda evangélica varre o Brasil”, o Le Monde repercute o crescimento dos templos e afirma que no maior país católico do mundo, a Igreja Romana deve se tornar minoria nos próximos dez anos. O diário francês também destaca a participação dos evangélicos na política. Para Magali Cunha, pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião, de São Paulo, ouvida pela publicação, “a ascensão dos evangélicos não é uma ameaça à democracia e reflete o pluralismo religioso do Brasil.
A que se atribui o declínio popular católico? A matéria não fala e muito menos cita algo relacionado à vida imoral, amoral e comportamental do Clero, mas é fato que o decréscimo popular da Igreja de Cristo tem tudo a ver com a vida dos Clérigos. Neste ano de 2024 você já presenciou o seu pároco ou vigário celebrando em sua paróquia? Geralmente o mês de janeiro é o menor mês de presença clerical nas comunidades. Este é o mês ao qual “os profissionais da fé” costumam viajar, tirar férias, passeiar, conhecer novos países. Dom Celso José Pinto da Silva costumava dizer que muito “dinheiro das velhinhas” são gastos de forma desordenada e em viagens. Existem Padres em Dioceses e Arquidioceses que praticamente já conheceram o mundo inteiro. E todos os anos viajam. Enquanto isso as Igrejas Evangélicas estão abertas e atendendo de braços abertos o povo de Deus. Já viu alguém viajar mais que Bispo ou Arcebispo da Igreja?
Certo mesmo é que muitos não gostam de receberem críticas construtivas. Dom Celso José Pinto da Silva e muitos outros nobres Bispos quando viajavam era geralmente pra visitas pastorais e participarem de inaugurações de Templos. Mas quem é a Europa pra ficar repercutindo algo? Queiram ou não o coração do Cristianismo. Outro fator que o jornal não cita e nem a pesquisa, mas é fato pra quem acompanha de perto o trabalho da verdadeira Igreja de Cristo Jesus; é a sangria que a formação dos Padres provoca no rebanho. A Teologia da Libertação domina os seminários católicos.
Você já teve um dia daqueles e sai de sua casa a procura de conforto e uma Missa liturgicamente correta e o que geralmente encontra? Homilias, sermões sem nexo e sem “pé e nem cabeça”. Raramente você encontra um Padre com um sermão que realmente segura os fiéis e ainda provoca a sua participação paroquial. Graças a Deus nossa Paróquia tem um Padre de Verdade e que suas homilias e sermões têm revigorado a Igreja de Cristo Jesus. E tem mais, o nosso Padre é um excelente gestor e todo ano tem algo a ser construído material e espiritualmente. Mas esta é uma exceção à regra?
O que fazer perante o total arrefecimento católico em termos de apenas tentar conter a sangria de fiéis? “Cobrar dos Bispos e Arcebispos uma melhor formação aos Padres”. Rezar pelos atuais Padres. Não somente criticar, mas participar ativamente de sua comunidade paroquial e ser um dizimista fiel. Os evangélicos e muitos professores difundiram que a Igreja Católica é muito rica materialmente. Isso não é verdade! Ser dizimista FIEL é uma forma de manter e fazer crescer a Igreja verdadeira de Cristo Jesus. Força, coragem, determinação. 2024 será ano de intenso debate sobre Religiões?