Ministério da palavra

Por Josenildo Melo

O que é a palavra? Palavra é um termo, um vocábulo, uma expressão. É uma manifestação verbal ou escrita formada por um grupo de fonemas com uma significação. Do latim parábola. Palavra é um conjunto de sons articulados que expressam ideias e são representados por uma grafia, formada por uma reunião de letras, que quando agrupadas formam as frases. Caramba olhei o título do artigo e pensei que era um novo ministério político? Risos....de fato são tantos que poderiam criar até mesmo este...risos. No caso aqui em voga nobres leitores estamos falando do Ministrar a palavra de Deus. As pessoas gostam muito de ir às Igrejas, mas quase sempre não tem encontrado algo que as segure realmente nas comunidades religiosas. Qual a razão? Estamos “desconfiando de que não estão encontrando” a palavra de Deus, mas informações demasiadas e que não enfatizam e muito menos exaltam Jesus Cristo?

Teresina ultimamente tem sofrido com “pastores mundanos” e não intelectualizados? Certo mesmo é que sempre justificam dizendo que o povo não gosta de algo organizado e bem feito. Ledo engano. “Consultamos muitas pessoas” e estão ressaltando que uma das razoes de ainda freqüentarem as Igrejas é o fato de ainda encontrarem na Igreja de Cristo o que não encontram no Mundo. Tá vendo, quanto mais se mundaniza a Igreja, mas evasão acontece. Igreja não é algo que deve ser conduzido pelo modismo. Quem conduz a Igreja de Cristo é o Espírito Santo de Deus. O nobre intelectual e excelente Pastor Dom Celso José Pinto da Silva costumava dizer que muitos Padres costumam ter vergonha do seu ofício. Será essa a razão de muitos deles constantemente não estarem em suas paróquias? O Sacerdócio é algo nobre. Qual a razão de muitos costumeiramente terem outras atividades além do exercício de Padre?

‘No fundo, no fundo estão escondendo algo? Toda fuga um dia cessa. Esses dias tivemos em nossa paróquia a presença de um Padre Jesuíta que sempre vem visitar seus familiares em janeiro de cada ano. Sabem o que ele fez? Combinou com nosso pároco (eficiente e que gosta de tudo organizado e belo); acertou com ele a disponibilidade pra ajudar enquanto o mesmo estivesse por aqui. Toda semana este Padre Jesuíta está confessando e quase sempre concelebrando com nosso Pároco. Que exemplo a ser seguido. Em suma, veio de férias, visitar os seus familiares, mas mesmo assim encontra tempo pra servir ao povo de Deus. E é exemplo de Excelente Ministro da Palavra de Deus. Mas ninguém liga mais pra palavras? Nada disso. Palavras com exemplo arrastam multidões. É perceptível a fidelidade no aumento de pessoas freqüentando a paróquia!

O Jesuíta Papa Francisco afirma que ser sacerdote com o coração de Cristo é  revestir-se de um coração aberto à gratidão, misericordioso, compassivo, vigilante e corajoso. E reconhecendo a tentação do desânimo que pode acometer qualquer padre, O Papa recordou que Jesus ressuscitado é a “pedra viva” na qual a Igreja está fundada e, “mesmo quando desfalecemos, mesmo quando somos tentados a julgar tudo a partir dos nossos fracassos, Ele vem fazer novas todas as coisas”. Coragem nobres Sacerdotes. O sacerdócio é um dom de Deus. Sejam de fato Ministros da PALAVRA DE DEUS!

Leia também