O que é a Sagrada Escritura?

Por Josenildo Melo

Apenas um conjunto de livros que você tem em sua casa? A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus. É apenas o livro mais impresso no mundo e você tem em sua sala ou escritório e nunca teve a curiosidade de ler? A Sagrada Escritura é o norte da vida. Já parou pra pensar sobre isso? Já refletiu sobre o quanto “despreza” a Bíblia? Feliz o homem que coloca Jesus Cristo, Deus; como o centro da sua vida. A Sagrada Escritura é o que nos faz trilhar o caminho do bem. Ao invés de questionar a palavra de Deus; que tal dar um pouco mais de valor à Bíblia. Mas não sabemos nem por onde começar?

​Leia do Gênesis ao Apocalipse e dedique-se. Faça igual ao que fez ao passar em seu primeiro concurso. Lembra do quanto se esforçou pra adentrar aUniversidade? Faça isso ao desbruçar-se sobre a Bíblia. É uma história linda. É a história do Povo de Deus. Mas o meu pastor é o primeiro a não dar valor aos escritos bíblicos? Não ligue pra isso. Não o escute ou siga. Mas o nosso Padre acredita mais no trabalho e no valor do dinheiro do que na palavra de Deus? Não der trela pra isso; perceba o quão triste e infeliz ele (o Padre, Sacerdote) é. Concentrem-se como os Judeus na palavra de Deus. Sabe o segredo da prosperidade judaica? O colocar Deus em primeiro lugar em tudo em suas vidas. Garantimos a você que depois de ler e reler várias vezes a sagrada escritura (de Genesis ao Apocalipse) sua vida nunca mais será a mesma. A Sagrada Escritura faz bem. Mas a leitura é enfadonha e antiquada? Esse pensamento com certeza não vem de Deus. Mas não tenho tempo? Tempo dedicado a palavra de Deus é um tempo precioso!

​Mas o que é mesmo a Bíblia e o que ela representa? É o seu bálsamo diário. É a sua “bateria” que carrega e recarrega suas energias cotidianas. É o significar que vive não somente em busca do material, mas se dedica ao espiritual. Mas isso não é somente coisa de protestante ou evangélico? Somos católicos e já lemos a Sagrada Escritura mais de 50 (cinqüenta vezes) e do Genesis ao Apocalipse. Todo bom católico não somente ler, mas estuda e se dedica cotidianamente à palavra de Deus. Mas ser um leitor assíduo da Bíblia me fará ganhar dinheiro? Não pense assim. Inclusive estes pensamentos não devem advir de um bom Cristão. O maior sinônimo de seguir a Cristo Jesus; Deus é a gratuidade. O dedicar-se à Palavra de Deus abre novos horizontes e frutifica o espírito!

​Mas tanta gente ler a Bíblia e é injusto? Quanta gente cita a palavra de Deus em vão? Esses “céticos pensamentos” costumam vir a partir do momento que resolve realmente conhecer e se dedicar à Palavra de Deus por você mesmo. Existe uma grande diferença entre ouvir, participar da palavra nas Missas ou Cultos; quando você mesmo resolve conhecer a Palavra de Deus tudo é diferente. É o caminhar com as “próprias pernas”. Geralmente o que se ler nas Igrejas é fruto de direcionamento ideológico ou de interesse na manutenção das Igrejas. Não deixe de participar da Igreja, mas comece a ser convicto de suas conclusões retiradas da leitura da Sagrada Escritura. É uma dádiva!

Se você crê somente naquilo que gosta no evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo. Santo Agostinho de Hipona

Leia também