O Sagrado e o Profano

Por Josenildo Melo

​Faz um bom tempo que vocês não escrevem sobre política? Descobrimos que os verdadeiros intelectuais se guiam pelas coisas do alto. O que é o sagrado? De acordo com sua utilização, encontramos várias referências ao termo sagrado. Tudo o que está relacionado à divindade e culto, costuma referir-se ao termo sagrado. Por exemplo, na maioria das religiões, tudo o que se relaciona com o mais fundamental de sua adoração será considerado como sagrado. Não deve fazer estes comentários aqui, a basílica é um recinto sagrado. E o profano? Profano é tudo que transgride as regras sagradas. É o que se torna contrário ao respeito devido às coisas divinas. Gramaticalmente, profano é um adjetivo que qualifica o que é estranho à religião. Do latim “profanu”.Ser profano é violar as regras sagradas, é fazer uso abusivo de práticas impuras, indignas.É fora da lei!

​Sejamos sinceros. Ultimamente você não sabe mais a diferença entre O Sagrado e o Profano? E qual a razão? Os Padres e Pastores não fazem mais a distinção sobre isso e muito menos falam disso? Eis uma das razões da abordagem da temática. O mundo não diferencia mais o Sagrado do Profano? São Paulo é muito claro sobre o mundo: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios: Irmãos: Eu gostaria que estivésseis livres de preocupações. O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor. O casado preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar à sua mulher e, assim, está dividido. Do mesmo modo, a mulher não casada e a jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e espírito. Mas a que se casou preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar ao seu marido. Digo isto para o vosso próprio bem e não para vos armar um laço. O que eu desejo é levar-vos ao que é melhor, permanecendo junto ao Senhor, sem outras preocupações. São Paulo assim como Santo Agostinho experimentaram o Mundo. Jesus Cristo, Deus; é muito claro: não podemos servir dois “senhores/mestres”.

​Quer dizer que na política existe apenas o profano e nada de sagrado? Quem disse isso? Tá vendo como pensa o mundo político? Quer uma vida serena e sensata? Procure não se envolver em aspectos do mundo dos bastidores políticos. Uma das maiores certezas da existência do Inferno e do Céu é a atuação no Mundo Político. Eles procuram seguir o hoje e não o amanhã. Muitos deles vendem diariamente “a alma ao diabo em troca de poderes. E tem mais: ainda culpam os outros de não serem iguais a eles e possuírem é inveja deles. O United States Of América nos ensinou muito sobre política. O norte-americano tem uma máxima que muitos não gostam: a política e o seu palco são para “os sem dignidade e que desejam” a todo custo o poder. É uma grande verdade. Voltar-se pras coisas do alto enquanto é tempo é realmente o sentido da vida!

​Muitos católicos acessam ultimamente o streaming lumine. Quando desejam se inteirar das coisas do mundo no máximo acessa ao Brasil Paralelo. Revista somente a Oeste e as do mundo cristão. Emissoras de rádio as que se voltam ao bem comum e enfatizam a importância da coletividade. Não tem como viver o sagrado e o profano ao mesmo tempo. Isso é coisa de Sacerdote/Pastor sem “escrúpulos e sedento de poderes”?

Leia também