Não tenha dúvidas disso. O mundo político acordou e viram o engodo político em que estão se metendo. Perceberam a movimentação popular e começaram a ouvir a voz rouca das ruas. Autoritarismo não pega bem. Apoiar publicamente é uma coisa? Apoiar de fato é outra! Costumam lembrar-se de campanhas em que muitas pessoas tiram fotos publicamente e por trás seus cabos eleitorais na hora H trabalham em prol de outros? Como se chama tudo isso? O nome não é traição é simplesmente adequação de interesses. E isso não é mau caráter; simplesmente é o mundo da política brasileira.
O diferente nesta précampanha é a não consolidação de candidatos? O faro político retornou e pode comprometer as eleições de 2026? Com certeza. Quem vai ficar ao lado de um governo perdedor? Teresina é uma cidade que sempre surpreende. Política na velha mídia é uma coisa. No mudo real política é outra coisa. O trabalhador somente tem algum tempo pra pensar em escolhas políticas lá por volta de agosto e setembro. Geralmente costumam consolidar suas escolhas somente duas semanas antes das eleições. É nisso que dar começar com salto alto? Os políticos começaram a andar e viram um quadro totalmente diferente? Certo mesmo é que a discrição pela primeira vez pode vencer uma eleição? Pelo menos a “précampanha” está vencendo segundo as ruas?
Política é algo tão sério que existe em todas as Igrejas e ninguém imagina. Na principal delas lembro muito bem quando atuava politicamente recusei um convite alegando que não fazia parte daquele mundo o aspecto político. Eis a resposta: aqui é política 24 horas por dia. Até o sentar à mesa nas refeições é um ato político. Por que você acha que já estamos sobrevivendo a dois mil anos? Tá percebendo o quanto política é algo muito sério? Arregimentar, arrebanhar, trazer pessoas pro seu lado e publicamente tirar fotos é uma coisa. Percepção de votos em pesquisas em todos os institutos de pesquisas e não somente em alguns é outra história. O faro político está retornando em todo Brasil. E qual será o verdadeiro termômetro? A legenda que irá fazer o maior número de prefeitos da história de uma eleição. Qual será? O futuro a Deus pertence e o certo hoje é que tem Estados dizendo que legenda x, y ou z não farão nenhum prefeito sequer em seus estados. Política é algo muito sério e desagradar bases eleitorais é algo extremamente perigoso. Analistas políticos já expõem o fato de que a renovação no Senado em 2026 chegará a 35% (trinta e cinco por cento). Eis a realidade?
Cada um trabalha com suas metas. O faro político sentiu “cheiro de naftalina” e vai se proteger? É no legislativo que está o segredo da política brasileira. É poder difícil de aparelhar? É a garantia de que o Brasil continuará liberal e democrático. E tudo ocorrendo de acordo com o almejado nos Estados Unidos da América o faro dos políticos brasileiros ficarão ainda mais aguçados? Até que enfim resolveram ouvir o povo? A velha mídia não amestra mais como antigamente? Nos Estados brasileiros existem portais que não entregam “cabeças em bandeija”? Mundo não é mais o mesmo depois da internet. Sempre terá rebeldes do bem e que publicarão sempre a verdade. É escolha que preferem; juridicamente a Constituição “garante” a liberdade de Expressão!