Qual o Poder mais importante?

Por Josenildo Melo

​O divino. E em terras brasileiras juridicamente falando? O poder legislativo, pois é poder delegado pelo povo. Caramba voltando a escrever sobre política? É um momento necessário. Você acredita que algo realmente vai mudar depois da segunda-feira? Depois de super festa de Brasília regada ao melhor vinho e whisky?  Dificilmente o pedido de impeachment será colocado em pauta. Mas o desgaste de imagem está claro e pode a médio e longo prado fazer os ventos mudarem de direção. O congresso brasileiro em muitos momentos mostrou envergadura. DILMA, uma pessoa íntegra e honesta não fez festas pra agradar ninguém.  O que aconteceu? Retiraram Dilma do Poder. Alguns poderes são mágicos em entreter e muitos que no momento estão no poder sabem de fato agradar. De nada adiantou essa zuada toda? Pra você, para grande maioria do povo brasileiro a percepção pode ser essa. Mas os de sempre aproveitarão pra fazer pressão e já começaram a lucrar. Jesus Cristo! Tenha cuidado em escolhas!

​O que são os poderes constituídos? Conjunto trino dos órgãos fundamentais do Poder Público, independentes entre si, mas que operam conjugadamente através dos quais, nos regimes constitucionais, se afirma a soberania da nação, dá-se cumprimento à sua Carta Política e se exerce a função do governo legítimo: a) Poder Legislativo, que é o incumbido de elaborar as leis; b) Poder Executivo, o que as executa, na direção e administração do Estado; c) Poder Judiciário, aquele que tem autoridade para julgar ou ministrar a Justiça. Há muito tempo atrás algumas cortes eram discretíssimas em seu exercício de poder? Certo mesmo é que nada dura para sempre. Os maiores impérios do Mundo, o império persa e o romano um dia caíram. Eis a máxima que foge à RAZÃO! 

​Você é do tipo que gostaria de exercer algum poder constituído? Pense muito. O poder não é tão simples como muitos imaginam. Caramba é tão ruim assim? Pelo contrário; você sabia que na Noruega mudam governos e não se muda os funcionários púbicos que prestam serviço ao Primeiro Ministro. Existe uma espécie de “escola de formação” para que esses servidores sigam as ordens sem jamais proteger, macular ou ser subserviente. Ok. Achei muito estranho este artigo. Qual o Poder mais importante? É porque muita gente imagina que são os outros poderes. O poder mais importante de acordo com a constituição da República Federativa do Brasil é o poder LEGISLATIVO!

​O que é mesmo o poder legislativo? Informações públicas dão conta de que se baseia na concepção histórica de Montesquieu. Esses poderes atuam de maneira independente e harmônica, devendo se equilibrar e se fiscalizar nos níveis federal, estadual e municipal. No caso do Brasil, desde 1889, a relação desses poderes ocorre dentro dos limites da organização política nacional, na qual a forma de governo é a republicana e o sistema de governo é o presidencialista. O Legislativo é eleito pelo povo. É nesse sentido que muitos juristas formularam e defendem a tese de superioridade. Deputados federais e senadores podem manter ou não alguém no poder. E o que é o poder? É uma palavra originada do latim e tem a mesma raiz que a palavra potência. Ambas remetem à capacidade de força, fazer algo; de empreender algo. 

Leia também