Quando afirmamos que de fato a Igreja de Cristo é conduzida pelo Espírito Santo isso é realmente importante e deve ser levado a sério. Quando a Igreja começa a declinar sempre surge algo. O Terço dos Homens hoje é um dos maiores movimentos da Igreja Católica. E a cada dia que passa o número de homens rezando o terço e se confraternizando somente aumenta a cada dia. Em plena segunda feira ou em qualquer dia da semana que se reúnem costumam arregimentar um bom número de fiéis. Em sua maioria pessoas simples, mas que em plena 19 horas não parecem cansados e vão chegando aos poucos e logo em seguida começam a rezar. E não somente rezam, mas visitam aos membros e promovem integração. Geralmente trazem a família pra Igreja!
Ao se reunirem fazem ATA e assinam presença. É um movimento organizado. O Movimento Terço dos Homens, assim como o terço das mulheres é um dom do Espírito Santo para toda a igreja. É um presente de Nossa Senhora para seus filhos que desejam seguir Jesus Cristo. Quem participa desse movimento, torna-se luz e bênção para sua família e para o mundo. Este movimento, que têm crescido muito nos últimos anos, mostra que a devoção a nossa senhora não é só para as mulheres. Basta recordarmos que o Santo Rosário foi revelado pela Virgem Maria a um homem: São Domingos de Gusmão, que foi o grande propagador desta devoção Mariana na igreja. Tem site oficial.
Neste ano de 2024 o 16º Encontro do Terço dos Homens em forma de Romaria acontece novamente em Aparecida e será nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro. Este movimento cresceu tanto que a CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil já designou Bispos pra acompanharem este movimento e seu relevante crescimento. É a Igreja de Cristo sempre encontrando novas formas de ser Igreja Militante e atuante na sociedade. Mas geralmente estes movimentos crescem e depois desaparecem? Não, quando é bem acompanhado e tem aspectos formativos. Em Teresina o Diácono Ribamar na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida acompanha com um olhar formativo a esse movimento. É assim mesmo que deve acontecer também em outros lugares. Oração e conhecimento devem andar juntos. É a estrutura fé e razão em Ação!
O Dia Nacional do Terço dos Homens foi instituído após a Lei 14.558/2023 ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 26 de abril de 2023. A iniciativa de criação da data no Congresso Nacional foi do deputado federal Eros Biondini (PL-MG), que apresentou um Projeto de Lei. No Senado, o relator foi Wellington Fagundes (PL-MT). O senador explica em seu relatório, inclusive, que o dia 8 de setembro foi escolhido para a celebração da data porque nele ocorreu a primeira manifestação registrada do movimento no Brasil, instituído, em 1936, por Frei Peregrino, no povoado de Vila da Providência (atual município de Itabi, em Sergipe). O Terço dos Homens é um movimento nacional, em que grupos de homens se reúnem por todo o país para rezar o Terço, geralmente uma vez por semana. Um dos principais objetivos desta iniciativa é resgatar a presença masculina para o seio da Igreja, uma vez que o homem é imprescindível para a formação da família e da sociedade cristã. É movimento de FÉ!