Cada vez que adentramos aos United States of América aprendemos um pouco mais sobre este povo sábio e envolvente. O norte americano gosta muito de ler. Certa vez ao visitar uma Sinagoga no interior dos Estados Unidos da América fomos apresentados aos livros do inteligente escritor Noah Gordon. O rabino e o último judeu são livros fascinantes e que prendem o leitor da primeira à última página; aliás, todos os livros escritos por este americano que estudou Jornalismo na Universidade de Boston e é mestre em literatura e escrita criativa. Mas o que você sabe sobre o povo Judeu?
Os Judeus são um povo unido e influente. São dedicados a Deus. Gostam muito de trabalhar e estudar. O que é o Judaísmo? Informações públicas e acessíveis dizem que o judaísmo, a religião dos judeus, é uma das religiões monoteístas mais antigas. Os judeus acreditam em apenas um único Deus, como o criador do Universo e de todas as leis divinas. Mesmo sendo uma das religiões monoteístas mais antigas, o número de fieis do judaísmo é um dos mais baixos comparados com outras religiões, como o cristianismo, por exemplo. Atualmente, existem cerca de 20 milhões de judeus no mundo, sendo que a maior parte se encontra nos Estados Unidos da América e em Israel. Apesar do pequeno número, os judeus atuam em todas as áreas da sociedade e de forma especial na Medicina e no Comércio. Os maiores e melhores hospitais e bancos do Mundo são administrados por Judeus. De forma discreta mais forte atuam também na imprensa. Somos católicos e com toda humildade; como bons católicos; admiramos a cultura judaica e temos profundo respeito por sua religiosidade. É importante ressaltar!
Sim meu amigo escritor de que fala mesmo os livros? O Rabino é a história de Michael Kind, um corajoso jovem rabino; e de Leslie, filha de um pastor protestante. Entre os dois, um amor capaz de ultrapassar as barreiras do preconceito e da intolerância – levando-a até a se converter ao Judaísmo. Epa, falamos em algum momento sobre Sinagoga? Você sabe o que é uma Sinagoga? Você sabe por que se chama Sinagoga a um templo judeu? São nas sinagogas que os judeus se reúnem para celebrar os seus rituais, fazer orações e leituras da Torá, as escrituras religiosas judaicas. Mas antes de surgir como local de culto, sinagoga era uma palavra que unia a comunidade e a fixava a alguns dos seus significados mais antigos. Nos Estados Unidos da América existem muitas sinagogas; algumas amplas e vistosas e outras modestas!
E o livro O Último Judeu o que relata? Uma história de terror na inquisição. No ano de 1492, a inquisição domina a Espanha com mãos de ferro. Centenas de milhares de judeus (povo culto e próspero) são expulsos e obrigados a fugir para não serem queimados na fogueira. O terror e a delação estão na ordem do dia e as mortes são inevitáveis. Neste clima de pânico, Yonah Toledano, um garoto de treze anos, filho de um ourives judeu assassinado, se recusa à conversão e foge pelo interior da Espanha para não ser morto. Pela editora Rocco, Noah Gordon publicou também O físico, Xamã, A escolha da Dra. Cole, o comitê da morte, o diamante de Jerusalém e La bodega. Leia!