Are you already making a difference?

Por Josenildo Melo

​Já estão fazendo a diferença? Os canais 8.1 e 8.2 já estão. A nova TV do Estado do Piauí está ao menos mostrando os dois lados da noticia e não está de forma demasiadamente explícita uma TV chapa branca. Através do Grande Jornal Lupa 1 se percebe algo novo no ar. Espaço bem dividido e definido. Fala o governo, mas também a oposição. Que benção. Tem canais de TV e Rádio que se o Brasil fosse realmente um país sério; estes canais já estariam fora do ar. Fazem “campanha extemporânea” a um pré-candidato. Pra uma pessoa minimamente bem informada é perceptível a “indução do povo a votar em um pré candidato”. A profissão de professor de Direito em universidades e faculdades hoje em dia é um Deus nos acuda. Dia desses vários alunos indagaram: mas essa lei vale somente para os despossuídos de poder estrutural analítico ou vale pra todos? Porque as leis não alcançam determinados grupos ou pessoas?

​Vamos voltar ao artigo em voga? Ok. Investir em televisão e emissora de rádio hoje em dia é um custo muito alto. Chega quase à loucura a determinação de uma empreitada dessas. Quando dizemos que os canais Lupa1 em 8.1 e 8.2 estão fazendo a diferença também é no sentido de não depender demasiadamente de governos. É perceptível o esforço do setor comercial (diferentemente de outras emissoras) de agregar, atrair, facilitar o acesso a pequenas, médias e grandes empresas. A iniciativa privada quer participar do crescimento e do sair da inércia nacional. Quando se abre espaço pra novos anunciantes provoca até mesmo uma concorrência sadia e envolvente! Mais ninguém mais ver TV? Infelizmente tem uma considerável parcela que ainda se “apegar ao atraso e ao avanço tecnológico” e essa demanda sempre existirá. E se fazem a diferença ganham credibilidade ainda maior e continuarão sobrevivendo e atuando.

​Olha o conceito acadêmico de televisão hoje em dia. A televisão é um aparelho que permite a reprodução de imagens transmitidas instantaneamente por alguma torre de transmissão. Atualmente é ainda um dos principais meios de comunicação, estando presente na maioria dos domicílios do Brasil. Tá vendo. A experiência de multiplataformas é a realidade nua e crua. Tem casa que pode não ter nada, mas tem uma SmartTV. Tem gente que nunca leu um livro, mas possui no mínimo três assinaturas de canais de streamming. Você acredita que a tragédia do Rio Grande do Sul está sendo acompanhada pela TV ou pelos canais de Youtube? É século XXI. Não seja como aqueles que pararam no tempo e jamais leram um livro dos séculos XX e XXI.

​Mas a TV e Rádio Lupa 1 é o mais do mesmo? Agora invocamos a nossa outra nacionalidade (a nacionalidade norte americana), isso é sua opinião? Que seja respeitada. A liberdade é pra ser exercida concordemos ou não. Nossa opinião é de que quando uma TV já começa mostrando os dois lados da notícia no Estado do Piauí e dando relevante espaço pra oposição e ideias diferentes; já está começando bem e fazendo realmente a diferença. Percebes o grau de “loucura” que a imprensa local vive? Retirando-se raríssimas exceções! Portanto, parabéns às equipes que idealizaram a Rádio e TV Lupa 1, canais 8.1 e 82. Que continuem fazendo sucesso e a DIFERENÇA!

Leia também