Mere liturgical rigor?

Por Josenildo Melo

​Não. Liturgia é algo muito sério. A liturgia católica não é mero rigor litúrgico. Em que ano litúrgico estamos? Descubra. Existem tantos livros especializados em liturgia. Recomendamos Ministério da Palavra, comentário aos evangelhos dominicais e festivos, Ano A, B e C; de autoria do Frei Clarêncio Neotti, OFM. Em reflexões para os dias da semana tem liturgia da palavra I. A liturgia da palavra II é sobre reflexões para os domingos, solenidades, festas e memórias; todos de autoria do Padre José Carlos Pereira (pósdoutor em Antropologia Social). Meu nobre escritor o que é mesmo Liturgia? É a compilação de ritos e cerimônias relativas aos ofícios divinos das igrejas cristãs. É uma palavra que se aplica mais a missas ou rituais da igreja católica. A palavra tem origem no grego leitourgos, palavra que servia para descrever alguém que fazia serviço público ou liderava uma cerimônia sagrada. Católico de Verdade tem que entender de liturgia. É através da liturgia que sabemos “diferenciar” o joio do trigo?

​Certo mesmo é que de um lado estão os “adoradores do satanás” e do outro os que buscam a santidade? A seriedade litúrgica psicologicamente revela a personalidade de seu pároco ou vigário. Teresina não se diz uma cidade católica e não tem nem um Mosteiro Beneditino Masculino? Beneditino da ordem de São Bento mesmo; não estamos falando destas “criações humanas modernas”.  Teresina precisa de Mosteiros. Ultimamente a cidade se secularizou demasiadamente. A Igreja de Cristo em Teresina precisa sair do aspecto demasiadamente político e adentrar de vez aos critérios para o qual Cristo Jesus estabeleceu a sua Igreja. Uma paróquia que reza ver a frutificação dos seus frutos. As Igrejas da Zona leste e Sudeste não possuem mais capacidade de atender adequadamente aos seus fiéis.  Todas as vezes que existem solenidades ou festividades é um “Deus nos acuda”. É muita gente. Em festa ou solenidade são todas Igrejas lotadas!

​Já em outras regiões da cidade devido à formação de Sacerdotes Marxistas e que pararam no tempo não existe gente nem pra ocupar os poucos bancos? Certo mesmo é o crescimento espiritual da Igreja em todas as regiões da cidade. Mas é fato que até mesmo em arrecadação de dízimos as Igrejas espirituais se saem melhor. Sabe o que diferencia a Igreja de Cristo das Igrejas criadas por “meros seres humanos”? A Sagrada Liturgia e o academicismo. Todo católico de verdade gosta muito de estudar. Não perde tempo na vida. Católico quando em algum momento se decepciona com “padres de satanás” sai; mas volta mais forte ainda. Igreja de Cristo Jesus tem a comunhão diária!

​Quer ser feliz espiritualmente? Pare de se preocupar com “os padres adoradores de satanás” que “vendem sua alma e a de seus fiéis” aos políticos em troca de favores ou de dinheiro. Passe a amar a Igreja de Cristo se dedicando a conhecê-la litúrgica e teologicamente. Quer impor respeito aos Bispos? Estude. Cresça intelectualmente. E continue longe dos Bispos que se dobram ao poder do dinheiro. Vamos falar de coisas boas? Equipes do dízimo de diversas paróquias santas e realmente cristãs tiveram mais um dia de Igrejas lotadas e celebrando com muita fé e liturgia adequada. Eita coisa boa. O povo seja de classe abastada ou simples gosta dos bons Padres. Siga firme na sua fé!

Leia também