O Livro de Êxodo

Por Josenildo Melo

​Opa. Chegamos a imaginar que iria escrever sobre a Campanha da Fraternidade 2024. O que houve? Somos de uma academia onde o Jornalismo deve ser sincero e verdadeiro. Todo jornalista ético deve escrever o que a sociedade pensa e não o que o Jornalista ou seus patrocinadores pensam. Portanto, consulte o povo e verás o que pensam da Campanha da Fraternidade em qualquer ano que seja. “Sabe você é gente boa e detém poder e influência, mas os Bispos gostam é de dinheiro”. Muitas fontes da Igreja revelam isso abertamente e Muitos Padres também; de forma reservada. Portanto, o que a sociedade almeja é Deus e não Igrejas comprometidas apenas com preocupações financeiras. São todos? Não; mas também o falecido Dom Celso José Pinto da Silva costumava dizer: meu filho alguns se ordenam diácono pensando em ser Padre; muitos padres já se ordenam pensando em ser Bispo. E pra ser Bispo não é necessário somente orações, mas Influência/Poder e principalmente muito dinheiro! Iremos pro livro Êxodo.

​Êxodo é o nome dado para a saída de um grupo de pessoas ou toda uma nação de uma região para outra. O êxodo pode ser considerado um sinônimo de emigração, pois também está relacionado com a ação de deslocamento de um grupo de pessoas de sua terra natal para uma localidade estrangeira. Você pode acompanhar a evolução do Êxodo nos dias de hoje? Muitos peregrinam diariamente em busca de uma saída? Mas não existe a não ser com Cristo Jesus, Deus; ao seu lado. Quem mais ultimamente cumpre a saída cotidiana são os mais simples e marginalizados. Demoramos muito tempo pra entender e compreender isso. O povo simples e sofrido de uma paróquia vive sempre em busca de uma saída. O diferencial é que conviver nos torna plenamente humanos. Chega! Basta de política mundana! A política real é a compreensão de fatos e acontecimentos. Sempre em Êxodo o senhor nos mostra o verdadeiro caminho a seguir!

​Quem é o povo eleito? Muitos acreditam que a Sagrada Escritura revela um povo específico, mas não é isso. Em outras palavras Deus está sempre com seu povo. Cristo Jesus, Deus expressou isso; expressa e sempre expressará. O principal mandamento é amar Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. O resto são construções humanas pra melhor ordenar, oprimir e disciplinar o povo. Caramba mudou da água pro vinho? Aprendeu isso na convivência com os Seminaristas e Padres do Sagrado Coração de Jesus? Nunca fomos e nem sabemos se um dia “residiremos por aquelas bandas”. O povo paroquial é a maior aula de ensinamento eclesial. Não é falácia a frase o povo é o poder. Caminhando em Êxodo cotidiano é que percebemos o quanto Cristo Jesus esta presente. Mas precisa do Clero pra chegar a algum lugar? Quem disse?

​Então a frase Deus é maior que TUDO E DO QUE TODOS é apenas falácia? Os maiores Santos enfrentaram seus inimigos dentro da Igreja. A Igreja de Deus é divina e humana. A Igreja de Deus possui anjos e demônios. A Igreja de Deus ama a Cristo e muitos dos seus membros o dinheiro. E qual o problema? NENHUM. São Camillo de Lélis trilhou 11 vezes o caminho do bem. Santo Inácio de Loyola era motivo de escárnio e vergonha para a Igreja. E São Francisco o que era e ainda é para os homens?​

Leia também