Em Revistas Especializadas tem muitos artigos bons sobre isso. Mas em outras palavras o que de fato significa? Não adianta conceituar? Veja os aspectos meramente analíticos? Leia. Uma Informação é a reunião ou o conjunto de dados e conhecimentos organizados, que possam constituir referências sobre um determinado acontecimento, fato ou fenômeno. Mas cuidado, nem tudo que parece informação de fato a significa. Por trás de informações podem existir muitos componentes. E o mais perigoso deles é o ideológico, pois muitas vezes é embutido de tal forma que parece quase imperceptível.
O que então seria uma contra informação? A contra-informação consiste no ato de silenciar ou manipular a verdade, procedimento feito habitualmente nos meios de comunicação de massa, ela ocorre através da publicidade pública de um regime político, da publicidade privada ou por meio de boatos ou rumores, "sondagens", estatísticas ou estudos supostamente científicos e imparciais, mas pagos por empresas ou instituições econômicas interessadas. Ele se utiliza de diversos procedimentos retóricos como a demonização, a pressuposição, o uso de mentiras, da omissão de informações ou da sobreinformação, a descontextualização do assunto ou do conteúdo, entre outros. É a pratica de contenção da informação, isto é o uso de recursos e tácticas que consistem em produzir barreiras para a inversão no processo de divulgação de informações, ela é tida como uma atividade comunicacional negativa perante ao processo democrático pois viola a ética ao mudar o curso normal da informação, manipulando as pessoas de formas que entendam as situações contrariamente ao que devia ser politicamente correto entender, originando outras ações e projetando falsas expectativas para a real direção antes ansiada.Isso geralmente é restrito a agências de inteligência? Não absolutamente?
Pesquise. Analise. Mergulhe um pouco nestes assuntos e realmente ficará surpreendido. O que é uma desinformação? Desinformar é enganar propositadamente. Através das redes sociais, qualquer um pode ajudar a desinformar, partilhando ou apenas “gostando” de alguma imagem ou mensagem que não é verdadeira. Na política e na publicidade, a desinformação é muito usada. Por exemplo, através de mensagens onde se oculta o que não interessa ou se realça algum aspeto de forma exagerada por forma a induzir a opinião do público no sentido de determinados interesses. Qual a razão e o motivo de falar ou escrever sobre isso? 2024 é um ano de engajamento eleitoral e isto pode resultar em calúnias, injúrias e difamações. Existem pessoas que pra ganharem eleições “são capazes de tudo e um pouco mais”. Fique atento e observe bem!
O que é a VERDADE? O termo provém do latim verĭtas e está associado à conformidade daquilo que se diz com aquilo que se pensa ou se sente. Outra forma de entender a verdade é com o raciocínio que não se pode negar racionalmente. Se alguém disser “Esta mesa pesa cinco quilogramas” e que, depois de esta ser devidamente pesada, esse peso se confirma na balança, ninguém pode dizer que a afirmação não era verdadeira. Leia muito as matérias e depois analise. O método da “informação, contra informação e desinformação” é um perigo. Fique atento e do lado da nobre VERDADE.