Por Josenildo Melo
Não sabemos, mas é o que esta soando na rádio calçada. Meu nobre escritor você tem algo contra o PT administrar Teresina? Pelo contrário. Quando estive por lá fiz bons amigos, inclusive acredito que o Governador Rafael seja um deles. É porque Fábio Novo e sua equipe não o recebem? Tá vendo como pensam os inescrupulosos? Faz muito tempo que não vemos Fábio Nuevo e sua equipe. Queira ou não o BRASIL ainda é um país livre e opiniões são necessárias para o desenvolvimento democrático. A questão é: a cidade de Teresina tem resistência à formação de blocos. Soa que estão querendo levar a todo custo algo que depende prioritariamente do povo. Será que estão imaginando que se o PT não ganhar as eleições; Rafael Fonteles estará acabado politicamente? Rafael Fonteles é sábio o suficiente pra não fazer soar e ressoar isso. Rafael foi eleito pra administrar o Piauí e não pra eleger o primeiro prefeito do PT em Teresina. O povo teresinense tradicionalmente não gosta da formação de BLOCÕES!
É blocão de um lado e o povo de outro? Certo mesmo é que Teresina tem um eleitorado muito enigmático. Acreditamos até que Teresina um dia irá até mesmo eleger um prefeito fora de todas as articulações políticas. Dados das eleições em Teresina mostra certa rebeldia contra forças poderosas. No fundo não seria o latente desejo de eleger um prefeito fora de todo contexto de forças (retrógradas e quase sempre os mesmos) políticas? Acreditamos que bastaria alguém com coragem pra furar a tradicional bolha. Mas os Meios de Comunicação Social estão atrelados ao Sistema Político vigente? Muito cuidado ao pensar assim. Diferentemente do que pensam as agências de comunicação e publicidade; Teresina é uma cidade politizada e de elevado poder eleitoral. O que sempre soou demasiadamente forçado e impositivo o eleitorado teresinense não gosta e não aceita. E também não perdoam todos aqueles que tiveram votos expressivos de confiança e consequentemente trocaram o interesse coletivo pelo individual. Teresina gosta de “jogar votos” em pessoas fora do eixo “acórdão político”!
É o blocão de um lado e o povo de outro? Ninguém em sã consciência pode afirmar isso. Certo mesmo não é imaginar que já teve eleições perdidas por demonstração excessiva de força política? Eleições pra serem vencidas é fruto de um conjunto de fatores. O fato de andarem dizendo que as eleições serão vencidas no primeiro turno tem algo estranho. Quem está garantindo essa certeza? Existe algo que já garante vitória antecipada de eleições? Teresina é uma cidade diferenciada. Teresina não se rende “meramente ao excesso de dinheiro”. Não tentem emparedar o Governador Rafael Fonteles dizendo que se Ele não fizer o prefeito de Teresina está acabado politicamente. Qual a diferença entre um político sábio, inteligente e outro meramente astuto? Fato de que o sábio pode até ouvir “terceiros”, mas primeiramente escuta Deus”.
Tem gente passando a imagem de que o Governador do Estado do Piauí é apenas um homem pragmático e que gosta de vitória a todo custo. Quem conhece de perto o governador e sua família sabe que as coisas não são assim. Honestidade, valores morais e éticos contam e muito pra família Fonteles. Cuidado ao pressionar o poderoso GOV!